Thread do desfile e enredo da campeã @mangueiraofc.
As imagens são prints da transmissão #Globeleza e Os Carnavarizados®️
Comissão de Frente - Eu quero um país que não tá no retrato.
Há uma representação de uma parede emoldurada de personagens históricos consideradas como heróis, e do lado de fora os heróis esquecidos, os negros e índios.
Ao longo do desfile a Mangueira contesta a notoriedade destas 6 figuras: Princ. Isabel, Domingos Jorge Velho, Mal. Deodoro, Dom Pedro I, José de Anchieta e Pedro Alvares Cabral. E mostra o desconhecimento da resistência que negros e índios tiveram no percurso da história do BR.
A comissão mostra também uma criança que sonha no futuro ver a História ser contada como deveria ser, a verdadeira história. A cena protagonizada pela menina Cacá faz referência também a vereadora Marielle Franco. #MariellePresente
1º Casal - Mestre Sala e Porta Bandeira
Squel Jorgea e Matheus Oliveira vem representando os donos da terra, os primeiros habitantes, antes da invasão portuguesa.
O enredo começa com a representação da Exuberância Indígena. Os povos nativos que aqui habitavam.
Ala Cerâmicas - A testemunha de um Brasil milenar.
*Cerâmica Tapajônica - Uma das mais antigas provas de ocupação indígena no território. Peças datadas em 8 mil anos encontradas no Pará.
*Cerâmica Marajoara
Representa uma estrutura social indígena que habitou a região norte do Pará.
Um grupo de musas homenageiam o figurino indígena.
#MangueiraCampea
Carro Abre Alas - Mais invasão do que descobrimento.
Já tinha uma população aqui quando os portugueses chegaram.
Carro Abre Alas - Mais invasão do que descobrimento.
Além dos povos indígenas o carro mostra pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara, Piauí.
Carro Abre Alas - Mais invasão do que descobrimento.
Nossa história não começa em 1500. Os livros não contam o que existia antes, nem retratam os heróis anônimos que foram derrotados pelos colonizadores, mas tiveram toda uma força de resistência para construir a história do BR.
Ala dos Compositores. #Mangueira2019
Ala Cunhambebe.
Chefe indígena que no séc. XVI organizou e comandou a Confederação dos Índios Tamoios, com intuito de combater os portugueses que vinham a procura de nativos para escravizar.
Ala Confederação dos Índios Cariris.
Os Cariris (tribo do Nordeste) se uniram contra os portugueses que vinham ocupar suas terras e comercializar os nativos como mercadoria. Foi mais de meio século de conflitos, sendo considerado um dos maiores atos de resistência às Bandeiras
Ala Sepé Tiaraju.
Chefe Indígena dos Sete Povos das Missões. Considerado santo popular e declarado herói Guarani missioneiro. Liderou uma lutra contra espanhóis e portugueses que se uniram para retirar os povos nativos da região.
Ala Salve os Caboclos de Julho.
Representam aqueles que lutaram pela Independência da Bahia em 1824. A população voluntariamente se organizou por conta própria pra lutar. São os heróis que lutaram pela emancipação e não são comumente lembrados pelos livros de história.
Ala Genocídio Indígena no Brasil.
A @mangueiraofc faz referência aqui aos movimentos que buscavam escravizar e exterminar os povos nativos que habitavam o território.
Carro - Santinho: O Bandeirante Anhanguera.
Reproduz o Monumento às Bandeiras localizado no Parque Ibirapuera/SP. Os bandeirantes, liderados por Domingos Jorge Velho, são estudados como heróis nos livros, e aqui esse tema é questionado.
Carro - Santinho: O Bandeirante Anhanguera.
As expedições para exploração do território e procura de riquezas, na verdade também eram para captura de negros escravizados e matança de indígenas. O carro mostra cruzes com nomes de tribos que foram massacradas por essas expedições.
Os livros mostram histórias dos colonizadores mas não mostram os mais de 300 mil índios que foram capturados, escravizados ou mortos. Os bandeirantes também destruíram muitos Quilombos, como o de Palmares.
"Tem sangue retinto pisado atrás do herói emoldurado"
Velha Guarda - Orgulho Negro
Ala Negro Quilombola.
Desde o início do séc. XVI já havia registros de fuga de escravos que se organizavam em sociedade em locais de difícil acesso formando os quilombos. Símbolo histórico de resistência e resgate de suas raízes.
Carro - Quilombo
@alcione_marrom representa Dandara. Esposa de Zumbi e mãe de 3 filhos, lutou pela libertação dos negros no Brasil, liderava mulheres e homens. Ñ se encaixava nos padrões de gênero, e por essa marca do machismo que Dandara não é reconhecida nem estudada.
Carro Quilombo
@nelsonsargento representa Zumbi dos Palmares. Líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Foi um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América.
Carro Quilombo
Tia Suluca - Representa Aqualtune, avó materna de Zumbi dos Palmares.
Carro Quilombo
Ala de Passistas
Representando Tereza de Benguela e José Piolho, heróis da resistência, Rei e rainha do Quilombo do Quariterê, atual Mato Grosso. José Piolho foi o primeiro líder do Quilombo e com sua morte, sua esposa Tereza assumiu a liderança.
Bateria: Sapiência Negra
Rainha de @bateria_da Mangueira: #EvelynBastos
É Esperança Garcia, escrava nascida em uma fazenda jesuítica no Piauí, onde foi alfabetizada. Em 1770 escreveu uma carta ao Presidente da Província denunciando os maus-tratos sofridos por ela e seu filho.
Bateria: Sapiência Negra
Rainha de @bateria_da Mangueira: #EvelynBastos
Mais de 200 anos depois uma Comissão da Verdade da OAB considerou esta carta a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí, e Esperança considerada a primeira mulher advogada do Piauí.
Bateria: Sapiência Negra
Ritmistas: Gurus da Sabedoria
Vem mostrar que o povo negro é possuidor de sabedoria a ser valorizada e que isso não se reflete apenas em danças e competições esportivas, mas também associar às diversas áreas das Ciências e da Sociedade como um todo.
Segundo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira:
Renan Oliveira e Débora de Almeida
Ala Baianas - Irmandades negras
Representam a figura das negras ganhadeiras, aquelas que podiam vender parte do que produziam. Foi assim que muitas conseguiram pagar sua carta de alforria por conta própria.
Ala Baianas - Irmandades negras
Por conta da perseguição muitas dessas irmandades eram secretas. Inspiradas em Irmandades religiosas, uma vez que não podiam frequentar a igreja junto com os brancos.
Ala Levante Malê.
Ocorreu em Salvador em 1835 uma Revolta através da organização de negros de origem islâmica, a qual foi reprimida violentamente por tropas militares, um dia antes do marcado para o levante.
O termo Malê significa muçulmano no idioma Iorubá.
Carro Malê.
@lecibrandao é Luiza Mahin, personagem histórica que lutou contra a escravidão, tomando parte na articulação de levantes que ocorreram na Bahia no início do séc. XIX. Teria sido Rainha da Bahia se o Levante Malê tivesse obtido sucesso. Mãe biológica de Luiz Gama.
Ala Tributo ao abolicionista negro Luiz Gama
Filho de Luiza Mahin. Quando ela fugiu para o RJ para escapar da perseguição, seu pai o vendeu como escravo. Aos 18 anos conseguiu provas pra sua liberdade. Autodidata, tornou-se um grande advogado na causa dos escravos e abolição.
Carro Dragão do Mar de Aracati
5 anos antes da promulgação da Lei Áurea no Brasil o Ceará já abolira a escravatura no estado. Processo que começou com atitudes como a do jangadeiro Chico da Matilde, natural de Aracati/CE.
Carro Dragão do Mar de Aracati
O bravo jangadeiro se recusava a transportar negros em suas jangadas que seriam levados da praia até os navios negreiros em alto mar. o Chico da Matilde ficou conhecido como Dragão do Mar.
Ala Versão anedótica para Pedro Álvares Cabral
Mostra em um tom de charge a figura de Pedro Alvares Cabral questionando a sua posição na história como descobridor. Como essas terras já estavam habitadas ele seria na verdade um invasor.
Ala versão heroica para Dom Pedro I.
Mostra a figura de Dom Pedro I caricaturalmente. Na verdade Dom Pedro I teria declarado a Independência em cima de uma mula, e não no esbelto cavalo como retratado nos livros de história.
Ala Marechal Republicano.
Aqui questiona-se essa personagem da história como herói. Na verdade ele nem queria proclamar a República, só a fez porque o informaram de que se não a fizesse seria preso pela Monarquia. Ele soube que a informação era falsa, se arrependeu e renunciou.
Ala o Retrato de Tiradentes
Retrata o mito da inconfidência forjado pelos republicanos, que na ausência de líderes populares para seu novo regime, encontraram na figura de Tiradentes, morto cem anos antes, uma personagem de apelo.
Carro - A História que a História não conta
Traz livros abertos com histórias reescritas de personagens que são tratados como heróis nos livros e aqui são questionadas as suas verdadeiras ações no percurso da história brasileira.
Carro - A História que a História não conta
Na frente o carro traz Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel, desaparecido na Ditadura, e filha de Zuzu Angel, que lutou a vida inteira para descobrir o paradeiro do filho até hoje sem respostas.
Carro - A História que a História não conta
O carro levanta um questionamento sobre as ações de personagens históricos como Padre Anchieta, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Floriano Peixoto, tratados como heróis, e mostra páginas de livros com suas histórias reescritas.
Ala A Arte de Aleijadinho
Homenagem ao negro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Considerado um dos maiores nomes do Barroco, foi embranquecido nos livros.
Ala Salve Matita Perê
Representa o fato dos livros enaltecerem personagens folclóricos brancos e estrangeiros em detrimento dos negros e nacionais, como o Matita Perê, ou Saci Pererê - Personagem folclórico de origem entre os indígenas da Região das Missões, no sul do país.
Ala Povo Nordestino
Essa ala vem representando a força do povo nordestino, que mesmo sempre sendo alvo de preconceito e discriminação na construção da sociedade brasileira, nunca perderam sua garra.
Ala São Verde e Rosa as Multidões
Nessa última ala a @mangueiraofc traz bandeiras com imagens de pessoas negras, indígenas ou pobres que se destacaram e tiveram grande importância pra sociedade brasileira mesmo não tendo as mesmas oportunidades que os brancos. ➡️ (+)
Ala São Verde e Rosa as Multidões
Nessa ala desfila também Mônica Benício a viúva da vereadora covardemente assasinada no Rio de Janeiro @mariellefranco e após 1 ano de sua morte ainda nos perguntamos: #quemmatoumarielle ??!
#MariellePresente #MarielleVive
Último post: A @mangueiraofc encerra o desfile com a bandeira do BR estilizada, onde tinha "Ordem e Progresso" tem "Índios, Negros e Pobres", nas cores verde, branco e rosa. Dando uma importância significativa a quem realmente estava e estão nos pilares da construção desse país.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Naja Fã

Naja Fã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!