Lucas Costa, MSc. Profile picture
Mar 26, 2019 5 tweets 1 min read Read on X
Privacidade na Internet e Bancos de Dados, a thread:
1 - Quando você vai comprar um produto ou serviço na internet, é obrigado a divulgar uma série informações pessoais. Inicialmente um cadastro é necessário em todo tipo de site, e gera no máximo, tédio em quem preenche.
2 - Raramente nos questionamos qual a real necessidade de determinados tipos de informação, pra compra de determinados tipos de produtos ou serviços. Você já se perguntou se o dado pedido é realmente relevante pra empresa que solicita?
3- A construção de bancos de dados com informações de clientes, obviamente, é algo a ser utilizado em estatísticas pra serviços de marketing. Mas será que isso não deveria ter um preço? Ou, uma não obrigatoriedade em relação aos dados que não são relativos a ''KYC'' e ''AML''?
4- Estamos construindo bancos de dados gigantescos, com dados extremamente relevantes. E armazenados em servidores de empresas, as quais não tem nenhum incentivo em implementar o nível de segurança equiparado à importância desses dados.
5- Um banco de dados hackeado, e você sofre tentativas de golpe em cadeia por quaisquer lugares que tenha se cadastrado na internet.
#paz

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lucas Costa, MSc.

Lucas Costa, MSc. Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LucasCostaAT

Feb 17
As maiores lições que aprendi com o livro “O ego é seu inimigo” de Ryan Holiday - THREAD 🧶

O objetivo dessa thread é compartilhar os trechos com as principais lições desse grande livro. Dominar o ego é uma tarefa cada vez mais difícil nesse mundo que vivemos. Image
1/n Sobre autoengano Image
2/n O desafio é dentro Image
Read 34 tweets
Dec 17, 2023
Análise Técnica para fundamentalistas - a thread 🧶

1/n Se você é um investidor fundamentalista e quer melhorar a sua percepção de mercado (timing e análise de tendência), não deixe de ler essa thread :)

Frank Zappa já dizia "a mente é como um paraquedas, ela não funciona se não estiver aberta"

O objetivo dessa thread é apresentar alguns conceitos e estratégias de análise técnica que podem ajudar investidores fundamentalistas na compreensão de tendências, momentum e pontos de entrada. Acredito que analistas técnicos e fundamentalistas podem aprender uns com os outros, por mais que tenhamos vezes em que os sinais das duas escolas são conflitantes. O preconceito com a análise técnica tem diminuído muito nos últimos tempos e fico feliz com a quantidade de pessoas que tem procurando aprender alguns de seus conceitos, ainda que não seja a sua ferramenta principal de tomada de decisão.

E ah, muita gente usa análise técnica sem saber que está usando. Se você fala sobre o "price action" de um papel (termo muito usado por fundamentalistas) ou tem interesse em "quant", saiba que esses são conceitos que estão muito ligados ao estudo da análise técnica.

Não quero fazer ninguém virar um analista técnico completo, mas acredito que alguns conceitos e indicadores simples podem te ajudar no dia a dia, independente do seu objetivo de investimento.

Agradeço quem puder curtir, comentar e dar RT. Isso ajuda demais na divulgação do meu trabalho :)

Então, vamos lá...
Aqui você vai aprender:
✅ Quais são as bases e premissas da Análise Técnica?
✅ O que são as tendências? Como analisar a direção e força de uma tendência?
✅ Padrões gráficos e sua relação entre oferta/demanda
✅ Indicadores técnicos que podem facilitar a vida de um fundamentalista
✅ Como enxergar pressão de compra e venda pelo estudo de Price Action

A Análise Técnica procura entender as relações entre demanda e oferta de um ativo por meio da compreensão das dinâmicas de preço e volume, usando gráficos, estatísticas, correlações e indicadores de sentimento. O ponto principal é que a análise técnica faz uma leitura da psicologia do mercado.

A análise fundamentalista estuda a causa e a análise técnica estuda o efeito. Enquanto a AF estuda o que acontece, a AT estuda como os players de mercado reagem ao que acontece.

Os mercados mudam, mas um princípio importante é entender que a psicologia do mercado mostrou pouca mudança ao longo do tempo, Jesse Livermore já dizia isso.

Segue o fio...Image
2/n ✅ Quais são as bases e premissas da Análise Técnica?
A análise técnica é muito mais antiga do que a gente imagina. A gente tem "duas histórias" da AT - uma no Oriente e outra no Ocidente.

No lado oriental, Munehisa Honma é considerado o pai da AT e inventor dos candlesticks. Escreveu em 1755 o livro "The Fountain fo Gold - The three monkey record of money", considerado um dos primeiros livros sobre psicologia do mercado. Honma era um comerciante de contratos futuro de arroz na bolsa de Sakata no séc. XVI

O pai da Análise Técnica no Ocidente é Charles Dow (1851 - 1902) - fundador do Wall Street Journal e criador do índice Dow Jones. A chamada Teoria de Dow criou as bases da AT moderna e suas premissas guiam os analistas técnicos até hoje.

Aqui temos as primeiras premissas e conceitos de Análise Técnica que podem ajudar os investidores fundamentalistas. As hipóteses da Teoria de Dow são:
1. A tendência primária é inviolável
2. As médias descontam tudo
3. A Teoria de Dow não é infalível

Algumas lições da Teoria de Dow:
1. O preço desconta tudo (menos os "atos de Deus")
A teoria de Dow considera que no preço estão todas as informações disponíveis de mercado. Todos os players estão representados no preço - os bem informados, mal informados, os insiders e etc.
A ideia aqui é entender que o preço reflete a percepção de todos os players do mercado. O gráfico revela a expectativa dos agentes e alguns catalistadores e eventos podem ser antecipados pelo mercado. Se a gente espera algo acontecer pra tomar uma atitude, às vezes pode ser tarde demais.

2. Os preços se movem em tendências.
1. Tendência primária: a mais longa das tendências e mais "resistente". Uma tendência primária de alta é dividida em três fases - a primeira fase é quando o mercado começa a reviver a confiança do último bear market; a segunda fase - é quando o mercado começa a reagir ao aumento de earnings; a terceira fase - quando o mercado fica eufórico e os preços sobem unicamente por conta da "esperança e expectativas exageradas".
2. Tendência secundária: a tendência secundária é uma reação contrária à tendência primária. Pode durar por algumas semanas ou meses. As reações secundárias podem apagar entre 33% e 66% dos ganhos do moviemnto de alta anterior.
3. Tendência terciária (ou minor): São os movimentos de curtíssimo prazo ou uma lateralização por algumas poucas semanas. Pode ser um sinal de acumulação ou distribuição.

3. O movimento de uma média deve ser confirmada pela outra
1. Esse conceito talvez tenha sido o que mais mudou desde os tempos de Dow. Aqui ele estava falando em relação à média de transportes e industrials. Você pode usar essa ideia de confirmação para lembrar de considerar a confirmação dos índices em relação ao movimento de uma ação isolada.

4. O volume pode ser usado para confirmar os movimentos de tendência
1. O volume na Teoria de Dow não é o principal, mas pode ser usado para confirmar os movimentos. O volume pode ser considerado o "combustível" do preço.
2. A expectativa é que o volume aumente nas pernadas de impulsão em uma tendência de alta e diminua nas pernadas de correção da tendência de alta. Isso pode sinalizar que os investidores tem maior interesse de negociação nos movimentos a favor da tendência e que os movimentos de queda não são provocados por uma pressão vendedora grande.
3. No caso da tendência de baixa, a expectativa é que o volume aumente nas pernadas de queda e diminua nos movimentos de alta.
4. Aqui tem um ponto interessante sobre o volume - movimentos de alta com volume intenso indicam forte interesse de participação no mercado, enquanto movimentos de alta com volume baixo pode ser falsos. Mais uma vez, é um indicador secundário.

5. As tendências são válidas até que apresentem sinais significativos de reversão
1. Essa premissa é muito interessante. Nós vamos assumir que uma tendência é válida até que um conjunto de evidências diga o contrário. Entrar em um movimento contra a tendência pq o preço "subiu demais" é algo que não parece ser sustentável, pela ótica da análise técnica.Image
Image
Image
Image
3/n ✅ O que são as tendências? Como analisar a direção e força de uma tendência?

As tendências são movimentos direcionais que persistem por tempo o suficiente para serem identificados.

Todo analista técnico tem o objetivo de responder três perguntas sobre as tendências:
1. Qual é a tendência?
2. Qual a fase da tendência? (impulsão ou correção)
3. Qual a força da tendência? (momentum)

1. Qual é a tendência?
O mercado se move por movimentos de impulso e correção. A volatilidade se expande e contrai. Isso parece ser algo da natureza dos movimento do mercado, pela ótica da análise técnica.

Vamos pensar da forma mais simples possível:
* Tendências de alta: topos e fundos ascedentes
* Tendências de baixa: topos e fundos descendentes
* Consolidação (ou lateralidade): topos e fundos horizontais

A progressão de topos e fundos é fundamental para a compreensão da tendência e a quebra dessa dinâmica pode alertar momentos de reversão da tendência.

Afinal de contas, o que é um topo e o que é um fundo? Existem diferentes formas de determinar isso e tornar a leitura de topos e fundos menos subjetiva. O Larry Williams usa o conceito de "market structure" no livro "Long Term Secrets for Short Term Trading" (capítulo 1 na edição de 199 e acho que está no capítulo 2 da edição nova). É importante lembrar que depois de identificar um fundo, você procura identificar um topo, e assim vai.
Na metodologia do Larry Williams, todo topo é caracterizado por uma formação que tem máxima mais baixa em ambos os lados e todo fundo é uma formação de preço com mínimas mais altas em ambos os lados. No caso do topo, precisamos ter a perda da mínima da formação e precisamos do rompimento da máxima da formação nos fundos. Lembrando sempre de seguir a progressão fundo a topo e topo a fundo.
Se você quiser ir para um grau de tendência acima, topos intermediários tem topos de curto prazo mais baixos em ambos os lados e fundos intermediários tem fundos de curto prazo em ambos os lados.

Topos e fundos são a base do estudo de tendências, mas se você ainda estiver com dificuldade de visualização, a maneira mais simples é usar uma média móvel.
Gosto da combinação 21 períodos, 50 períodos e 200 períodos e usar essa configuração:
Preço > MM21 > MM50 > MM200 -> tendência de alta forte
Preço < MM21 < MM50 < MM200 -> tendência de baixa forte

A média móvel de 21 períodos me da a tendência de curto prazo, a 50 períodos do prazo intermediário e a 200 períodos dos prazos maiores.

Preço acima das médias móveis de 21 e 50 períodos só aciona compra e preço abaixo das médias móveis de 21 e 50 períodos só aciona venda - se você for um "seguidor de tendência".

2. Qual a fase da tendência?
A compreensão da tendência depende muito do prazo operacional e de qual grau estamos falando. Uma tendência de baixa no curto prazo pode ser apenas um movimento de correção em uma tendência maior. É muito importante ter uma compreensão clara do horizonte temporal que estamos nos referindo na hora de estudar uma tendência.

Aqui não tem muito mistério. A fase de correção em uma tendência de alta será um movimento de baixa e a fase de correção de uma tendência de queda será o movimento de alta.

Como diferenciar uma correção de uma reversão de tendência?

Só lembrar da progressão de topos e fundos. Aqui vou usar o Adam Grimes para ajudar a gente:
- Se o preço falha em fazer um topo mais alto que o anterior em uma tendência de alta, temos um alerta. Se o próximo movimento é uma perda do fundo, temos um sinal de tentativa de reversão de tendência
- Se o preço falha em formar um fundo mais baixo que o anterior em uma tendência de baixa, temos um alerta. Se o próximo movimento é seguido por um rompimento do topo anterior, temos uma tentativa de reversão de tendência.

Outra referência são os "phantom traders", que trouxeram a noção de "em tendências de alta, os topos são fracos e os fundos são fortes. Nas tendências de baixa, os fundos são fracos e os topos são fortes".

3. Qual a força da tendência? (momentum)
Segundo Kaufman, o estudo de momentum é a análise da variação do preço ao invés dos níveis de preço. É como se fosse o estudo da aceleração do preço. Existem forças mais complexas de medir momentum, como o estudo da incliação de um movimento de preço por regressão de mínimos quadrados ou o método de primeira diferença. A indústria costuma medir momentum tambpem como variação de preço em uma janela de tempo, com a "velocidade" sendo a diferença de preço dividida pelo tempo. Você pode ter uma tendência com os preços subindo, mas a taxas decrescentes. Geralmente, momentum é um leading indicator de preços.

Os indicadores chamados "osciladores" são muito usados para capturar essa perceção de momentum, mas vou falar deles em um outro momento (perdão o trocadilho) dessa thread.

Vamos definir força da tendência olhando somente o gráfico e nosso amigo Ruben Villahermosa (grande estudioso da obra de Wyckoff) pode nos ajudar.

A chave aqui é pensar "os movimentos de impulsão de uma tendência devem ser mais representativos do que os movimentos de correção". No final dessa thread vou comentar sobre a leitura de pressão de compra e venda por price action, mas agora vamos usar as pernadas da tendência para avaliar força.

- Inclinação do movimento - quanto mais inclinado, mais forte a tendência
- Tamanho dos movimentos de impulsão em relação aos movimentos de correção
- Distância entre topos e distância entre fundos

Se essas medidas estão aumentando, a tendência está ganhando força. Se as medidas estão diminuindo, o preço está perdendo força. Se as distâncias estão estáveis, a tendência não tem aceleração (cuidado pra não confundir velocidade e aceleração).Image
Image
Image
Image
Read 6 tweets
Dec 30, 2022
1/n Comprei um Meta Quest 2
A ferramenta é fantástica e tem diversas aplicações. Jogos são somente a superfície e as ideias de uso são diversas. Aqui estão minhas primeiras impressões Image
2/n O primeiro uso é estranho. Tenho miopia e não sei se atrapalha, mas você precisa se adaptar às imagens. A alça que prende a cabeça atrapalha no início, mas você esquece dela rapidinho Image
3/n No primeiro momento, você pensa em usar o óculos como um videogame. O clássico recente é o Beat Saber, mas testei também o Resident Evil 4 (bastante imersivo).
Acho que fica interessante em jogos de corrida, aviação e tiro.
Read 6 tweets
Dec 18, 2022
Ele fez 1 milhão de dólares em um único dia no “Pânico de 1907" e só parou a pedido de JP Morgan, operou vendido durante a Crise de 29 e foi considerado o maior trader da história.
Aqui estão as 10 lições do livro “How to trade in stocks”, de Jesse Livermore.

Segue o fio 🧶
Livermore (1877 - 1940) ficou milionário por três vezes. O "the boy plunger'’ teve uma vida pessoal conturbada, mas foi considerado um gênio dos mercados. Escreveu um livro sobre seu método em março/1940 - a publicação foi um fracasso na época e seus métodos eram controversos
Lição 1 - O desafio da especulação
As pessoas querem ficar ricas rápido, mas não existe dinheiro fácil no mercado. Ele se compara com um cirurgião, que precisou de vários anos para aperfeiçoar a sua técnica.
Read 14 tweets
Jul 25, 2022
5 dicas que podem te ajudar a crescer no Twitter
- thread -
O TT pode ser uma ferramenta fantástica de desenvolvimento pessoal e profissional. Fiz amigos, consegui um emprego, aprendi bastante e conheci pessoas fantásticas. Aqui estão alguns insights que espero que te ajude :)
1 - O twitter pode ser uma ferramenta de reforço do aprendizado.
A melhor forma de aprender algo é ensinando. As conclusões que você tirou de algum livro e anotações de estudo podem virar um conteúdo valioso. Você reforça o que aprendeu e ainda ajuda as pessoas.
2 - Muitos bons generalistas foram bons especialistas.
Fica muito mais fácil escrever sobre aquilo que a gente é apaixonado. Acredito que saber qual o seu foco pode te ajudar. Virar referência e fonte de pesquisa de um determinado assunto pode ser um primeiro passo.
Read 7 tweets
Mar 16, 2022
OS MELHORES LIVROS DE ANÁLISE TÉCNICA E TRADING - A THREAD

Muito coisa mudou desde a primeira thread sobre livros e quero compartilhar aqueles livros que ganharam cada vez mais relevância pra mim. Muitos livros repeti e muitos clássicos apareceram.
Segue o fio !
1 Análise Técnica dos Mercados Financeiros - Flávio Lemos
O livro mais importante sobre o tema em língua portuguesa. Fácil de ler e dá uma geral sobre os principais conceitos de AT.
2 "Como se transformar em um operador e investidor de sucesso" - Alexander Elder
Livro bom para iniciantes, principalmente pela abordagem de psicologia do mercado que ele fala logo no início. Elder é um gênio e que abre várias portes.
O triple screen é apresentado aqui
Read 54 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(