Vai ser um fio raso, e pra quem prefere algo mais aprofundado (e de alguém muito melhor que eu) sugiro o post no blog do Damodaran aswathdamodaran.blogspot.com
Consiga clientes a todo custo, fique no prejuízo durante um tempo e pegue a grana necessária no Venture Capital.
O problema é que o modelo de negócios de Venture Capital (Capital de Risco ou Capital Empreendedor) é baseado na esteira de investimentos que é como é chamado o fato de você conseguir resultados, levantar investimentos
Críticas a esse modelo de financiamento são um outro assunto. Os investidores ganham dinheiro quando outros investidores entram eventualmente na empresa e eles podem vender sua participação.
Eles perceberam que para crescer em número de usuários a melhor estratégia (na visão deles) era manter os preços artificialmente baixos.
E quebra a concorrência roubando os usuários (diminuindo receita) e mantendo o nível de preços onde não é lucrativo pra ninguém, contando na disponibilidade de Capital para de tempos em tempos injetar na empresa.
A cada etapa, o volume do investimento é maior e os investidores diferentes
O que acontece quando você está há 10 anos sem dar lucro, mas com operação no mundo inteiro e o mercado de capitais privado não tem mais como investir em você? Você abre o capital da empresa, oras!
Ou seja, você está pegando uma empresa que não dá lucro (pq não quer ou pq não consegue) e jogando pro Seu Zé ter como investir.
Então, vejam as respostas de pessoas que investiram na Tesla quando o Musk falou que iria pagar $420/ação.