MetSul Meteorologia Profile picture
Aug 19, 2019 7 tweets 5 min read Read on X
CLIMA | Fumaça que alcança o Brasil é parte da região amazônica, mas nas últimas 48h também de focos de incêndio de enormes proporções na tríplice fronteira de Brasil, Bolívia e Paraguai. #IncendioPantanal no Alto Paraguai e o de #Roboré na Bolívia. Imagem da @NASA via @SanGasso.
CLIMA | Alimentados por forte vento de Norte, esses incêndios no Paraguai e Bolívia explodiram em tamanho e intensidade no fim de semana. A pluma de fumaça destes incêndios atua hoje no Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Norte do Paraná.
CLIMA | #IncendioPantanal no Alto Paraguai já foi controlado e queimou 21 mil hectares junto à reserva natural “Três Gigantes”. Chegou a chover fuligem na região. Dezenas de pessoas foram atendidas com problemas médicos e muitos animais morreram.
CLIMA | Já o fogo em #Roboré na Bolívia segue sendo combatido. As áreas mais atingidas estão no departamento de Santa Cruz. O grande incêndio teria começado com queimadas deliberadas na região.
IMAGEM | De manhã informamos que a fumaça avançava pra São Paulo. O céu é o principal assunto na capital paulista nesta tarde. Nuvens de uma frente fria e a fumaça das queimadas e incêndios deixam a capital paulista assim. Imagem via @moisselle.
CLIMA | Veja na imagem via @SanGasso como a densa pluma de fumaça (em marrom) dos incêndios no Paraguai e Bolívia na tríplice fronteira com o Brasil avançou pelo interior paulista e nesta tarde alcançou a capital de São Paulo.
CLIMA | Presença de fuligem na chuva e água escurecida confirmam o que primeiro antecipamos ontem aqui. Noite à tarde em São Paulo não se deveu só a nuvens carregadas. Havia fumaça densa na atmosfera interagindo com as nuvens pra gerar a atípica escuridão. g1.globo.com/sp/sao-paulo/n…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with MetSul Meteorologia

MetSul Meteorologia Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @metsul

Sep 27, 2023
🔴 ATENÇÃO | Guaíba está refluindo pela rede pluvial e causa muitos alagamentos na Avenida Voluntários da Pátria, perto da estação São Pedro do @Trensurb. É o maior alagamento que já vimos em cheia nesta área. Situação complicada na Voluntários com muita água. 📷 @metsul


Image
Image
Image
Image
AGORA | Funcionários de empresas estão auxiliando as pessoas que deixam a estação São Pedro a cruzar o alagamento pela enchente do Guaíba que tomou conta da Voluntários da Pátria. A água subiu muito na madrugada, nos relatou funcionário de loja de refrigeração. Evite a região!
AGORA | Há muita água na área da Voluntários da Pátria, Ernesto da Fontoura e Avenida Missões. Alagamento é intransitável na Missões com Ernesto da Fontoura para veículos leves.
Read 5 tweets
May 18, 2022
💨🌀 THREAD | Há críticas nesta quarta à previsão do tempo pelo ciclone. Críticas são sempre bem-vindas e legítimas desde que fundamentadas em dados objetivos. Como nossa relação com vocês do público é de transparência, analisemos o que foi previsto e o que ocorreu (ou não).
1️⃣ Que seria um ciclone atípico de natureza subtropical e posteriormente tropical. Ocorreu! Sistema foi batizado pela Marinha de tempestade subtropical Yakecan e apenas sistemas anômalos (subtropicais ou tropicais) são nomeados na costa brasileira.
2️⃣ Que o sistema seria intenso na costa com pressão atipicamente baixa. Ocorreu! Pressão ontem no centro do ciclone era de 990 hPa, o que é muito raro de ocorrer em latitudes de 30°S.
Read 19 tweets
Sep 11, 2020
TEMPO | Experimente olhar para o céu agora em Porto Alegre e região metropolitana. Era pra estar azul. Está cinza. Por fumaça, muita fumaça em suspensão na atmosfera. Se fotografar o céu agora ou no pôr do sol envie para nós. metsul.com/muita-fumaca-d…
TEMPO | A imagem de satélite mostra que não há nuvens em Porto Alegre. Existe uma camada de nuvens baixas a Oeste da Lagoa dos Patos e nuvens esparsas a Sudoeste da cidade e no Sul da Serra, mas não em Porto Alegre. Mesmo assim a Capital está com aparência de nublado. Image
TEMPO | Céu no Rio Grande do Sul tomado por fumaça de queimadas do Pantanal, Amazônia e países vizinhos.

📷 Porto Alegre (@tannfreitas)
📷 Porto Alegre (@BarrigaOfCadela)
📷 Getúlio Vargas (@WelingtonKlain)
📷 Lajeado (Ageu Kehrwald) ImageImageImageImage
Read 11 tweets
Aug 22, 2020
THREAD - TEMPO | Veja as belas imagens do amanhecer congelante de hoje na Serra Gaúcha por @aop2007 em Canela. ImageImageImageImage
TEMPO | A temperatura mínima deste sábado na estação do Castelinho, quase na entrada do Parque do Caracol, foi de 3,2°C abaixo de zero. As lindas imagens de Canela são de @aop2007. ImageImageImageImage
TEMPO | A geada foi forte em Canela e cobriu os campos de branco neste sábado, como mostram as fotografias de @aop2007. Quem pegou a estrada e acordou cedo viu paisagens deslumbrantes na região. ImageImageImageImage
Read 4 tweets
Jul 8, 2020
🔴 THREAD - ALERTA | A MetSul adverte para uma grave situação de enchentes de diversos rios com nascentes ou que cortam a Metade Norte do Rio Grande do Sul. As cheias em alguns locais devem ser as maiores desde o Super El Niño de 2015/2016. Image
ALERTA | A chuva volumosa do ciclone bomba da última semana somada a do último domingo e aos elevadíssimos volumes fará com que diversos rios saiam do seu leito. Alguns transbordarão já nas próximas horas e outros terão cheia nos próximos dias.
ALERTA | Rios de resposta mais rápida à chuva na Serra que exigem muita atenção nas próximas horas são o Caí (região de São Sebastião do Caí), Paranhana, o Antas e o Taquari no médio e alto Vale.
Read 5 tweets
Jul 1, 2020
TEMPO | Ciclone extratropical de hoje foi o mais grave episódio de vento no Litoral Norte gaúcho desde o furacão (ciclone tropical) Catarina em 28 de março de 2004, segundo análise da @metsul. Danos em Capão da Canoa (fotos) foram piores que no Catarina que afetou mais Torres. ImageImageImageImage
TEMPO | Capão da Canoa foi um dos locais mais atingidos no Litoral Norte gaúcho pelo ciclone bomba com significativos estragos na área central do balneário e nos bairros. Modelo WRF da @metsul projetava desde segunda vento de 120 km/h no município.
Casas, prédios, estabelecimentos comerciais e prédios públicos foram destelhados pelo vento do ciclone bomba em Capão da Canoa. Estruturas colapsaram e houve ainda desabamentos. Não há leitura de vento em Capão da Canoa, mas estimamos rajadas acima de 120 km/h. ImageImageImageImage
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(