MetSul.com Profile picture
Empresa de Meteorologia. https://t.co/xTcHRVJgT3 Instagram: https://t.co/9d5LKD8dCR Youtube: https://t.co/7VlLmsE52U
Rafael Chamorro Profile picture Daniela 🍇 Profile picture 2 added to My Authors
May 18 19 tweets 3 min read
💨🌀 THREAD | Há críticas nesta quarta à previsão do tempo pelo ciclone. Críticas são sempre bem-vindas e legítimas desde que fundamentadas em dados objetivos. Como nossa relação com vocês do público é de transparência, analisemos o que foi previsto e o que ocorreu (ou não). 1️⃣ Que seria um ciclone atípico de natureza subtropical e posteriormente tropical. Ocorreu! Sistema foi batizado pela Marinha de tempestade subtropical Yakecan e apenas sistemas anômalos (subtropicais ou tropicais) são nomeados na costa brasileira.
Sep 11, 2020 11 tweets 16 min read
TEMPO | Experimente olhar para o céu agora em Porto Alegre e região metropolitana. Era pra estar azul. Está cinza. Por fumaça, muita fumaça em suspensão na atmosfera. Se fotografar o céu agora ou no pôr do sol envie para nós. metsul.com/muita-fumaca-d… TEMPO | A imagem de satélite mostra que não há nuvens em Porto Alegre. Existe uma camada de nuvens baixas a Oeste da Lagoa dos Patos e nuvens esparsas a Sudoeste da cidade e no Sul da Serra, mas não em Porto Alegre. Mesmo assim a Capital está com aparência de nublado. Image
Aug 22, 2020 4 tweets 5 min read
THREAD - TEMPO | Veja as belas imagens do amanhecer congelante de hoje na Serra Gaúcha por @aop2007 em Canela. ImageImageImageImage TEMPO | A temperatura mínima deste sábado na estação do Castelinho, quase na entrada do Parque do Caracol, foi de 3,2°C abaixo de zero. As lindas imagens de Canela são de @aop2007. ImageImageImageImage
Jul 8, 2020 5 tweets 1 min read
🔴 THREAD - ALERTA | A MetSul adverte para uma grave situação de enchentes de diversos rios com nascentes ou que cortam a Metade Norte do Rio Grande do Sul. As cheias em alguns locais devem ser as maiores desde o Super El Niño de 2015/2016. Image ALERTA | A chuva volumosa do ciclone bomba da última semana somada a do último domingo e aos elevadíssimos volumes fará com que diversos rios saiam do seu leito. Alguns transbordarão já nas próximas horas e outros terão cheia nos próximos dias.
Jul 1, 2020 6 tweets 5 min read
TEMPO | Ciclone extratropical de hoje foi o mais grave episódio de vento no Litoral Norte gaúcho desde o furacão (ciclone tropical) Catarina em 28 de março de 2004, segundo análise da @metsul. Danos em Capão da Canoa (fotos) foram piores que no Catarina que afetou mais Torres. ImageImageImageImage TEMPO | Capão da Canoa foi um dos locais mais atingidos no Litoral Norte gaúcho pelo ciclone bomba com significativos estragos na área central do balneário e nos bairros. Modelo WRF da @metsul projetava desde segunda vento de 120 km/h no município.
Apr 15, 2020 4 tweets 2 min read
TEMPO | Ciclone extratropical trouxe vento de quase 100 km/h nesta terça-feira na costa do Uruguai. metsul.com/ciclone-traz-v… TEMPO | Punta del Este teve rajadas acima de 90 km/h, de acordo com dados do @MeteorologiaUy. O vídeo é de @carloslegui1.
Feb 8, 2020 7 tweets 4 min read
THREAD - CLIMA | Há muita desinformação nas redes sociais sobre o recorde de temperatura na Antártida, então na sequência trazemos algumas informações que julgamos podem oferecer uma melhor perspectiva da real situação no continente gelado. Segue o fio! CLIMA | Recorde é fato. Só que não ocorreu hoje, mas ontem. Máxima na base polar da Argentina de Esperanza foi de 18,3°C, a maior desde 1961, batendo o recorde anterior de 17,5°C de 24/3/2015. Outra base argentina, Marambio, também anotou recorde (esse pra fevereiro) com 14,1°C.
Jan 15, 2020 15 tweets 10 min read
ATENÇÃO | Organização Meteorológica Mundial (@WMO) acaba de confirmar: 2019 foi o segundo ano mais quente da história dos registros com base em @NASAGISS, @NOAA, @metoffice, @CopernicusECMWF e Agência Meteorológica do Japão. Só atrás de 2016 e 1,1°C acima da era pré-industrial. CLIMA | Espiral que mostra o aquecimento global acaba de ser publicada com sua atualização até 2019. Arte de @ed_hawkins.
Jan 4, 2020 11 tweets 9 min read
THREAD - CLIMA | Olhos do mundo se voltam ao Oriente Médio, mas situação na Austrália é dramática pelo calor e o fogo com imagens apocalípticas. Essa é a cidade de Adaminaby. Parece meia-noite, mas era dia. Tal a quantidade de fumaça. Vídeo via @mmcgowan. CLIMA | Esse vídeo de @tegangeorge mostra a situação na localidade de Bega. As imagens lembram a de grandes erupções vulcânicas. Jornalistas australianos relatam precipitação de cinzas resultante da queima da biomassa.
Aug 23, 2019 19 tweets 11 min read
THREAD | Amazônia, queimadas e fumaça estão no topo do debate brasileiro e mundial. Nesta sequência de postagens procuraremos trazer informações e números alicerçados em sólidos dados científicos das melhores fontes existentes. [foto de Daniel Beltrá/@GreenpeaceBR] O problema na Amazônia é grave? Sim! Dados do @Imazon e @inpe_mct confirmam aumento do desmatamento. Só entre agosto de 2018 e julho de 2019 foram destruídos 5.054 km² de florestas na Amazônia, segundo o @Imazon. Apenas no mês de julho de 2019, o desmamento aumentou 66%.
Aug 19, 2019 7 tweets 5 min read
CLIMA | Fumaça que alcança o Brasil é parte da região amazônica, mas nas últimas 48h também de focos de incêndio de enormes proporções na tríplice fronteira de Brasil, Bolívia e Paraguai. #IncendioPantanal no Alto Paraguai e o de #Roboré na Bolívia. Imagem da @NASA via @SanGasso. CLIMA | Alimentados por forte vento de Norte, esses incêndios no Paraguai e Bolívia explodiram em tamanho e intensidade no fim de semana. A pluma de fumaça destes incêndios atua hoje no Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Norte do Paraná.
Aug 19, 2019 5 tweets 3 min read
IMAGEM | Céu de Londrina, Norte do estado do Paraná, nesta manhã com a presença de fumaça. O pequeno ponto vermelho é o Sol. O seguidor @vitor_dlucca que enviou a foto conta que nunca havia observado o céu assim. (segue) 🌳🔥 O modelo de dispersão do Sistema @CopernicusEU mostra a pluma de fumaça avançando nesta manhã da região amazônica e interior do continente justamente para o Norte paranaense que está com situação pré-frontal.
Feb 7, 2019 16 tweets 6 min read
VIDEO | São assustadoras as imagens que começam a chegar da tempestade severa de chuva e vento na cidade do Rio de Janeiro. Carros arrastados pela correnteza em algumas ruas. VIDEO | Quantidade de chuva é tão grande que a correnteza das ruas chega a invadir prédios.
Aug 23, 2018 5 tweets 2 min read
#Thread Há risco de tornados amanhã no Sul do Brasil? Sim, as condições de vento divergente serão propícias ao fenômeno com a presença de uma corrente de jato em baixos níveis na Metade Norte gaúcha. Explicamos esse quadro em nosso site. Não temos nada contra que se informe o risco do fenômeno. É correto que não se “higienize” informação e se leve ao público todos os riscos identificados por quem elabora o prognóstico de tempo severo. Temos oposição, porém, ao excessivo peso dado à previsão de tornado.