MetSul.com Profile picture
Empresa de Meteorologia. https://t.co/0mSO6qQ0eN Instagram: https://t.co/N4jYM2DO8a Youtube: https://t.co/BExOUNKi7Q
Raios e Trovões Profile picture 1 added to My Authors
8 Feb
THREAD - CLIMA | Há muita desinformação nas redes sociais sobre o recorde de temperatura na Antártida, então na sequência trazemos algumas informações que julgamos podem oferecer uma melhor perspectiva da real situação no continente gelado. Segue o fio!
CLIMA | Recorde é fato. Só que não ocorreu hoje, mas ontem. Máxima na base polar da Argentina de Esperanza foi de 18,3°C, a maior desde 1961, batendo o recorde anterior de 17,5°C de 24/3/2015. Outra base argentina, Marambio, também anotou recorde (esse pra fevereiro) com 14,1°C.
CLIMA | As duas bases são próximas. Elas não estão na parte mais continental, mas bem na ponta da península antártica que se estende mais a Norte e está cercada pelo oceano (induz temperatura mais alta).
Read 7 tweets
15 Jan
ATENÇÃO | Organização Meteorológica Mundial (@WMO) acaba de confirmar: 2019 foi o segundo ano mais quente da história dos registros com base em @NASAGISS, @NOAA, @metoffice, @CopernicusECMWF e Agência Meteorológica do Japão. Só atrás de 2016 e 1,1°C acima da era pré-industrial.
CLIMA | Espiral que mostra o aquecimento global acaba de ser publicada com sua atualização até 2019. Arte de @ed_hawkins.
CLIMA | Atualizadas também as listras do aquecimento global com dados até 2019. Cada listra representa um ano. Azul indica mais frio e mais vermelho/marrom mais quente o planeta. De 1850 (esquerda) a 2019 (direita). Gráfico de @ed_hawkins. #showyourstripes
Read 15 tweets
4 Jan
THREAD - CLIMA | Olhos do mundo se voltam ao Oriente Médio, mas situação na Austrália é dramática pelo calor e o fogo com imagens apocalípticas. Essa é a cidade de Adaminaby. Parece meia-noite, mas era dia. Tal a quantidade de fumaça. Vídeo via @mmcgowan.
CLIMA | Esse vídeo de @tegangeorge mostra a situação na localidade de Bega. As imagens lembram a de grandes erupções vulcânicas. Jornalistas australianos relatam precipitação de cinzas resultante da queima da biomassa.
CLIMA | Austrália experimenta uma seca severa por meses e um verão de temperatura muito acima do normal, o que contribui para uma temporada catastrófica de incêndios. As imagens são de @tegangeorge @mmcgowan @SimonLauder
Read 11 tweets
23 Aug 19
THREAD | Amazônia, queimadas e fumaça estão no topo do debate brasileiro e mundial. Nesta sequência de postagens procuraremos trazer informações e números alicerçados em sólidos dados científicos das melhores fontes existentes. [foto de Daniel Beltrá/@GreenpeaceBR]
O problema na Amazônia é grave? Sim! Dados do @Imazon e @inpe_mct confirmam aumento do desmatamento. Só entre agosto de 2018 e julho de 2019 foram destruídos 5.054 km² de florestas na Amazônia, segundo o @Imazon. Apenas no mês de julho de 2019, o desmamento aumentou 66%.
Desmatamento e queimadas tem relação? Sim! Estudo do @IPAM_Amazonia mostra que as queimadas aumentam principalmente em zonas desmatadas. ipam.org.br/queimadas-na-a…
Read 19 tweets
19 Aug 19
CLIMA | Fumaça que alcança o Brasil é parte da região amazônica, mas nas últimas 48h também de focos de incêndio de enormes proporções na tríplice fronteira de Brasil, Bolívia e Paraguai. #IncendioPantanal no Alto Paraguai e o de #Roboré na Bolívia. Imagem da @NASA via @SanGasso.
CLIMA | Alimentados por forte vento de Norte, esses incêndios no Paraguai e Bolívia explodiram em tamanho e intensidade no fim de semana. A pluma de fumaça destes incêndios atua hoje no Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Norte do Paraná.
CLIMA | #IncendioPantanal no Alto Paraguai já foi controlado e queimou 21 mil hectares junto à reserva natural “Três Gigantes”. Chegou a chover fuligem na região. Dezenas de pessoas foram atendidas com problemas médicos e muitos animais morreram.
Read 7 tweets
19 Aug 19
IMAGEM | Céu de Londrina, Norte do estado do Paraná, nesta manhã com a presença de fumaça. O pequeno ponto vermelho é o Sol. O seguidor @vitor_dlucca que enviou a foto conta que nunca havia observado o céu assim. (segue)
🌳🔥 O modelo de dispersão do Sistema @CopernicusEU mostra a pluma de fumaça avançando nesta manhã da região amazônica e interior do continente justamente para o Norte paranaense que está com situação pré-frontal.
🔥💨 A projeção é que a pluma de fumaça atue hoje no fim do dia e durante a terça-feira com mais força no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e estado de São Paulo.
Read 5 tweets
7 Feb 19
VIDEO | São assustadoras as imagens que começam a chegar da tempestade severa de chuva e vento na cidade do Rio de Janeiro. Carros arrastados pela correnteza em algumas ruas.
VIDEO | Quantidade de chuva é tão grande que a correnteza das ruas chega a invadir prédios.
VIDEO | Mesmo veículos pesados são arrastados pela correnteza devido ao volume extremo de chuva em curto período na cidade do Rio de Janeiro.
Read 16 tweets
23 Aug 18
#Thread Há risco de tornados amanhã no Sul do Brasil? Sim, as condições de vento divergente serão propícias ao fenômeno com a presença de uma corrente de jato em baixos níveis na Metade Norte gaúcha. Explicamos esse quadro em nosso site.
Não temos nada contra que se informe o risco do fenômeno. É correto que não se “higienize” informação e se leve ao público todos os riscos identificados por quem elabora o prognóstico de tempo severo. Temos oposição, porém, ao excessivo peso dado à previsão de tornado.
Um, impossível dizer com antecedência onde ocorrerá. Dois, avisos nos EUA têm tempo médio de antecedência de 15 minutos. Três, diferente de lá não temos aqui meios para chegar em tão curto período um aviso a uma comunidade sob risco (sirenes ou EAS). Quarto, inexistem abrigos.
Read 5 tweets