É importante conversarmos sobre a destruição da nossa floresta e a falta de atenção que o governo está dando para o assunto.
Segue a thread 👇
Você deve estar se perguntando da onde saiu tanto incêndio. Em 10 de agosto, fazendeiros do Pará anunciaram o “dia do fogo”. Um dos líderes afirmou que o evento teve o objetivo de “mostrar ao presidente que (os produtores) querem trabalhar”.
📷por Agência Brasil
Agropecuários da região do Pará se uniram para queimar ao mesmo tempo diversas áreas já em processo de desmatamento. No primeiro dia do evento, foram 124 registros de focos de incêndio. No seguinte, o número saltou para 237. Produtores de outros estados aderiram ao movimento.
Na publicação que anunciou o fatídico dia, os produtores afirmam que “se sentem amparados pelas palavras do presidente”.
Veja abaixo imagem destacando os focos de incêndio no Pará:
Segundo manchete do jornal Estadão, o número de focos de incêndio que ocorreram ao longo neste ano já é maior que o do ano inteiro de 2013. Do dia 1° de janeiro, até o dia 18 de agosto, foram registrados 71.497 focos de incêndio no país.
O presidente Jair Bolsonaro alegou que “com toda a devastação que vocês nos acusam de estar fazendo e de ter feito no passado, a Amazônia já teria se extinguido".
O Inpe monitora a região desde 1988, seguindo à risca as políticas de transparência na divulgação de dados. Ou seja, não faz sentido questionar a veracidade dos resultados.
O infográfico divulgado pelo G1 mostra a comparação do desmatamento entre os últimos anos. De acordo com o DETER, em 2019 houve um aumento absurdo do desmate em relação ao que foi observado em 2018.
📷 infográfico por G1
O DETER é um sistema de fiscalização do controle de desmatamento que, segundo o próprio site do governo, realiza “um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE”.
São 35 milhões de euros que iriam para o fundo congelados pela Noruega, maior doador para a proteção da floresta amazônica.
A atitude se dá contra à ampla política de desmatamento de Jair Bolsonaro.
As atividades do fundo foram suspensas desde janeiro, depois que Bolsonaro ordenou uma revisão das organizações não-governamentais envolvidas nos projetos. Ele a acusou de trabalhar para potências estrangeiras.
No dia 15/8, o presidente Jair Bolsonaro criticou a Noruega e disse que o país "mata baleia" e "explora petróleo" e que a falta de repasse e a péssima imagem do Brasil no exterior beneficiava os países europeus.
Quase uma semana antes, dia 9/8, Bolsonaro havia entrado em uma polêmica ao sugerir a população a “fazer cocô dia sim, dia não” para ajudar na preservação ambiental. Essa foi a resposta ao ser questionado se seria possível o país crescer economicamente e preservar o meio ambiente
A frase virou motivo de discussão e brincadeira no Twitter. O presidente também virou hashtag na rede social após um programa de sátira alemão chamá-lo de “Idiota de Ipanema”, criticando o aumento do desmate na Amazônia.
Ontem, dia 19/8, muitas pessoas se assustaram com o céu em São Paulo. Era de tarde, mas parecia de noite. A combinação da fumaça com a umidade causou esse cenário pós-apocalíptico. Parece o cenário de ‘Mad Max’ mas é o céu de São Paulo.
📷 por Climatempo
A soma da frente fria vinda do Sul às queimadas na floresta amazônica nos estados do Norte, com focos na Bolívia e Paraguai foram as causas das imagens que chocaram o país ontem, em São Paulo (Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná também sofreram).
O que está acontecendo na Amazônia é GRAVE e não podemos fechar os olhos para isso. Lembremos que temos uma fauna e flora diversificada por lá, além de cerca de 107 povos indígenas isolados na Amazônia!
📷 por R7
Continuemos acompanhado e COBRANDO ao governo para que se tome providências JÁ.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta feira (21) que "sente" que ONGs estão por trás das queimadas na Amazônia para "chamar a atenção" contra o seu governo.
Questionado sobre relatórios sobre isso, Bolsonaro disse que é um sentimento e que não há nada por escrito.
Vale lembrar que a questão da queimada na Amazônia se alastrou no "dia do fogo", como explicamos no início da thread. #PrayForTheAmazon
🎦 VÍDEO | Assistam ao vídeo do @Normose_ falando sobre o que está acontecendo com a Amazônia:
📷 Essa é a imagem da janela de um avião que estava chegando em Rondônia.
No dia 16 de Agosto, um voo da Tam precisou ser desviado do aeroporto de Porto Velho (Rondônia) porque a fumaça das QUEIMADAS estava impossibilitado o piloto de enxergar.
Emmanuel Macron, presidente da França, pediu para que o tema das queimadas na Amazônia seja uma pauta urgente nas reuniões do G7 - que começa nesse final de semana.
"O pulmão do planeta está literalmente em chamas", disse Macron.
O presidente Jair Bolsonaro se posicionou contra a fala de Macron, afirmando que o francês foi sensacionalista ao falar sobre a Amazônia. #ActForTheAmazon#PrayforAmazonia
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Que a Saraiva está falindo não é novidade, mas, diferentemente do que muitos dizem, a culpa não está no povo brasileiro que não lê ou no preço dos livros.
Segue o fio:
A crise da Saraiva (e Livraria Cultura) é muito discutida no meio editorial.
Para nós, produtores editoriais, a razão da quebra está na tentativa da livraria se tornar uma Megastore.
Você não viu Livraria da Travessa ou Leitura quebrando. E ambas têm um preço salgado.
Tudo começou a desandar quando a internet começou a vender meios eletrônicos mais baratos e competiu diretamente com as megastores (que vendiam eletrônicos).
A partir daí, começou a quebra de livrarias que não vendiam apenas livros.
"Existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro." - Januário Garcia.
20 heroínas negras da história do Brasil.
Essa thread foi toda inspirada nas mulheres que estrelam a coleção de cordel da @jaridarraes (que por sinal é uma autora f*da). A mesma tem livros como 'As Lendas de Dandara'.
Então segue o fio.
→ Acotirene
Matriarca do Quilombo dos Palmares, exercia a função de mãe e conselheira dos primeiros negros refugiados na Serra da Barriga. Ajudava desde problemas familiares à decisões políticas (dizem que a após sua morte a mesma voltava pra aconselhar os chefes quilombolas).
Hoje falaremos sobre mulheres que mudaram o mundo para a melhor, acompanhem a thread 💪
Malala Yousafzai é uma paquistanesa que foi contemplada com um Prêmio Nobel. Por sua luta pelos direitos das mulheres à educação e pelo símbolo de força e resistência que se tornou, devido à sua experiência pessoal (ela levou um tiro na cabeça quando tinha apenas 14 anos).
Kathrine Switzer foi a primeira mulher a participar da famosa Maratona de Boston, em 1967, mesmo com tantos homens querendo impedi-la de correr.