Geek & Feminist Profile picture
Aug 20, 2019 34 tweets 11 min read Read on X
#PRAYFORAMAZONIA

Você sabe o que está acontecendo na Amazônia?

É importante conversarmos sobre a destruição da nossa floresta e a falta de atenção que o governo está dando para o assunto.

Segue a thread 👇
Você deve estar se perguntando da onde saiu tanto incêndio. Em 10 de agosto, fazendeiros do Pará anunciaram o “dia do fogo”. Um dos líderes afirmou que o evento teve o objetivo de “mostrar ao presidente que (os produtores) querem trabalhar”.

📷por Agência Brasil
Agropecuários da região do Pará se uniram para queimar ao mesmo tempo diversas áreas já em processo de desmatamento. No primeiro dia do evento, foram 124 registros de focos de incêndio. No seguinte, o número saltou para 237. Produtores de outros estados aderiram ao movimento.
Na publicação que anunciou o fatídico dia, os produtores afirmam que “se sentem amparados pelas palavras do presidente”.

Veja abaixo imagem destacando os focos de incêndio no Pará:
Segundo manchete do jornal Estadão, o número de focos de incêndio que ocorreram ao longo neste ano já é maior que o do ano inteiro de 2013. Do dia 1° de janeiro, até o dia 18 de agosto, foram registrados 71.497 focos de incêndio no país.

Fonte: bit.ly/2P2xT5X
Hoje é 20 de agosto. Há 11 dias, o estado do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado e na região metropolitana de Manaus.
Só que, antes disso, muita coisa aconteceu. Estamos vivendo toda uma conjuntura que possibilitou esse verdadeiro ataque à Amazônia.

Vai vendo:

📷por Deutsche Welle
Bolsonaro questionou os números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento da Amazônia

Fonte: glo.bo/2P1NVgz
O presidente Jair Bolsonaro alegou que “com toda a devastação que vocês nos acusam de estar fazendo e de ter feito no passado, a Amazônia já teria se extinguido".
O Inpe monitora a região desde 1988, seguindo à risca as políticas de transparência na divulgação de dados. Ou seja, não faz sentido questionar a veracidade dos resultados.

Fonte: obt.inpe.br/OBT/assuntos/p…
O infográfico divulgado pelo G1 mostra a comparação do desmatamento entre os últimos anos. De acordo com o DETER, em 2019 houve um aumento absurdo do desmate em relação ao que foi observado em 2018.

📷 infográfico por G1
O DETER é um sistema de fiscalização do controle de desmatamento que, segundo o próprio site do governo, realiza “um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE”.

Fonte: bit.ly/2KzFlBf
A Alemanha e a Noruega suspenderam o financiamento do Fundo Amazônia.

Governadores da 'Amazônia Legal', formada pelos estados da região, querem negociar diretamente com os países doadores do fundo.

Fonte: bit.ly/2Z4eaaU
São 35 milhões de euros que iriam para o fundo congelados pela Noruega, maior doador para a proteção da floresta amazônica.

A atitude se dá contra à ampla política de desmatamento de Jair Bolsonaro.
As atividades do fundo foram suspensas desde janeiro, depois que Bolsonaro ordenou uma revisão das organizações não-governamentais envolvidas nos projetos. Ele a acusou de trabalhar para potências estrangeiras.
No dia 15/8, o presidente Jair Bolsonaro criticou a Noruega e disse que o país "mata baleia" e "explora petróleo" e que a falta de repasse e a péssima imagem do Brasil no exterior beneficiava os países europeus.

Fonte: bit.ly/31VbSHN
Quase uma semana antes, dia 9/8, Bolsonaro havia entrado em uma polêmica ao sugerir a população a “fazer cocô dia sim, dia não” para ajudar na preservação ambiental. Essa foi a resposta ao ser questionado se seria possível o país crescer economicamente e preservar o meio ambiente
A frase virou motivo de discussão e brincadeira no Twitter. O presidente também virou hashtag na rede social após um programa de sátira alemão chamá-lo de “Idiota de Ipanema”, criticando o aumento do desmate na Amazônia.

Fonte: bit.ly/2HgLm3Y
Ontem, dia 19/8, muitas pessoas se assustaram com o céu em São Paulo. Era de tarde, mas parecia de noite. A combinação da fumaça com a umidade causou esse cenário pós-apocalíptico. Parece o cenário de ‘Mad Max’ mas é o céu de São Paulo.

📷 por Climatempo
A soma da frente fria vinda do Sul às queimadas na floresta amazônica nos estados do Norte, com focos na Bolívia e Paraguai foram as causas das imagens que chocaram o país ontem, em São Paulo (Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná também sofreram).

O que está acontecendo na Amazônia é GRAVE e não podemos fechar os olhos para isso. Lembremos que temos uma fauna e flora diversificada por lá, além de cerca de 107 povos indígenas isolados na Amazônia!

📷 por R7
Continuemos acompanhado e COBRANDO ao governo para que se tome providências JÁ.

A Amazônia é um tesouro nosso. #PrayforAmazonia
O relato de uma indígena:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta feira (21) que "sente" que ONGs estão por trás das queimadas na Amazônia para "chamar a atenção" contra o seu governo.

g1.globo.com/google/amp/pol…
Questionado sobre relatórios sobre isso, Bolsonaro disse que é um sentimento e que não há nada por escrito.

Vale lembrar que a questão da queimada na Amazônia se alastrou no "dia do fogo", como explicamos no início da thread. #PrayForTheAmazon
🎦 VÍDEO | Assistam ao vídeo do @Normose_ falando sobre o que está acontecendo com a Amazônia:

📷 Essa é a imagem da janela de um avião que estava chegando em Rondônia.
No dia 16 de Agosto, um voo da Tam precisou ser desviado do aeroporto de Porto Velho (Rondônia) porque a fumaça das QUEIMADAS estava impossibilitado o piloto de enxergar.

Fonte: g1.globo.com/ro/rondonia/no…
Foram divulgadas imagens de um satélite da Nasa em que é possível enxergar a fumaça das queimadas.

O satélite Aqua capturou imagens de incêndios em Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso.

📷 Aqua/Nasa
⚠️ ALERTA DE IMAGENS CHOCANTES ⚠️

Infelizmente temos que chocar para mostrar a gravidade do que está ocorrendo na Amazônia.

Matéria do G1:
Emmanuel Macron, presidente da França, pediu para que o tema das queimadas na Amazônia seja uma pauta urgente nas reuniões do G7 - que começa nesse final de semana.

"O pulmão do planeta está literalmente em chamas", disse Macron.

exame.abril.com.br/mundo/queimada…
Para quem não sabe, o G7 é um grupo formado pelos países economicamente mais poderosos do mundo.

Dele fazem parte: Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e UK.
O primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, twitta apoiando a ideia do #G7 discutir, nesse final de semana, o caso da Amazônia. #ActForTheAmazon

O presidente Jair Bolsonaro se posicionou contra a fala de Macron, afirmando que o francês foi sensacionalista ao falar sobre a Amazônia. #ActForTheAmazon #PrayforAmazonia

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Geek & Feminist

Geek & Feminist Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @geeknfeminist

Jan 15, 2020
ENTENDA A CRISE DA SARAIVA

Que a Saraiva está falindo não é novidade, mas, diferentemente do que muitos dizem, a culpa não está no povo brasileiro que não lê ou no preço dos livros.

Segue o fio:
A crise da Saraiva (e Livraria Cultura) é muito discutida no meio editorial.

Para nós, produtores editoriais, a razão da quebra está na tentativa da livraria se tornar uma Megastore.

Você não viu Livraria da Travessa ou Leitura quebrando. E ambas têm um preço salgado.
Tudo começou a desandar quando a internet começou a vender meios eletrônicos mais baratos e competiu diretamente com as megastores (que vendiam eletrônicos).

A partir daí, começou a quebra de livrarias que não vendiam apenas livros.
Read 7 tweets
Nov 23, 2019
"Existe uma história do povo negro sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro." - Januário Garcia.

20 heroínas negras da história do Brasil. Image
Essa thread foi toda inspirada nas mulheres que estrelam a coleção de cordel da @jaridarraes (que por sinal é uma autora f*da). A mesma tem livros como 'As Lendas de Dandara'.

Então segue o fio.
→ Acotirene

Matriarca do Quilombo dos Palmares, exercia a função de mãe e conselheira dos primeiros negros refugiados na Serra da Barriga. Ajudava desde problemas familiares à decisões políticas (dizem que a após sua morte a mesma voltava pra aconselhar os chefes quilombolas). Image
Read 65 tweets
Apr 14, 2019
Hoje falaremos sobre mulheres que mudaram o mundo para a melhor, acompanhem a thread 💪
Malala Yousafzai é uma paquistanesa que foi contemplada com um Prêmio Nobel. Por sua luta pelos direitos das mulheres à educação e pelo símbolo de força e resistência que se tornou, devido à sua experiência pessoal (ela levou um tiro na cabeça quando tinha apenas 14 anos).
Kathrine Switzer foi a primeira mulher a participar da famosa Maratona de Boston, em 1967, mesmo com tantos homens querendo impedi-la de correr.
Read 23 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(