Conexão Fut Profile picture
Aug 23, 2019 13 tweets 4 min read Read on X
[THREAD] No dia 23 de agosto de 2008, Messi foi campeão olímpico com a Argentina. E o que Guardiola fez antes do seu desembarque em Pequim é uma das grandes explicações para os anos dos sonhos que vieram depois.

Clique aqui para ler a história completa: bit.ly/2Noj0IZ
O primeiro sinal de que Messi poderia confiar de olhos fechados em Guardiola veio com a postura de seu novo comandante durante a primeira pré-temporada juntos, em 2008, às vésperas das Olimpíadas de Pequim.
O Barça vivia um momento complicado, com a recente demissão de Frank Rijkaard, especulações sobre as saídas de Deco e Ronaldinho e um tremendo mal-estar devido aos problemas de ego que afetavam boa parte do elenco.
Questionado sobre o seu desejo de defender a Argentina nas Olimpíadas, Messi não escondeu que gostaria de ser liberado pelo clube. Assim, passou a ser mais um dos alvos das críticas da imprensa, que julgava aquilo como um desrespeito à instituição que pagava seus salários.
A questão soava ainda mais grave porque em agosto o Barça iria disputar a fase prévia da Liga dos Campeões – o que deveria ser motivo forte o bastante para que Messi abrisse mão de seu desejo. Em vez disso, ele dizia que o time não poderia ficar dependente de um único jogador.
A diretoria do Barcelona procurava brechas jurídicas para não ser obrigada a liberá-lo, e Messi parecia mais triste a cada dia. Com um turbilhão de pensamentos, também começou a se irritar com situações bobas do cotidiano, como no dia em que discutiu com Rafa Márquez num treino.
Guardiola percebeu que aquele estado de coisas poderia ser prejudicial para os seus planos no restante da temporada, e então resolveu chamar Messi – que estava prestes a se tornar o dono indiscutível do time – para uma conversa.
A impaciência de Messi estava tão grande que ele revelou o verdadeiro motivo de sua chateação logo nas suas primeiras palavras, dizendo com toda a clareza que queria ir para Pequim. Como resposta, ouviu de Guardiola um “farei tudo o que for possível para que você vá”.
Nos bastidores, Guardiola tentava convencer o presidente Joan Laporta e o diretor Txiki Begiristain de que liberar Messi traria muito mais benefícios no longo prazo do que prejuízos imediatos.
Nas coletivas, Guardiola jogava a responsabilidade nas costas da Fifa, dizendo que duas ou três semanas depois da convocação de Messi ela já deveria ter tido tempo para "ler as regras e decidir" quem estava certo entre clube e seleção. No final das contas, o Barça aceitou cedê-lo
"Leo, vou permitir que você vá porque eu já fui campeão olímpico em 1992 e quero que você seja também", disse Guardiola, antes de sorrir e completar: "Mas você me deve uma".
Em Pequim, Messi foi um dos destaques ao lado de Agüero, Di María, Riquelme, Gago, Mascherano & Cia. Nas semifinais, bateu o Brasil de seu amigo Ronaldinho por 3 a 0. Na grande decisão, contra a Nigéria, deu a assistência para o gol de Di María que valeu a medalha de ouro.
Depois, já de volta a Barcelona, deu início ao lado de Pep Guardiola à Era Messi e ao melhor Barça de todos os tempos. Mas para ler essa história completa você vai precisar clicar aqui – e, sim, é totalmente grátis ;-) dossies.conexaofut.com.br/messi?src=tw-t…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Conexão Fut

Conexão Fut Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @conexaofutcombr

Nov 23, 2019
[THREAD] Afinal, que Flamengo é esse que se tornou protagonista no Brasil e no continente? Qual é a era que o clube está vivendo atualmente? Quais são os ingredientes que tornam esse sucesso absoluto algo tão especial?

Clique aqui para receber muito mais: bit.ly/33atqAd
A maior reunião de talentos individuais do futebol brasileiro na atualidade, um técnico extremamente competente que os potencializa jogo após jogo e um poderio financeiro que lhe permite sonhar ainda mais alto para o futuro. Tal mistura chega a ser quase imbatível.
Porém, embora esse crescimento vertiginoso também tenha tudo a ver com técnico e jogadores, o início se deu em dezembro de 2012, com a chegada do grupo liderado por Eduardo Bandeira de Mello à presidência. Trata-se de uma nova era na história do clube.
Read 19 tweets
Nov 4, 2019
"Muitos laterais são mais rápidos do que Filipe Luís, mas quase nenhum oferece tanta velocidade ao jogo quanto ele. Afinal de contas, quem corre é a bola" — @PasseEPosse
Não se deve esperar que Filipe Luís vá até a linha de fundo para cruzar, como exige a cultura de quem já teve Cafu e Roberto Carlos, mas não existe um lateral mais capaz do que ele para oferecer passes que fazem o seu time ganhar campo.
Enquanto as vitórias se multiplicam, tudo é festa. Ninguém nem percebe tal característica. Porém, quando e se a fase rubro-negra perder um pouco do seu brilho, não tenham a menor dúvida de que críticas vazias como essa começarão a surgir.
Read 4 tweets
Aug 13, 2019
[THREAD] O QUE ESPERAR DE ROGÉRIO CENI NO CRUZEIRO?

Suas ideias de jogo preferidas são claríssimas, mas o poder de adaptação que demonstrou no Fortaleza o credencia com sobras para a nova missão. Análise de @PasseEPosse

Para mais conteúdos, clique aqui: bit.ly/2TtO373
"Eu vou me adaptar ao elenco que tiver", disse Rogério Ceni em sua apresentação no São Paulo, no final de 2016. "A minha intenção é jogar ofensivamente, pressionando e buscando o gol, mas é claro que às vezes poderão ser feitos ajustes. Tudo irá depender das opções que tenho".
E é interessante notar que a trajetória de Rogério Ceni como técnico possui uma tendência crescente neste seu poder de adaptação, desde um início cheio de dificuldades no São Paulo, passando por uma fase de construção no Fortaleza até chegar à sua consolidação nos últimos meses.
Read 33 tweets
May 1, 2019
[THREAD] Há exatos dez anos, na noite de 1º de maio de 2009, um encontro secreto entre Messi e Guardiola daria início a uma nova era do futebol mundial.

Clique aqui para ter acesso à íntegra do "Dossiê Especial: Messi". É totalmente grátis: bit.ly/2V932aH
Eram 22h de uma sexta-feira, feriado de Primeiro de Maio, e Guardiola estava fazendo o que sempre faz às vésperas de qualquer partida: fechado em sua sala, ao som de música suave, passava algumas horas estudando mais a fundo as virtudes e fraquezas de seu próximo adversário.
Desta vez, o tal adversário seria um Real Madrid que, sob a batuta de Juande Ramos, não perdia há 17 rodadas. Naquela ocasião, o que estaria em jogo na prática era nada menos do que o título do Campeonato Espanhol de 2009.
Read 16 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(