Analisar os fatos com objetividade é o que leva o analista político e social a perceber mudanças estruturais importantes a partir de eventos conjunturais. Requer dele também um olhar menos moralista e mais propriamente analítico - científico, pode-se dizer - dos processos em...
... curso e suas consequências, a despeito do juízo de valor que tenha acerca dos atores envolvidos e suas motivações. Maquiavel inaugurou exatamente essa tradição e é, por isso mesmo, o fundador de uma ciência política (em vez de uma ética misturada à filosofia política). ...
... Também a sociologia - e, nesse âmbito, a sociologia política - faz isso. Pois bem, eis o que caracteriza este belo artigo de Brasilio Sallum Jr sobre a possível criação de um novo regime político entre nós. ...
... Eu não sou tão otimista quanto ele, porém, quanto aos resultados possíveis. Creio que corremos um risco sério de ruptura institucional, produzida pelo avanço bolsonaresco sobre a institucionalidade democrática e sobre as próprias relações políticas com outros atores na...
... conjuntura imediata. A meu ver, essa atuação do bolsonarismo ameaça desinstitucionalizar a democracia vigente, matando no nascedouro o que poderia vir a ser uma nova institucionalidade. ...
... Se, porém, a democracia e seus atores lograrem conter, ou mesmo repelir, esse ataque, talvez de fato cheguemos ao cenário desenhado por Brasílio em seu artigo. Ademais, creio que para além da "destruição criadora" de práticas políticas que Brasílio enxerga nos efeitos da...
... operação Lava Jato, há também pura e simples destruição - que, aliás, já propiciou a emergência desse nosso neofascismo subletrado, com suas consequentes ameaças à democracia.
Tomara que Brasilio esteja correto e eu errado. De qualquer modo, vale muito a pena ler seu artigo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Cláudio Couto #ForadaPolíticaNãoháSalvação

Cláudio Couto #ForadaPolíticaNãoháSalvação Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @claudio_couto

Sep 14, 2022
Sabem porque Bananinha criticou publicamente o ataque do deputado bolsonarista, Douglas Garcia, à @veramagalhaes?
Pelos mesmos motivos que levaram o candidato bolsonarista em SP, Tarcísio a fazer o mesmo.
1) Como todo aliado inconveniente do bolsonarismo, Garcia é descartável.
+
2) Como em terra de cego quem tem um olho é rei, Tarcísio, o menos desastroso dos ministros de BolsoNero tenta vender a imagem de competente e ponderado. Simplesmente não é tão ruim quanto os demais.
3) É com tal imagem que quer conquistar o voto da direita moderada paulista.
+
O posicionamento idêntico de Tarcísio e Eduardo Bolsonaro não é casual. É jogo combinado.
São do mesmo time, jogam o mesmo jogo, comandados pelo mesmo chefe.
Por coerência, criticariam Bolsonaro pelo ataque que fez à mesma Vera Magalhães, simplesmente imitado por Garcia?
+
Read 6 tweets
Sep 14, 2022
Política Na Veia | 02 | Ataques, ameaças e humilhação

A thread ⬇️ …dapoliticanaohasalvacao.wordpress.com/2022/09/14/pol…
O POLÍTICA NA VEIA é um novo programa semanal no YouTube com a  participação do redator-chefe da CartaCapital, Sergio Lirio, do  cientista político Cláudio Couto, do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, e do  jornalista Luis Nassif, do GGN. open.spotify.com/episode/2jr0mt…
Neste segundo episódio, a equipe irá discutir a escalada de violência  bolsonarista durante a campanha eleitoral.
Read 7 tweets
Jan 16, 2022
A saga em torno da vacinação de crianças é puro suco bolsonaresco.
Depois de atrasar e desacreditar o máximo que pode essa imunização, o desgoverno aprontou na distribuição.
+
Comandado por + um general, o setor de logística do Ministério da Saúde contratou, sem licitação, empresa sem expertise no transporte de vacinas, mas que obteve 77,5% de seu faturamento junto ao governo durante o mandato de BolsoNero.
+
Os estados apontam problemas nas condições em que as vacinas são entregues, sem equipe da empresa para receber as remessas nos aeroportos e acondicionadas indevidamente.
Só o que faltaria agora é estragar vacinas para crianças por contratar nas coxas quem deveria distribuí-las.
+
Read 4 tweets
Dec 29, 2021
A farra à beira mar do presidente, enquanto brasileiros padecem sob as águas, não é só vagabundagem e falta de compaixão.
Ela explícita outro defeito grave de BolsoNero: a incapacidade para liderar como governante.
É um padrão dele desde o início do mandato presidencial.
+
Quando projetos importantes de seu governo foram enviados ao Congresso, eximiu-se da tarefa de liderar as articulações para os aprovar, deixando esse trabalho a cargo de terceiros. Isso gerou o governo congressual, que muitos chamaram de “parlamentarismo branco”.
+
Ele faz isso no dia a dia da administração, produzindo um governo sem rumo. Quando muito, veta iniciativas que lhe desagradam e demite quem lhe incomoda. Exerce um “governo negativo”, nunca atuando para liderar ou construir, mas apenas para desconstruir e obstaculizar.
+
Read 5 tweets
Dec 29, 2021
Ingenuidade é inaceitável para políticos profissionais. Cinismo e covardia talvez sejam. Artigo no blog do #FPNS no site de CartaCapital

A thread ⬇️ …dapoliticanaohasalvacao.wordpress.com/2021/12/29/ing…
Meu artigo no blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site de CartaCapital sobre como não é de se esperar de políticos profissionais a mesma ingenuidade que podem ter cidadãos comuns acerca da política e de outros políticos.
A motivação do texto é a inverossímil declaração da senadora Simone Tebet (MDB-MS) sobre o quão inimaginável era o desastre do governo Bolsonaro à época de sua eleição, em 2018.

Para ler o texto, clique na imagem.
Read 4 tweets
Dec 27, 2021
Soube hoje por um conhecido que a presidente da Casa de Rui Barbosa, uma certa Letícia Dornelles, ficou brava comigo e havia manifestado sua brabeza pelo Twitter. Como não sabia de nada sobre isso, tentei descobrir na rede do que se tratava. Aí as surpresas começaram.
+
Primeiro descobri que a conta institucional da Casa Rui no Twitter havia sido desativada, com suas postagens fechadas a quem não fosse autorizado. Curioso. Afinal, é uma instituição pública...
Em seguida, soube que a tal Letícia havia me bloqueado. Bom sinal!
+
Obtive, contudo, alguns prints das postagens dessa pessoa no Twitter, vituperando contra críticas que fiz ao desmonte generalizado que o desgoverno BolsoNero produz em diversos setores, inclusive na Cultura - área em que se inscreve a Casa de Rui Barbosa.
+
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(