Cláudio Couto #ForadaPolíticaNãoháSalvação Profile picture
Cientista Político na FGV EAESP. Liberal de esquerda, agnóstico, corinthiano. Canal @YouTube, podcast @Spotify, blog @CartaCapital. Aqui, posições pessoais.
Bruno Mais Profile picture Carlos Ramos Profile picture 2 subscribed
Sep 14, 2022 6 tweets 2 min read
Sabem porque Bananinha criticou publicamente o ataque do deputado bolsonarista, Douglas Garcia, à @veramagalhaes?
Pelos mesmos motivos que levaram o candidato bolsonarista em SP, Tarcísio a fazer o mesmo.
1) Como todo aliado inconveniente do bolsonarismo, Garcia é descartável.
+ 2) Como em terra de cego quem tem um olho é rei, Tarcísio, o menos desastroso dos ministros de BolsoNero tenta vender a imagem de competente e ponderado. Simplesmente não é tão ruim quanto os demais.
3) É com tal imagem que quer conquistar o voto da direita moderada paulista.
+
Sep 14, 2022 7 tweets 3 min read
Política Na Veia | 02 | Ataques, ameaças e humilhação

A thread ⬇️ …dapoliticanaohasalvacao.wordpress.com/2022/09/14/pol… O POLÍTICA NA VEIA é um novo programa semanal no YouTube com a  participação do redator-chefe da CartaCapital, Sergio Lirio, do  cientista político Cláudio Couto, do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, e do  jornalista Luis Nassif, do GGN. open.spotify.com/episode/2jr0mt…
Jan 16, 2022 4 tweets 1 min read
A saga em torno da vacinação de crianças é puro suco bolsonaresco.
Depois de atrasar e desacreditar o máximo que pode essa imunização, o desgoverno aprontou na distribuição.
+ Comandado por + um general, o setor de logística do Ministério da Saúde contratou, sem licitação, empresa sem expertise no transporte de vacinas, mas que obteve 77,5% de seu faturamento junto ao governo durante o mandato de BolsoNero.
+
Dec 29, 2021 5 tweets 1 min read
A farra à beira mar do presidente, enquanto brasileiros padecem sob as águas, não é só vagabundagem e falta de compaixão.
Ela explícita outro defeito grave de BolsoNero: a incapacidade para liderar como governante.
É um padrão dele desde o início do mandato presidencial.
+ Quando projetos importantes de seu governo foram enviados ao Congresso, eximiu-se da tarefa de liderar as articulações para os aprovar, deixando esse trabalho a cargo de terceiros. Isso gerou o governo congressual, que muitos chamaram de “parlamentarismo branco”.
+
Dec 29, 2021 4 tweets 2 min read
Ingenuidade é inaceitável para políticos profissionais. Cinismo e covardia talvez sejam. Artigo no blog do #FPNS no site de CartaCapital

A thread ⬇️ …dapoliticanaohasalvacao.wordpress.com/2021/12/29/ing… Meu artigo no blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site de CartaCapital sobre como não é de se esperar de políticos profissionais a mesma ingenuidade que podem ter cidadãos comuns acerca da política e de outros políticos.
Dec 27, 2021 25 tweets 8 min read
Soube hoje por um conhecido que a presidente da Casa de Rui Barbosa, uma certa Letícia Dornelles, ficou brava comigo e havia manifestado sua brabeza pelo Twitter. Como não sabia de nada sobre isso, tentei descobrir na rede do que se tratava. Aí as surpresas começaram.
+ Primeiro descobri que a conta institucional da Casa Rui no Twitter havia sido desativada, com suas postagens fechadas a quem não fosse autorizado. Curioso. Afinal, é uma instituição pública...
Em seguida, soube que a tal Letícia havia me bloqueado. Bom sinal!
+
Dec 24, 2021 8 tweets 3 min read
A consulta pública que a dupla BolsoNero e Queirodes (by @sobotelha) promove para impedir a vacinação de crianças, tem componentes especialmente bizarros.

Segue o fio.
+ Entre os documentos disponíveis para a leitura das pessoas interessadas, na página da consulta, há um de 27 páginas e linguajar técnico, incompreensível para quem não for do ramo da saúde ou, ao menos, habituado à linguagem acadêmico-científica.
+
Sep 29, 2021 5 tweets 2 min read
O show de horrores da Prevent Senior tem um ingrediente bizarro, de aparente humor sádico, diante do que se descobre ter sido feito contra pacientes e funcionários.
Os donos da empresa, irmãos, têm uma banda de rock, chamada "Doctor Phiebes".

Explico por que é tão bizarro.
+ "Doctor Phibes" com esta grafia, é um personagem macabro, interpretado por Vincent Price, grande estrela dos filmes de terror dos anos 60/70.
Era um músico que perpetrava atrocidades contra médicos por vingança, usando de expedientes clínicos macabros.
+
Sep 27, 2021 9 tweets 4 min read
A extrema-direita e os trabalhadores, com Rosana Pinheiro Machado | #100

A thread ⬇️ …dapoliticanaohasalvacao.wordpress.com/2021/09/27/a-e… O que explica que estratos sociais que prosperaram durante governos de esquerda apoiem políticos de extrema-direita, com Jair Bolsonaro, Rodrigo Duterte ou Narendra Modi?
Mar 15, 2021 5 tweets 2 min read
É difícil para BolsoNero arranjar um médico que tope ser seu ministro da saúde. Afinal, precisaria ser um médico à sua imagem e semelhança.

Listo abaixo quatro médicos que teriam muita afinidade com o presidente e, se pudessem, aceitariam na hora.
+

blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/p… Dr. Frankenstein.
Aprecia mais a ciência do que BolsoNero, mas tem tudo para se dar bem com o presidente, pois seu uso da medicina cria monstros incontroláveis.
+
Mar 13, 2021 4 tweets 2 min read
Entrevista eis que dei ao ótimo @BernardoMF, saída em @OGloboPolitica

Alguns comentários adicionais:
+

blogs.oglobo.globo.com/bernardo-mello… A meu ver, se Bolsonaro deteriorar muito, o candidato de centro tem chance de crescer como a opção à direita do Lula. À direita, seja de centro-esquerda, centro-centro, centro-direita ou direita moderada. Isso põe Ciro no jogo, caso ele se movimente para a direita do espectro.
+
Mar 8, 2021 6 tweets 2 min read
A decisão de Fachin põe não só Lula, mas também o PT, de volta no jogo de 2022 com força.
Isso altera totalmente o quadro eleitoral. Bolsonaro pode se beneficiar em alguma medida, já que se apresenta como o anti-Lula.
A questão é que o inverso também é verdadeiro:
+ Nada mais anti-Bolsonaro que Lula e PT. Como o desgaste de Bolsonaro na trágica condução da pandemia e da economia produz cada vez mais efeitos (pesquisa IPEC da semana que passou), ser anti-Bolsonaro é muito interessante. E, quanto mais anti-Bolsonaro, melhor eleitoralmente.
+
Jan 26, 2021 5 tweets 2 min read
A noção bolsonaresca de liberdade é a da falta completa de autocontenção, de limites que considerem as consequências dos atos, em especial para terceiros. Daí a volúpia por tirar radares das estradas, derrubar regras ambientais ou sabotar as medidas de isolamento social.
+ Contudo, essa ideia, embora forte no bolsonarismo, não é originária dele e tem raízes antigas no pensamento direitista brasileiro. O velho clamor contra a "indústria de multas" se baseia nessa mesma noção obtusa, egoísta e inconsequente de liberdade. Não é a liberdade liberal.
+
Jan 13, 2021 7 tweets 2 min read
O estrago marketeiro que Dória produziu sobre a vacina do Butantã lembra muito a escorregada dele, ainda prefeito, no caso da Farinata – a ração humana.
Explico neste fio.
⬇️ Empolgado com as ações de marketing em sequência, o então prefeito não se deu conta de que propor alimentar pobres com ração pegaria mal. Não deu bola para admoestações de seus auxiliares e foi em frente, achando que iria abafar com mais uma medida de impacto. Saiu chamuscado.
⬇️
Jun 19, 2020 7 tweets 2 min read
A discussão sobre a banalidade do mal no governo BolsoNero, que teve lugar nos últimos dias, parece ter tido um problema de foco.
A banalidade do mal não concerne só a ser membro de um governo que perpetra barbaridades, mas de ser cúmplice - especificamente - das barbaridades.
+ Desse modo, os servidores públicos de um modo geral, que seguem fazendo seu trabalho diligentemente, não podem ser considerados parte dos que banalizam o mal. Mesmo porque, o Estado precisa continuar funcionando para nos prover serviços básicos, independentemente do governante.
+
Jun 17, 2020 7 tweets 2 min read
Ao apelar novamente para “o povo”, como se esse fosse um ente unitário e, assim, unitariamente houvesse lhe apoiado na eleição – e ainda continuasse apoiando –, BolsoNero comete diversas falácias populistas e, portanto, autoritárias.
Vamos a elas.
+ 1) Não há povo unitário. Em democracias, necessariamente, o povo é composto de uma imensa pluralidade de indivíduos, grupos sociais, visões de mundo, valores, ideologias, preferências, interesses etc..
+
Jun 13, 2020 6 tweets 1 min read
A péssima entrevista do péssimo General Ramos chamou muito a atenção pela ameaça semivelada de golpe. Mas há outros pontos interessantes.
Vamos a eles.
+ Normalizou o presidencialismo de coalizão, cuja detratação foi fundamental para eleger BolsoNero. Ele tem razão no que diz sobre a normalidade de dividir o poder com quem tem voto no Congresso e entrega. Porém, dizer que era anormal foi crucial para hoje ele estar nesse cargo.
+
Jun 12, 2020 11 tweets 2 min read
Há quem interprete a nova barbaridade proclamada por Bolsonaro como cortina de fumaça. Nomeou genro de Silvio Santos, criando novo Ministerio, agradando simultaneamente PSD e mídia chapa-branca. Daí, insuflar bolsominions a invadir hospitais seria diversionismo.
Será?
+ A teoria da cortina de fumaça vem desde o início do governo, mas não me convence. Primeiro, porque proclamar absurdos sempre foi o modus operandi bolsonaresco, desde que entrou na política. Não havia o que cobrir com cortinas de fumaça. O ultraje é o que o Bolsonarismo entrega.
+
Jun 7, 2020 6 tweets 1 min read
Haverá momento, em futuro não distante, em que a participação e apoio ao desgoverno BolsoNero serão uma nódoa indelével. Os cúmplices desse projeto criminoso, em cargos ou na sociedade civil, serão vistos como párias. Alguns farão o mea-culpa e talvez tenham alguma redenção.
+ Outros, covardes, tentarão se esconder, ou negar o que fizeram e o que coonestaram. A fila dos ignominiosos será puxada pelos militares brasileiros, que permanecem associados a esse projeto nefasto, maculando a farda. Mas não estarão sozinhos em breve, como já não estão agora.
+
Apr 23, 2020 5 tweets 1 min read
Não custa lembrar: o “Centrão” não é de centro.
Trata-se de um nome-fantasia, um eufemismo para denominar o que pode ser mais propriamente chamado de direita fisiológica adesista.
Embora seja formado por partidos e políticos de direita, essa não é sua única característica.
+ São fisiológicos porque seu principal intuito é obter ganhos relacionados a verbas e cargos públicos em contrapartida a apoio legislativo.
São adesistas porque seu fisiolgismo os leva a aderir a quaisquer governos, mesmo de campos ideológicos opostos, pragmaticamente.
+
Apr 7, 2020 7 tweets 2 min read
Uma constatação óbvia, tão óbvia que, na verdade, é a premissa.
Se Bolsonaro é incapaz de demitir Mandetta e não o faz por veto dos militares aboletados em “seu” governo, é ainda mais incapaz de demitir esses militares.
Logo, já é deles o governo, não de Bolsonaro. + Há um paradoxo. A tutela, ou sequestro, pode ser boa para o governo em si, mas é péssima para a democracia, como apontou o @FAlmeidaUNICAMP.
Boa para o governo porque Bolsonaro é disfuncional.
Péssima para a democracia porque o eleito foi Bolsonaro, não sua entourage militar. +