Um funcionário que falha em gerenciar três megacrises, expõe o chefe ao ridículo diante do mundo e põe a empresa em risco merece o olho da rua, certo? Não se o funcionário se chamar Ricardo Salles e o chefe, Jair Bolsonaro. Neste caso, ele é premiado com até R$ 15 bilhões. Segue.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
☠️Eleitos para destruir☠️ Esse fio reúne alguns dos indivíduos RESPONSÁVEIS por agravar crises humanitárias e climáticas, como as enfrentadas no Rio Grande do Sul. Suas ideias negam a ciência e a legislação ambiental. DIVULGUEM! #NomeAosBois #SOSRS #EmergenciaClimatica
Efeito Bolsonaro” fez emissão de CO2 dobrar na Amazônia: publicado hoje na @Nature, estudo mais recente de @LucianaGatti5 e 29 pesquisadores mostra que o desmonte da fiscalização e da governança ambiental fez as taxas de emissão de carbono mais que dobrarem na Amazônia. 🧶
Entre 2019 e 2020, as emissões de CO2 cresceram 122% na floresta, na esteira do aumento do desmatamento no preservado oeste amazônico – sobretudo o sul do Amazonas. Além disso, as temperaturas aumentaram e as chuvas diminuíram + oc.eco.br/efeito-bolsona…
No acumulado de 2020, a Amazônia perdeu 12% das chuvas. Na estação chuvosa, nos meses de janeiro, fevereiro e março, a redução de chuvas foi ainda maior, chegando a 26% — quando as temperaturas subiram 0,6ºC + oc.eco.br/zerar-desmate-…
O dado de área queimada não conta toda a história. Para entender o que ocorre na Amazônia é importante observar os dados de desmatamento:
Sob Bolsonaro, a área desmatada aumentou 73%.
Nos governos Lula ela caiu 67%.
Já sob Dilma aumentou 12,7%.
E no gov Temer caiu 4,5%:
Lula iniciou seu primeiro mandato com desmatamento em alta (foram 21,6 mil km² em 2002) e reduziu a taxa para 7 mil km² em 2010. Já Bolsonaro aumentou o desmatamento de 7,5 mil km² em 2018 para 13 mil km² em 2021, a maior taxa em 15 anos.
Na década de 2000, três secas extremas atingiram a Amazônia, causando muitos incêndios (em 2005, 2007 e 2010). Na década de 2010 houve menos casos de seca extrema:
Desde dezembro de 2019 a gente vem dizendo (e provando com números do próprio governo) que
BOLSONARO DESMONTOU O IBAMA.
Vamos lembrar aqui alguns momentos
1 - nosso primeiro gráfico de multas x desmatamento, em 2019: oc.eco.br/wp-content/upl…
2 - No comecinho de 21, autos totais de infração e orçamento para fiscalização e combate ao desmatamento. oc.eco.br/wp-content/upl…
BOLSONARO DESMONTOU O IBAMA consistentemente.
3 - No mesmo relatório, nosso segundo gráfico de multas por desmatamento x desmatamento.
BOLSONARO DESMONTOU O IBAMA.
Anda repercutindo muito hj um vídeo compartilhado pelo ecocida-em-chefe sobre meio ambiente no Brasil (Galvão!).
A gente queria responder lá no tt dele, mas somos bloqueados😔😔😔, então resolvemos fazer umas perguntinhas aqui neste 🧵. Vocês ajudam a mandar pro presida?
1 - O vídeo fala em 66% do território "preservado". Qual é a fonte? 66% do Brasil é coberto c vegetação nativa, mas 11% já queimou, 9% já foi desmatado e, na Amazônia, até 40% pode ter degradação. Fontes: MapBiomas (mapbiomas.org) e este estudo: ccst.inpe.br/o-futuro-clima…
2 - O vídeo diz que quem critica a antipolítica ambiental do BR "não conhece a Amazônia". O ministro sanfoneiro @gilsonmachadont já foi para a Amazônia quantas vezes (férias no Aryaú não contam)? Quanto tempo passou lá?
No dia em q o @STF_oficial julgará o enterro do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia, a @AdvocaciaGeral tenta chicana para dizer que não houve "descontinuidade" da política ambiental, já que o regime tem 1 "plano" contra o desmate. É mentira. Veja por quê:🧵
O governo na verdade tem 2 "planos" de combate ao desmatamento, só que nenhum dos dois funciona. fakebook.eco.br/governo-tem-2-…
O PPCDAm, objeto da ADPF 760, relatada pela ministra Cármen Lúcia, foi criado em 2004 e, com altos e baixos, foi o principal responsável pelo "milagre amazônico" da queda do desmatamento entre 2004 e 2012.