Vamos falar sobre a #PresençaNegra na literatura? Queremos aclamar aqui os autores negros que, com suas narrativas e vozes, trazem suas experiências, para que possamos ter uma literatura cada vez mais inclusiva e que represente cada vez mais todas as pessoas!
Para isso, também queremos sugerir a leitura de alguns autores maravilhosos com @lavi_rocha, @solaine, @oliviapilar e @jimanotsu (e muitos outros, deixem mais nos comentários!). Segue a thread para ver a indicação dos livros!
Não é questão desses autores representarem a comunidade negra como um todo, mas ler autores negros nos coloca em contato com vivências que pessoas brancas não possuem e às vezes nem imaginam.
Também é incentivar e dar espaço para vozes que historicamente foram silenciadas e aprender a escutá-las. Ler com diversidade é abrir a mente para experiências diferentes das suas. #DiadaConscienciaNegra
E falando de autores negros, não podemos deixar de falar do #BingoLitNegra do @afroliterario! Que tal completar o desafio em dezembro, depois que a loucura no NaNoWriMo passar? É um ótimo jeito de ter contato com novos pontos de vista, além de ajudar a fortalecer a literatura.
Além disso, se couber no bolso, a @WinnieTeca é um ótimo jeito de ajudar a acabar com a diferença de acesso à literatura. Você pode pedir um título para doar para uma pessoa negra que precisa ou cadastrar o livro que você precisa, caso você seja uma pessoa negra!
E não só aclamamos os #ownvoices (ex: autores negros escrevendo personagens negros), mas também queremos saber dos autores brancos aqui: como vocês inserem diversidade nos seus livros? Preocupam-se em não cair em estereótipos racistas?
Ficção é um terreno fértil para adicionarmos personagens diversos e gostaríamos de divulgar o @medievalpoc, especializado em colocar as pinturas medievais que mostram pessoas não-brancas (um lembrete de verossimilhança para quem fala que não existiam negros na idade média!).
Agora, aqueles links espertos de livros que prometemos mais cedo!
Mas é uma palavra de incentivo que você precisa? Então assine a newsletter Aquele Empurrãozinho, publicada apenas em tempos de NaNo, com peptalks de autores nacionais e profissionais da indústria do livro pra te dar AQUELE ÂNIMO.
Já é 1º de outubro… Significa que falta apenas um mês para o NaNoWriMo. Antes de trocarmos o mês do calendário, há algumas coisas que você pode fazer. Confere esta thread que durante o mês de outubro será recheada por dicas de planejamento.
Seja bem vinde ao PREPTOBER 2020!
Seus primeiros passos neste momento serão:
(1) Decidir se irá participar do desafio; (2) Anunciar sua participação; (3) Criar sua história no site; (4) Fazer uma capa para sua história.
Se você é Pantser, sabemos que isso já será o suficiente até a madrugada do dia 01/11.
Se você é Planner, apesar da lista não incluir "entrar em pânico", sabemos que é inevitável. Por isso traremos um PrepTober pensado naqueles que precisam de um pouco mais de preparação. O PrepTober do NaNoBrasil consiste em exercícios diários para ajudar no seu planejamento.
O NaNoWriMo está chegando e já é hora de vocês conhecerem um pouco das nossas MLs!
Abre espaço e segue esta thread, que vamos apresentá-las!
Ana ( @AnasohAna ) nasceu e morou seus 28 anos em São Paulo, é psicóloga e com certeza não está te analisando o tempo inteiro. Começou escrevendo fanfics na adolescência, até começar a criar os próprios mundos e personagens em histórias que ela gostaria muito que existissem.
Seu primeiro livro “Os Guardiões dos Livros” foi publicado em 2019, e você encontra outras histórias suas em antologias pela Cartola Editora (@cartolaeditora ), na revista Avessa (@RevistaAvessa), e até mesmo uma flash fiction na Faísca Mafagafo (@mafagaforevista).
Você foi pego de surpresa? Conhece o bom e velho NaNoWriMo, mas sequer sabe o que significa o CampNaNo? Acha que não está preparado para aquela tensão de novembro?
Confira essa thread e descubra porque você vai participar do CampNaNo esse ano!
CampNaNoWriMo é uma iniciativa de escrita do NaNoWriMo que acontece duas vezes no ano (Abril e Julho). O objetivo é o mesmo: escrever seu projeto, mas você fixa sua própria meta [ou não determina meta e depois, quando alcançá-la... bom, você sabe!]
Agora você me pergunta: "Quais os tipos de metas eu posso fixar?"
Qualquer meta! O CampNaNo permite que você determine suas regras. Você pode escolher entre editar ou escrever, por exemplo. Pode basear sua meta em tempo, palavras ou páginas. Você decide!
O mundo está uma loucura, eu sei, e ainda por cima algumas horas nos separam no CampNaNo 2020. Mas não tema, meu amado NaNoNinja, nesse mundo de caos e #ficaemcasa, eu cheguei para te salvar (e tirar seu projeto do fundo da gaveta).
O Camp não exige um projeto novo nem que você escreve 50.000 palavras como o NaNo. Você pode escolher sua meta em horas ou palavras, escritas ou revisadas. Você pode até não estipular nenhuma meta e dobrá-la depois de alcançá-la.
Seja com um projeto novo, seja com um projeto antigo, o importante é colocar a mão na massa (ou no teclado, ou na caneta, como quiser) e FICAR EM CASA!