Uma thread sobre música, porque é sábado e ninguém é de ferro.
Aqui conto como, nos anos 90, a Liga Norte violentou a memória do maior compositor da história italiana.
Se gosta de música e política, segue o 🧵👇
Nos anos 90, a Lega Nord decidiu q seu projeto seria viabilizar a independência da Padania. O q é a Padania? Uma denominação geog para a região do Vale do Rio Pó, q corta o norte da Itália. Alargando um pouco mais o recorte, incorporaram as províncias até Toscana e Emilia-Romagna
Em 96, Bossi, presidente da Lega, em gesto inaugural, foi colher agua do Rio Pó. Criaram bandeira, escudo, parlamento, radio, a telepadania, revistas, jornais, etc.
Criaram tb -- claro! -- um hino. Ou melhor, não criaram. Sequestraram.
É este aqui 👇
O hino da Padania é o famoso coro "Va Pensiero", da Ópera Nabuco, composta por Giuseppe Verdi.
Vou explicar pq o Verdi deve ter dado uma série de duplo-carpados-twist no túmulo com essa apropriação da Lega.
Verdi foi um dos artistas mais comprometidos com a unificação italiana. Qdo compôs a ópera, o império austro-húngaro ocupava parte da Itália. Os austriacos fiscalizavam a produção artística e intelectual na região. Verdi compôs Nabucco, que foi uma alegoria para driblar a censura
A ópera conta a história de Nabucodonosor, o Imperador Babilônico q pilhou Jerusalém e destruiu o 1° Templo de Salomão. Os judeus tornam-se cativos na Babilônia. Neste contexto, cantam "Va Pensiero", lamentando a ocupação, maldizendo o invasor e expressando a saudade de Sião.
A senha estava dada. O Nabucco da vez era o Imperador Austríaco, Francisco José I, que ocupando a Itália impedia sua unificação. Os italianos entenderam o recado e o coro Va Pensiero era cantarolado em cada esquina de Milão, sua melodia estava no ar.
Durante as guerras de unificação, lia-se nos muros "Viva VERDI!"
“V.E.R.D.I” trazia um duplo significado: fazia apologia a “Viva Vittorio Emmanuelle Re D´Italia” e homenageava o compositor. Vittorio Emmanuelle, rei da Sardenha, foi uma força decisiva pró-unificação.
Va Pensiero tornou-se uma espécie de hino clandestino da unificação italiana.
Isso, da UNIFICAÇÃO!
Ou seja: a Liga Norte roubou um hino da unificação para transformá-lo em um hino da secessão.
É importante lembrar que a independência da Padania fugiu do radar da Lega Nord já faz um tempo. Principalmente com Salvini, pos-2013, o partido tem se esforçado para tornar-se nacional. Inclusive a propaganda das eleições de 2018 só trazia Lega. No lugar de Nord, Salvini.
Pra quem quiser saber mais sobre a Padania e gostar de futebol, recomendo este episódio do Fronteiras Invisíveis do Futebol
(@XadrezVerbal)
Kotleba, líder do partido da extrema direita eslovaca com cadeiras no parlamento, foi condenado a 4 anos de cadeia por utilizar simbologia nazista. Ele distribuiu chegues a famílias pobres no valor de 1488 euros. 1488 é um número adorado por neonazis. Pq? 👇 #oednews
14/88 possui múltiplos significados. Faz referência às 14 palavras do slogan "We must secure the existing of our people and a future for white children". Ou "Because the beauty of White Aryan women must not perish from the Earth".
Esses slogans, criados pelo supremacista branco David Lane foram inspirados pelo livro Mein Kempf, de Hitler. O numero 8 remete à oitava letra do alfabeto, H. 88 (HH, Heil Hitler)
É com grande satisfação que anunciamos que o Observatório da Extrema Direita passa a ser um grupo de pesquisa, consolidando as possibilidades de análises e observações sobre a Extrema direita global.
Siga o fio e conheça quem compõe a nossa equipe!👇🏻
David Magalhães @davidmagalhaes (PUC-SP/FAAP), Guilherme Casarões @GCasaroes (FGV) e Odilon Caldeira Neto @odiloncaldeira (UFJF) são os coordenadores do OED, com pesquisas dedicadas a questões da circulação de ideias, atores e temas da extrema direita global.
Alexandre de Almeida @alexan_almeida é Doutor em História Social pela USP e desenvolve pesquisas sobre as direitas radicais grupusculares, dialogando com a arquivística e a dimensão metapolítica. É autor de dissertação e tese pioneiras sobre os Skinheads racistas no Brasil.
Aproveitando os dias livres de carnaval, separei (@odiloncaldeira) uma pequena lista de filmes que tratam sobre extrema direita, neofascismo e afins. É um nicho bastante explorado, então é uma lista bem pequena, assim como tentei mesclar filmes conhecidos e outros nem tanto.
#1 A Onda (2008) - O filme começa ao som de “I Don’t care about history” (de uma música dos Ramones), aborda a história de um prof. que fez um experimento social que gerou a fascistização dos alunos. Bacana para pensar sobre personalidades autoritárias. imdb.com/title/tt106366…
#1.2 Algumas pessoas não sabem, mas o filme é inspirado em uma história real, de um professor de história (Rob Jones) nos EUA. Há um outro filme (1981), produzido para a TV, disponível no YouTube. Não muito bom, mas bem curtinho
Como tem ocorrido em atentados terroristas da extrema-direita, o assassino que matou 9 pessoas na cidade alemã de #Hanau anteontem deixou um manifesto. @PeterRNeumann, prof. do @KingsCollegeLon, fez breves comentários sobre o texto deixado pelo terrorista.
🧵 c/ a tradução
O manifesto de 24 páginas foi escrito em impecável alemão. Não há erros de digitação e nem de gramática. Ele indica que frequentou ensino superior e que tem por volta de 50 anos.
Ele odeia estrangeiros não-brancos. Embora não enfatize o Islã, ele faz um chamado à aniquilação de vários países no norte da África, no Oriente Médio e na Ásia Central (a maioria dos quais, muçulmanos!)
Entrei, @davidmagalhaes, no site de "dating" dos nacionalistas brancos, neonazistas... Enfim, os 50 tons da Alt-Right.
Foram algumas horas apenas. Suficiente pra embrulhar o estômago.
Segue o fio do que vi por lá!
O site se chama Wasp Love.
Como é sabido Wasp significa "White Anglo-Saxon Protestants". O objetivo do site é "unir pessoas brancas de diversas ideologias, religiões (cristãs), nacionalidades para beneficiar "nossa raça e nossos filhos"
Pra se cadastrar no site é preciso responder um longo questionários, que envolve sua posição política, religião (qual cepa de cristão ou pagão), renda mensal, cor dos olhos, etc.
O site tem mais a cara do falecido orkut (foruns e grupos específicos) que do tinder.
Orban abriu mais um capítulo da sua guerra cultural: publicou a nova "diretriz curricular" da Hungria.
Tem muita bíblia, "valores tradicionais" e autores nacional-socialistas do entre-guerras.
Como Orban faz brilhar os olhos bolsolavistas, vale um breve 🧵👇
Publicado no "Boletim Húngaro" sexta à noite, o documento tem cerca de 160 páginas e governo Húngaro pretende introduzi-lo em setembro.
O texto enfatiza as tradições nacionais e cristãs. Enquanto o antigo documento possuía 10x a palavra cristã, o novo contém 26.
A língua e literatura húngaras são as áreas mais importantes da educação para a consciência da identidade nacional. Albert Wass, József Nyírő e um dos escritores mais populares da era Horthy, Ferenc Herczeg, foram incluídos no currículo literário.