recomendações de #PodcastsDeHistória nessa #PodcastFriday: a THREAD 🎧⏳ vem conferir e acompanhar essas e esses colegas podcasters incríveis!! e se quiser dá um RT pra ajudar a divulgar a gente?? sente só:
primeiro, esse @historiaFM sobre Carlos Marighella com o biógrafo @mariomagalhaes_ pra gente lembrar que a luta armada era o último recurso de alguém que foi preso pela primeira vez por uma (nem tão) simples poesia
esse ep do @Historia_Preta é bom demais não só por tratar mto bem da história de zumbi e do quilombo dos palmares, mas principalmente sobre discutir como revisar a história e o acesso a documentos
agora, esse do @frontnotempo trata da história social do açúcar, ou seja, é sobre economia, mas não simplesmente, pq esse "iphone da época" é um produto que se amarra em diversas discussões sobre colonização, escravidão, e industrialização
e aqui esse ep do @historalcast parte da pergunta que o filho do marc bloch fez pro pai, mas vai tb em outras formas de ver a questão. o que é um documento? um doc por si só é história? como a história pensa e trata tudo isso?
e no podcast do @HistoriaNoPaint esse ep se discutiram as "fake news" que mudaram a história, e não foram poucas já que esse é assunto de estratégia bem antigo. é sobre os protocolos dos sábios de sião, o incêndio no reichstag, o plano cohen...
e, em clima de natal, dá uma olhada nesse ep do ano passado do @historialiberta, que fala sobre jesus cristo de uma perspectiva política, pensando nele como um refugiado e traz isso como link pra falar de migrantes e migrações na bíblia
e nesse do @PodcastMemorias o assunto é o movimento punk mas não apenas, pq o gancho é um festival de música e a discussão passa pela redemocratização do brasil e as greves no ABC open.spotify.com/episode/5Eptjj…
no @NegraVozPodcast esse ep sobre a conceição evaristo, escritora contemporânea, e a maria firmina dos reis, a primeira mulher negra a publicar um romance em toda a américa latina e em tda a lingua portuguesa, e ñ qqer romance, um abolicionista em 1859
e esse ep aqui do @cliohistelit que é sobre a operação condor, mas não dá pra falar só dela sem falar em toda a estrutura de imperialismo que os Estados Unidos construiram sobre o continente, desde a independência até hoje
esses são alguns dos vários #PodcastsDeHistória que tem por toda a podosfera!! a gente preparou uma lista de arrobas aqui no twitter disponível nesse link twitter.com/maishistoriapf… e se você sabe de outros comenta aqui pra ajudar a criar e fortalecer essa rede 😊😊
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Muito se fala na enchente de Porto Alegre de 1941. Mas você sabia que as enchentes que assolam o estado do RS acontecem desde muito antes desse episódio? Por meio de uma pesquisa em periódicos, pode-se notar que desde 1873 a imprensa do país dá destaque a essas tragédias.
Vamos contar um pouco dessas histórias em vários fios que começam hoje, com a primeira enchente que chamou a atenção da imprensa e dos órgãos de governo, a de 1873.
Em pesquisa realizada na Hemeroteca Digital Brasileira (HDB), percebemos que a enchente de 1873 atingiu fortemente várias regiões do RS, principalmente municípios localizados nos vales dos rios Taquari, Jacuí, Caí e dos Sinos, além da capital Porto Alegre.
7 de setembro. Independência do Brasil. Tão anunciada, tão disputada por quase 200 anos. Os historiadores profissionais desafiam o entendimento da data, substituindo o dia único pelo estudo de um processo, um conjunto de acontecimentos interligados que influenciam a sociedade.
Quando? Falar de independência do Brasil é falar de qual tempo? Quando começa e quando termina? O 7 de setembro de 1822 é seu momento mais importante?
O artigo do professor Hendrik Kraay ajuda a pensar as datas nas quais foi celebrada a independência. scielo.br/j/topoi/a/dQWn…
Bússola. Os trabalhos de Lúcia Bastos Neves, João Paulo Pimenta, Andréa Slemian e Murillo Winter são ótimas indicações para perceber como a independência não foi um processo simples. Foi múltiplo, contraditório e disputado desde seu início.
Carol Solberg será julgada por gritar “Fora Bolsonaro!” pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva. Atleta de vôlei de praia, eleita melhor jogadora do circuito brasileiro. Adivinha qual outro período da história brasileira atletas foram coagidos a não se manifestar? Segue o fio
Atletas que se posicionam politicamente não são uma novidade na história. E a perseguição àqueles que se manifestavam contra governos e práticas autoritárias também acompanharam essas manifestações.
Nessa thread, vamos contar três histórias como a de Carol: a dos jogadores de futebol Reinaldo Lima e Nando Antunes; e a da atleta Irenice Rodrigues.
No RS, hoje é Dia do Gaúcho, Marca o início da Guerra dos Farrapos (1835-1845), forte elemento do mito fundador da identidade regional do RS. Mas a idealização do passado pode criar uma identidade regional exacerbada.
O que foi a Farroupilha? Segue a thread! 🧵
Na imagem que abre a thread, cena de batalha no sul do Brasil por Oscar Pereira da Silva (1865–1939) via Wikimedia Commons: commons.wikimedia.org/wiki/File:Osca…
A Farroupilha lembra as “causas justas” que mobilizaram os rio-grandenses contra o poder central: o discurso da “exploração, do “descaso”, da “estalagem do Império”.
Desde que a COVID-19 chegou no Brasil, para ajudar a entender a pandemia, produzimos threads sobre a gripe espanhola e outras doenças. Nosso perfil cresceu de lá pra cá, então talvez você tenha perdido algumas.
Ah... Dá um RT + fav pra ajudar a divulgar? Valeu 😊
🧵
Foram até agora 20 threads sobre a gripe espanhola, a febre amarela, a peste negra e o cólera. Vamos indicar três que gostamos bastante sobre a espanhola, mas que circularam pouco na época que postamos.
Uma das primeiras e mais interessantes foi essa sobre como as mulheres internadas na primeira instituição psiquiátrica feminina do país sobreviveram, isoladas, à pandemia de gripe espanhola em 1918
A ala bolsonarista que sequestrou elementos medievais para si ecoa um elemento recorrente em outros medievalismos da extrema-direita: o ideal cruzadístico. O que foram as cruzadas? Acompanha essa thread pra entender de onde isso vem. 🧵
Na imagem do tweet anterior, ilustração de David Aubert (1449-79) da conquista de Constantinopla em 1204 via Wikimedia Commons commons.wikimedia.org/wiki/File:Conq…
Como aponta o medievalista brasileiro Paulo Pachá, esses bolsonaristas incorporam o suposto grito de guerra cruzado – Deus Vult, em uma tradução livre algo como “Deus quer” – assim como a ideia de que o Brasil é fruto direto das cruzadas. psmag.com/ideas/why-the-…