Mais História, por favor! Profile picture
Divulgação científica em História. Uma produção do Laboratório de História Pública (UFSM).
Lenia Siren・(Tadpoled) Twitch Streamer・🇮🇪🇧🇷 Profile picture 1 subscribed
Sep 7, 2021 36 tweets 9 min read
7 de setembro. Independência do Brasil. Tão anunciada, tão disputada por quase 200 anos. Os historiadores profissionais desafiam o entendimento da data, substituindo o dia único pelo estudo de um processo, um conjunto de acontecimentos interligados que influenciam a sociedade. Quando? Falar de independência do Brasil é falar de qual tempo? Quando começa e quando termina? O 7 de setembro de 1822 é seu momento mais importante?

O artigo do professor Hendrik Kraay ajuda a pensar as datas nas quais foi celebrada a independência.
scielo.br/j/topoi/a/dQWn…
Oct 2, 2020 42 tweets 14 min read
Carol Solberg será julgada por gritar “Fora Bolsonaro!” pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva. Atleta de vôlei de praia, eleita melhor jogadora do circuito brasileiro. Adivinha qual outro período da história brasileira atletas foram coagidos a não se manifestar? Segue o fio Atletas que se posicionam politicamente não são uma novidade na história. E a perseguição àqueles que se manifestavam contra governos e práticas autoritárias também acompanharam essas manifestações.
Sep 20, 2020 36 tweets 7 min read
No RS, hoje é Dia do Gaúcho, Marca o início da Guerra dos Farrapos (1835-1845), forte elemento do mito fundador da identidade regional do RS. Mas a idealização do passado pode criar uma identidade regional exacerbada.

O que foi a Farroupilha? Segue a thread! 🧵 Image Na imagem que abre a thread, cena de batalha no sul do Brasil por Oscar Pereira da Silva (1865–1939) via Wikimedia Commons: commons.wikimedia.org/wiki/File:Osca…

Essa thread foi produzida por @AndreFertig, professor de história da @UFSM_oficial.
Aug 28, 2020 8 tweets 3 min read
Desde que a COVID-19 chegou no Brasil, para ajudar a entender a pandemia, produzimos threads sobre a gripe espanhola e outras doenças. Nosso perfil cresceu de lá pra cá, então talvez você tenha perdido algumas.

Ah... Dá um RT + fav pra ajudar a divulgar? Valeu 😊

🧵 Foram até agora 20 threads sobre a gripe espanhola, a febre amarela, a peste negra e o cólera. Vamos indicar três que gostamos bastante sobre a espanhola, mas que circularam pouco na época que postamos.
Aug 22, 2020 23 tweets 6 min read
A ala bolsonarista que sequestrou elementos medievais para si ecoa um elemento recorrente em outros medievalismos da extrema-direita: o ideal cruzadístico. O que foram as cruzadas? Acompanha essa thread pra entender de onde isso vem. 🧵 Na imagem do tweet anterior, ilustração de David Aubert (1449-79) da conquista de Constantinopla em 1204 via Wikimedia Commons commons.wikimedia.org/wiki/File:Conq…
Aug 14, 2020 11 tweets 3 min read
Na thread que publicamos a pouco sobre a ideia de que a Europa medieval era pura etnicamente usamos imagens curadas pelo @medievalpoc. Essa thread aqui contém as referências certinhas para os tweets em que elas aparecem. 1
Aug 14, 2020 22 tweets 7 min read
Quando a extrema-direita reivindica uma “Idade Média”, ela seria puramente branca, mas não era bem assim. De onde vem essa ideia? E como era realmente? Acompanha essa thread pra gente entender isso melhor. 🧵 ImageImage A primeira imagem é de uma bandeira durante os movimentos Unite the Right nos Estados Unidos que traz uma runa odal (ou othala). A segunda imagem é de uma fantasia viking com suásticas em uma encenação histórica atribuída a um grupo de extrema-direita no Quebec.
Aug 7, 2020 33 tweets 8 min read
A pandemia de cólera chegou ao sul do Brasil em outubro de 1855. Em novembro, com seu agravamento, o governo mudou sua postura frente à pandemia. Qual foram as medidas tomadas e como foram as disputas sobre elas? Confere a thread que a gente preparou sobre! 🧵 ImageImage Acima, uma aquarela de Herrmann Wendroth, Porto Alegre vista do alto da Misericórdia, c. 1852 via Wikimedia Commons commons.wikimedia.org/wiki/File:Wend… e um detalhe de um retrato de garota com cólera de autoria de von K. H. Baumgärtner, 1929, via Wikimedia Commons commons.wikimedia.org/wiki/File:Youn….
Aug 1, 2020 47 tweets 12 min read
Elementos referentes à Idade Média, como sujeitos fantasiados como cavaleiros medievais, aparecem nos mais diversos formatos em estratégias de apoio ao bolsonarismo. Por que a extrema-direita no Brasil e no mundo têm se interessado tanto pela Idade Média? Segue o fio! 🧵 O primeiro passo para entendermos essa associação é conhecer a diferença entre reminiscências medievais e medievalismos.
Jul 24, 2020 37 tweets 7 min read
O sul foi o último lugar do Brasil a ser atingido pela pandemia de cólera em 1855. Isso daria certa vantagem, ter sido avisado antes do que poderia ocorrer, certo? Pois é, só que não. Segue o fio para entender. 🧵 Image Essa thread foi escrita pela professora @NikelenWitter. A imagem acima é do porto de Rio Grande, protagonista dessa história. É uma aquarela de Herrmann Wendroth de 1851, disponível via wikimedia commons.wikimedia.org/wiki/File:Wend…
Jul 17, 2020 29 tweets 8 min read
Manifestações recentes apresentaram uma variedade de símbolos monarquistas, pessoas fantasiadas de cavaleiros cruzados e iconografia nazifascista. O que essas coisas têm em comum? São tentativas de usos públicos do passado. Pra conhecer essa história, acompanha a thread!! 🧵 Essa thread foi escrita por @raclateral, que pesquisa sobre poder e administração na América portuguesa e Brasil império, e @hugoandreffa, que pesquisa poderes no Império português.
Jul 10, 2020 33 tweets 7 min read
A pandemia de cólera teve váárias ondas ao longo da história (sim... Medo! 😨) A segunda, em 1855, inscreveu o Brasil definitivamente no circuito das pandemias globais. Como que, no passado, lidaram com esse tipo de problema? Segue esse fio pra saber 🧵 Image Na imagem acima, Pedro II visitando enfermos por François-René Moreau. O cólera chegou ao BR a bordo da galera Deffensor (galera é um tipo de barco) que aportou em Belém do Pará c/ colonos portugueses vindos da cidade do Porto, já tomada pela doença.
Jul 2, 2020 20 tweets 8 min read
Muitos estádios foram inaugurados durante a ditadura civil-militar e seus nomes homenageiam figuras da ARENA, partido que apoiava o regime. Se vamos discutir estátuas e nomes de ruas, devíamos discutir isso também. Acompanha a thread pra saber mais 🧵 Nossos companheiros do @ludopedio lançaram esse desafio quando a discussão sobre estátuas tomou conta da internet.
Jun 26, 2020 33 tweets 8 min read
Diferente do que joguinhos como o Plague Inc. ou o Pandemic 2 sugerem, o fechamento total da fronteira é complexo. Como funciona esse tipo de controle nas fronteiras terrestres abertas? Isso já aconteceu antes? Acompanha a thread dessa história fronteiriça... 🧵 Image Complexo, pois, na fronteira existem vínculos sociais, familiares e econômicos construídos historicamente que precedem e excedem regulações oficiais. Na fronteira BR-AR-UY, p ex, situações anteriores de proibição de cruzamento nos permitem problematizar as tentativas atuais.
Jun 20, 2020 29 tweets 9 min read
Antes de deixar o MEC e o Brasil, Weintraub revogou portaria sobre cotas na pós-graduação. Pq a política de cotas passou a ser um dos maiores alvos de ataques do então ministro e do governo? A resposta é quase óbvia, mas às vezes é bom desenhar (ou, no caso, calcular). Thread 🧶+ As cotas nas universidades públicas federais brasileiras passaram a ser adotadas em 2004. O governo do presidente Lula, por meio de Medida Provisória, autorizou que cada universidade adotasse ou não um sistema de cotas.
Jun 19, 2020 32 tweets 8 min read
Ao longo do séc. XIX, o cólera causou várias pandemias globais e não poupou nenhum canto do globo em sua senda perversa e desestabilizadora. Hábitos de higiene pessoal e de políticas de saneamento básico surgiram em função da doença. Acompanha a thread pra conhecer mais. Desenho preto e branco de h... O cólera se originou na Índia, onde ficou restrito até por volta do século XVII, quando escapou para Java. Era endêmico, o que não significa benigno, mas sua taxa de mortalidade era mais ou menos constante.
Jun 13, 2020 41 tweets 14 min read
Defender estátuas de colonizadores, escravocratas ou governantes autoritários é uma atitude que está em queda (com o perdão do trocadilho). O assunto é polêmico pois são os usos públicos do passado que estão em debate. Pra conhecer a história dessa questão, acompanha a thread 🧵 Ao longo da história, existiram três maneiras de se lidar com os chamados "monumentos polêmicos": retirar completamente os monumentos, retirar as estátuas e deixar os pedestais, ou simplesmente mantê-los.
Jun 7, 2020 35 tweets 23 min read
Nesta semana que passou, muito se falou sobre torcidas organizadas, torcedores antifa e manifestações políticas. Hoje, temos nova manifestação marcada pelos torcedores. Vamos falar um pouco de torcida de futebol e política? Segue o fio e dá fav e RT pra ajudar a divulgar!! 🧵 A thread de hoje foi escrita pelo pessoal do @StadiumUFSM e nossa ideia é trazer um pouco da história da organização política dos torcedores de futebol no Brasil.
Jun 4, 2020 6 tweets 3 min read
Dicas dos eventos de hoje na rede:
15h, Live Conversas Impertinentes com Angela Davis!
No canal do Youtube da TV Lepete convida Angela Davis, Flávia Melo, Joana Maria Pedro, Kátia Brasil e Leonardo Peixoto falam sobre "Feminicídio, Genocídio e Pandemia".
16h, 1º Ciclo de Lives do FDEPH: "Vamos falar de Educação?" no Instagram /defesadoensinoedosprofessores. Atividades fazem parte do Fórum em Defesa do Ensino e dos(das) Professores(as) de História.
Jun 3, 2020 6 tweets 3 min read
+Hpf! indica para esta quarta-feira (3/6) alguns dos eventos imperdíveis de hoje. Começamos com o lançamento da série "Mulheres na Fiocruz: tragetórias", às 10h, no canal @videosaude da @casaoswaldocruz
12h30, live no Instagram, essencial para quem estuda ou quer estudar o medievo: a @editoraunicamp promove conversa com Clínio Amaral, autor da obra "Aprenda o latim medieval".