Sabe que horas são? Hora de falar dos demonhos do Egito Antigo!
Bom, usualmente quando falo sobre os demonhos no Egito Antigo, uma das primeiras coisas que me perguntam é se Apep (Apophis em grego) era uma espécie de demônio… Hum… Então…
Se tornou muito versado na internet (e a série “O Mundo Sombrio de Sabrina” ajudou a colocar lenha na fogueira) que Apep, o inimigo supremo do deus sol Rá, seria um demônio. Mas já respondendo logo de cara (até porque já gravei vídeo sobre isso): não! ele não era um demônio!
Vídeo maroto para quem quiser dar uma sacada:
"Sabrina e os Demônios do Egito Antigo"
Por outro lado, o Apep também não é uma divindade!
Este é o momento em que vocês pensam “Eita!”.
O que ele seria afinal? Ele é definido somente como uma grande serpente que tenta engolir o sol, mas os egípcios não davam a ele o mesmo tratamento que os demônios ou deuses, sacam?
Estou escrevendo “demônio” porque alguns egiptólogos com um pezinho na literatura clássica os define assim (por conta do termo grego “daemon”, que está mais para “ser intermediário” do q o capeta). Porém, prefiro chamar de “entidades intermediárias”. Vejam o vídeo da Sabrina!
Bom, eu falei do nosso amigo Apep… Mas e o Seth? O tio rancoroso do deus Hórus, irmão invejoso de Osíris e desafeto da deusas Ísis?
Ele é a personificação do caos… Então poderíamos considerá-lo um “demônio”?
Aí é um rolê mais complicado o qual irei responder um outro dia…
Ah!!! E eu quase ia esquecendo de falar!! Estou gravando o prometido vlog da minha pesquisa sobre as entidades malignas do #EgitoAntigo!
Se inscrevam no canal para não perder: youtube.com/arqueologiaegi…
E cuidado com sh3ḳḳ... hehehe
Agora é tchau mesmo!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
📢ATENÇÃO! 📢Foram descobertas no Egito tumbas mais antigas que as pirâmides*! Elas foram encontradas na região do cemitério de #Saqqara e têm cerca de 4700 anos. A descoberta foi feita por uma equipe conjunta de pesquisadores japoneses e egípcios**. arqueologiaegipcia.com.br/2024/01/05/des…
A região de Saqqara é famosa graças às descobertas das “megatumbas” e tem sido utilizada como cemitério desde o início da era dos faraós. Inclusive, a primeira pirâmide do Egito, a pirâmide do rei Djoser - foto - (), foi construída lá.
Enquanto a Pirâmide de Djoser é da 3ª Dinastia, as tumbas anunciadas agora são da 2ª Dinastia, ou seja, mais antigas. Não é que descobertas de tumbas tão antigas nunca tenham sido feitas; pelo contrário, mas essas descobertas ajudarão a complementar a história de Saqqara.
Há mais de 5.000 anos, uma pessoa caminhou pelos Alpes e morreu. Seu corpo ficou congelado e preservado por milênios, até que foi descoberto em 1991 por dois alpinistas alemães em uma geleira nos Alpes Ötztal, na fronteira entre a Áustria e a Itália.
Essa descoberta mudou nossa compreensão de parte da história e nos permitiu aprender muito sobre a vida no Neolítico. A pessoa foi apelidada de Ötzi e desde então os pesquisadores estudaram seu corpo e as circunstâncias de sua morte para desvendar os segredos de sua vida.
Ötzi é um dos corpos mais bem preservados do Neolítico já encontrado. E o melhor: ele foi descoberto com seus pertences, incluindo uma bolsa de couro, um machado de pedra, uma faca de sílex, um arco e até partes de suas roupas. Tudo isso permitiu reconstituir seus trajes.
📢EXCLUSIVO! 📢Esta manhã foi anunciada no Egito a descoberta de um túnel de 9 m de profundidade e 2 m de largura dentro da Grande Pirâmide (A pirâmide do faraó Khufu, “Quéops” em grego). Este é o fruto de anos de pesquisa entre Egito e Japão. #descoberta#arqueologia
De acordo com o arqueólogo egípcio Zahi Hawass, “esta é a maior descoberta do século”, já que pela primeira vez em 186 anos, uma equipe de arqueologia confirmou que existe um espaço anteriormente desconhecido dentro da maior pirâmide do país.
A descoberta na Pirâmide de Khufu foi possível graças a uma tecnologia utilizada pelos acadêmicos japoneses de medir matéria através de 'múons' do espaço! Eu cheguei a falar previamente sobre isso no Arqueologia Egípcia há uns anos: arqueologiaegipcia.com.br/2020/01/15/a-b…
Acabei de colocar um chip que veio embaladinho, novinho da vivo no meu tablet.
Instalei o WhatsApp e...
Gente... como assim eu herdei o número e o WhatsApp de uma outra pessoa???
🤡
Além de uma foto dele tenho a lista de telefones da família 👀.
Mas que negócio errado!!!
Então tá!
A lista de telefones da família do cara estão ainda no WhatsApp... desde fevereiro.
Então... não foi isso o que rolou não. 🤣
Inclusive acabei de receber uma chamada no WhatsApp de um dos contatos do antigo dono 🤡.
E vamos lá! Sobre a notícia dos 59 sarcófagos lacrados.
Tá errado abrir? Os pesquisadores que estão abrindo os sarcófagos correm o risco de despertar algum microrganismo de mais de 2000 anos????
--- Créditos do vídeo @AusAmbEgy
+
Então gente, tá rolando esse e outros vídeos mostrando várias pessoas que estão ao redor de um sarcófago que está sendo aberto. Isso chocou muita gente por motivos óbvios: aglomeração, ausência de uso de máscara, etc.
E eu também concordo com esse choque! Esse monte de gente ao redor de um sarcófago que será aberto* é algo do qual reclamei ano passado!!! Antes da pandemia da COVID-19! Tá aqui nesse vídeo até:
*mas não pelo motivo que você está pensando.
ECLUSIVO E RARO: O Ministério das Antiguidades do Egito anunciou hoje que encontraram 59 sarcófagos lacrados em Saqqara. Os 27 anteriores era só o começo.
Claro que estou preparando as informações e trarei tudo para vocês em vídeo. #Egito
gente, impactei!
A última vez que ocorreu uma descoberta arqueológica do tipo foi no século XIX.
E que venha o povo "maldição!!!!" "num abra em 2020"