Meu Professor de História Profile picture
Jan 25, 2020 7 tweets 2 min read Read on X
Bora falar rapidamente sobre os erros e hipocrisia deste tuíte. Segue o fio.
1. A revolução russa não foi como a francesa (por isso inclusive que alguns liberais falam em golpe e não em revolução) . No dia 25 de outubro os bolcheviques tomaram pontos estratégicos da capital e o governo, que já estava enfraquecido, caiu quase que sem resistir.
2. Morreram "apenas" algumas poucas pessoas. Até na revolução de fevereiro morreu mais gente. Onde houve muitos mortos foi na guerra civil, nesse caso sim o número chegou aos milhões, provavelmente 4 milhões. O Leon confundiu a Revolução com a Guerra Civil.
3. Posto a falta de cuidado com os fatos históricos, agora vem a hipocrisia: se a revolução russa deve ser condenada, então Leon deveria repudiar o liberalismo e sua "economia de mercado", a qual já vi ele defendendo.
4. O capitalismo se tornou hegemônico por meio de muitas guerras, conflitos, massacres, escravidão, extermínio, enquanto os liberais justificavam tudo isso. Os liberais foram violentos para derrubar o absolutismo e para impor o capitalismo globalmente. Cadê a indignação do Leon?
5. Se horrorizar com as revoluções socialistas e se calar sobre os abusos cometidos em nome do livre mercado em todo mundo torna Leon um hipócrita. E todo esse chilique pra quê? Para minimizar o escândalo do nazi secretário no governo? Vergonhoso.
6. É nessas horas que fica claro: o liberal odeia mais a esquerda do que o fascismo. Pois toda essa necessidade de falar sobre os "horrores do socialismo" foi desencadeada qdo um nazi foi flagrado no governo bozo. Em vez de repudiarem, investiram no anti-comunismo. Ridículos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Meu Professor de História

Meu Professor de História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mphistoria

Jan 29
Algo que pouca gente fala sobre política industrial, é que ela é um projeto de longo prazo, que leva décadas. Não é por acaso que onde teve êxito foi via ditadura, nos países de capitalismo tardio. Aqui estava indo bem, mas foi sabotada e os liberais vendem isso como fracasso.
Por esse motivo, infelizmente vejo poucas chances de política industrial ser exitosa num país em que o agro-rentismo, desinteressado no capital produtivo, possui enorme força. Assim que chega ao poder, a primeira coisa que faz é destruir os primeiros estágios dessa política.
Nossa política industrial está destinada a ser sabotada logo nunca será exitosa nessas condições. Por isso e necessário pensar tb em como ao menos proteger o que foi conseguido, para assim que um governo desenvolvimentista voltar ao poder, ter prosseguimento.
Read 6 tweets
Jan 19
Era uma vez uma sociedade que financiava cientistas. Eles faziam grandes descobertas, as quais eram roubadas p/ uso comercial por vigaristas que ficavam ricos, dizendo q conseguiram tudo com muito trabalho. Eram idolatrados por quem se encanta pela aparência e ignora a essência.
Um desses cientistas se chamava Miguel Nicolelis. Ele se tornou neurobiologo e engenheiro biomédico graças às universidades públicas de um reino chamado Brasil. Então, na abertura de um evento esportivo, ele quis mostrar tudo o q aprendeu num exoesqueleto. Todos riram. Image
Mas os vigaristas não riram, eles viram uma oportunidade, e se aproximaram de Nicholelis quando ele dava aula e fazia pesquisa nos EUA. Um desses vigaristas se chamava Elon Musk, um especialista em roubar conhecimento financiado socialmente, dizendo que trabalhava muito. Image
Read 5 tweets
Dec 6, 2023
Eu fui estudante de História e Ciências Sociais e vou dizer os livros das ciências humanas que foram um divisor de água no meu pensamento. São livros que me proporcionaram uma nova forma de enxergar o mundo e os fenômenos sociais. Recomendo para quem quer conhecer as humanidades
Ciência política: As Origens da Ditadura e da Democracia, de Barrintong Moore. Aqui ele investiga as formas de desenvolvimento industrial do mundo moderno: o caso liberal-burguês, o fascismo, a via soviética e o modelo indiano. Ele ressalta a participação popular nesse processo. Image
Sociologia/antropologia: As Formas Elementares da Vida Religiosa. Com esse livro de Durkheim podemos pensar bastante sobre as origens da religião como uma prática social, um fenômeno da vida em sociedade, uma forma de interação com a realidade. É um livro muito importante. Image
Read 13 tweets
Nov 25, 2023
Mae leva choque enquanto limpa a lavanderia e fica presa numa extensão eletrica.

O filho ouve os gritos e corre para ajudar. Vê a seguinte cena: agua escorrendo, mae no chao levando choque, extensao eletrica grudada na mae.
Filho fecha a torneira e depois vai correndo para caixa eletrica da casa e desliga todas as chaves.

O proprio menino diz que salvou a mae graças às aulas que teve sobre primeiros socorros na escola. O menino agradece em especial a professora que dava a materia.
Reacao de um ser racional: ótimo, precisamos entao investir mais em educação para evitar mais acidentes.

Reacao do cidadão medio, imbecilizado pela ideologia dominante: AIN, MENINO HEROI! FOI DEUS QUE O ENVIOU!
Read 5 tweets
Mar 2, 2023
Esse papo de que o governo Dilma foi um "desastre" é mais narrativa liberal do que fato, e com o claro objetivo de demonizar políticas desenvolvimentistas (repare que só falam do Mantega, e não às concessões de Dilma a agenda neoliberal num momento de desespero).
Dilma poderia tranquilamente retomar o desenvolvimento se não a tivessem golpeado do poder. E a crise durante seu governo foi mais uma crise política do que o resultado de escolhas equivocadas.
Isso fica cada vez mais cristalino.
E é por isso que esse perfil é de um babaca.
Read 5 tweets
Mar 1, 2023
Uma participante do BBB, fluente em alemão e vivida:
"Em Dubai é tudo muito luxuoso, os europeus abrem suas empresas lá pra fugir de imposto, todo mundo com ferrari e lamborguini, combustível barato, prédios suntuosos, mas eles esqueceram do saneamento básico".
Não, cara... Ninguém esqueceu nada! Ninguém quer fazer saneamento básico, isso sim. Se não é o Estado para fazer, vc que lute para conseguir água e se livrar dos seus dejetos.
E depois tenho que ouvir de liberal que o setor privado não investe em saneamento básico porque o Estado malvadão atrapalha. Se nem em Dubai, um paraíso capitalista, o setor privado se mexe para tocar saneamento, é porque não é algo lucrativo nem com zero de imposto.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(