Um resumo (para mulheres e homens) da arte de cheirar bem.
Se você já entrou em uma perfumaria já se deparou com designações como "colônia","eau de toilete", "eau de parfum" etc sob o nome de cada perfume exposto à venda.
Sabia que cada um se traduz em uma concentração específica de óleos de fragrância ou essenciais em base de álcool?
Quanto maior a concentração de óleos em um perfume, maior será a duração de seu efeito. As concentrações mais comuns são
Eau fraiche – 1 a 3% de óleos. Duração de menos de 1 hora na pele.
Colônia (eau de cologne) – 2 a 4% de óleos. Duração média de 2 horas na pele.
eau de toilette – 5 a 15% de óleos. Duração de cerca de 3 horas na pele.
eau de parfum – 15 a 20% de óleos. Duração de cerca de 5 a 8 horas na pele.
Parfum - 20 a 30% de óleos. Duração de cerca de 24 horas na pele. Extremamente raro nos dias atuais.
Uma coisa que todo mundo precisa saber é que a divisão de "perfume feminino", "perfume masculino" e "perfume unisex" é absolutamente arbitrária. Não há nada de errado em uma mulher usar um perfume "masculino" ou um homem um perfume "feminino".
Tanto é assim que o perfume Tabac, criado em 1959 pela empresa alemã Mäurer & Wirtz, possui um perfil aromático super "feminino" apesar de ser um perfume masculino: notas fortes de rosas vermelhas, lavanda, gerânios etc.
Da mesma forma, o blenheim bouquet da perfumaria inglesa Penhaligon´s, criado em 1902 por encomenda do duque de Marlborough e mais tarde adotado como perfume favorito de Wiston Churchill seria classificado por 8 de cada 10 pessoas que o cheirassem como feminino.
Outra lenda que tem que morrer é que só os franceses sabem fazer excelentes perfumes. Há perfumarias excelentes em dezenas de países. Dizer que um perfume é francês não é garantia de qualidade, da mesma forma, um perfume não francês não é garantia de coisa ruim.
Taí o Acqua di parma, a Penhaligon´s, a Floris e muitas outras pra não me deixar mentir.
"Mas como eu posso saber se um perfume é de qualidade, ouriço?"
Com bom senso e com as dicas que vou dar nesse fio!
A dica óbvia é começar evitando perfumes de empresas que não são sequer da área de beleza.
Como, por exemplo, as empresas que fabricam carros.
Empresas que fabricam tênis.
Empresas que fabricam óleo lubrificante (!!!!!!!!)
Da Victoria Secrets. Aristóteles já dizia que "fábrica de calcinha não faz perfume". A convenção de Haia classifica os VS como "tratamento desumano". A associação dos diabéticos e dos portadores de enxaqueca já soltaram nota conjunta condenando seu uso.
Perfumes "de celebridades".
Perfumes de fabricantes de canivetes.
O bom senso pede para evitar todas estas categorias de perfumes. A razão é simples: para sobrar dinheiro para pagar os royalties do uso das marcas e ainda ter lucro, os perfumistas usam óleos mais vagabundos em sua composição.
Agora que você já sabe os tipos de perfumes a evitar, vamos conhecer um pouco mais profundamente sobre as famílias das fragrâncias.
Os perfumes se dividem em 4 grandes famílias:
Fresco
Floral
Amadeirado
Oriental
Fresco é o rótulo usado para descrever os perfumes com notas herbais, verdes (como grama recém cortada), cítricas, aquáticas e frutadas. São perfumes que passam a ideia de felicidade e limpeza.
Un Jardin Sur Le Toit, da Hermes é um excelente exemplo de perfume Fresco Verde.
O Acqua di Parma, criado em 1916 pela empresa do mesmo nome, é um ótimo exemplo de perfume cítrico.
Mas, pra mim, o oscar dos perfumes cítricos vai para o Neroli Sauvage, criado em 1994 pela perfumaria Creed.
Se o AdP é um passeio à tarde pelas ruas de uma cidade da Costa Amalfitana usando uma camisa de linho e um chapéu panamá, o creed é ser dono de uma casa de praia no local
Nos Frescos Aquaticos temos perfumes famosos como o Acqua di Gio Profumo, Bvlgari Aqva, A Girl in Capri (da lanvin)
A família dos Florais é a que concentra o grosso dos perfumes "femininos" e tem como característica serem feitos de uma única nota floral (ex: rosas) ou um conjunto de notas.
É a casa de perfumes como o INCRÍVEL Lavandula, da Pengaligon´s
Ou, no campo masculino, do já mencionado Tabac, da Maurer & Wittz
A família Oriental evoca os aromas de especiarias quentes, resinas, florais opulentos, canela, cravo, âmbar e incenso (não necessariamente tudo ao mesmo tempo, não estamos em uma feira hippie!)
Os mais clássicos perfumes orientais são o Shalimar, da Guerlain (criado em 1925) e o Tabaróme, da Creed (criado em 1875)
A família Amadeirada é a das notas terrosas como madeira, musgo, terra, folhas molhadas.
São perfumes sérios do tipo que você usa em importantes reuniões.
Pra mim nada representa melhor esta categoria q o Encre Noire,lançado em 2006 pela Lalique.Suas notas de madeira de Cipreste,vetiver do haiti,vetiver bourbon, musgo e madeira caxemira o tornam o perfume mais sério existente.Tão sério q acho q é único perfume usável num velório
Quer chegar em uma reunião de conselho e comandar a direção? Duas borrifadas de Encre Noire e nenhuma piada trarão esse efeito.
Quer algo mais suave que as dezenas de camadas de madeira do Encre Noire? Tenta o Floris nº 89, criado em 1951 pela empresa homônima. Nos livros de Iam Flemming, é o perfume de James Bond.
Por hoje é só. Amanhã concluirei este fio falando sobre como e quando usar cada família de perfume e um pouquinho sobre reflexos pavlovianos (prometo que tem tudo a ver com perfume).
"Mas ouriço, eu não gosto de usar perfume. Faz tanta diferença assim na minha vida andar cheirosa(o)?"
Vou deixar esses tuítes aqui pra vocês tirarem suas conclusões.
Antes de entrar na parte de quando usar cada tipo de perfume vamos dar uma olhada nos "Sims" e "Nãos" dos perfumes?
1) Não jogue fora a caixa dos seus perfumes. Guarde eles dentro delas. O contato com a luz degrada as moléculas do perfume e mudam o seu cheiro. Bons perfumes guardados na caixa duram facilmente uma década antes de estragar.
2) Não misture perfumes. Há poucas pessoas no mundo com as qualificações necessárias misturar os óleos essenciais com bons resultados. Você não é uma delas.
3) DESODORANTE NÃO É PERFUME, por mais que a AXE queira te convencer do contrário. Prefira desodorantes sem cheiro ou de cheiro muito suave, pois eles não vão entrar em conflito com o seu perfume.
4) Não tome banho de perfume. Basta aplicar no pescoço e nos pulsos.
5) O seu perfume preferido só dura 2 horas? Não adianta aplicar mais para que ele dure mais tempo, você só vai incomodar as pessoas com o excesso de perfume. Compre uma garrafinha spray de uns 3ml e encha com seu perfume. Reaplique quando necessário.
6) Victoria Secrets só para fins de afugentação de pequenos animais.
7) Não use perfume na praia ou piscina. Além de possivelmente causar manchas na pele a interação com o protetor solar nunca é boa.
8) Não use perfume em um velório*
*com a exceção feita para o Encre Noire, que é tão sisudo que escapa da regra. Mas eu não usaria nem ele.
Todo perfume (que tenha um mínimo de qualidade) tem 3 cheiros: um no momento da aplicação (as notas de topo), um para a meia vida (nota de coração) e um para o fim do cheiro (nota de base). Vejam, por exemplo, as notas do Juniper Sling, da Penhaligon´s
"E no que isso importa, Ouriço?"
Importa que a última coisa que você deve fazer na vida é comprar um perfume logo após experimentar ele. O ideal é borrifar naquelas tirinhas de papel que há na perfumaria e ir cheirando de hora em hora até o cheiro acabar.
Assim você conhecerá todas as fases do perfume. Somente se todas elas agradarem é que você deve comprar.
Volto depois do almoço para concluir o fio.
"e como combinar o perfume com a ocasião, ouriço?"
O primeiro fator a considerar é o clima. Quando está um calor opressor você não vai querer usar um perfume muito madeira ou oriental. Da mesma forma, no frio siberiano você não vai querer usar um perfume super refrescante.
Outro fator é a ocasião. Um perfume fresco, alegre talvez não seja o ideal para um evento extremamente formal, sisudo.
Dito isso,muitas pessoas escolhem um perfume como "seu cheiro".Isto é possível pq a maioria dos perfumes é bem versátil e pode ser usada na maior parte das situações da vida cotidiana.
Ter "seu cheiro" tem a vantagem das pessoas se lembrarem de você sempre que sentirem o perfume
Uma dica para os militantes do grupo do "meu cheiro": para a associação pessoa->cheiro se formar são precisas duas coisas: 1) uso continuo e prolongando do perfume e 2) relativa raridade dele.
Ora, se todo mundo usar o mesmo perfume jamais ele será associado a você.
Para os militantes do grupo dos múltiplos perfumes o conselho é outro: usem os reflexos condicionados de Pavlov ao seu favor.
Ivan Pavlov ficou famoso descobrir o papel do condicionamento na psicologia do comportamento.
Ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, ele notou que com o tempo a salivação ocorria em situações que anteriormente
não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento).
Curioso, realizou experimentos em situações controladas de laboratório, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.
"e o que diabos isso tem a ver com perfume, ouriço? Tá tomando DORGAS?"
Tudo a ver. Se você separar um perfume para casa situação (e for bem rígida(o) nela) você vai desenvolver em si e nos outros um reflexo condicionado.
Por exemplo: planejou uma noite de amor fantástica? Escolha um perfume novo (talvez um oriental). Se ela foi fantástica, repita o perfume todas as vezes que se programar pra uma noite quente.
Seu cérebro e o de seu par vão começar a associar aquele cheiro ao sexo.
A excitação começará MUITO antes de vocês do primeiro toque.
O mesmo pode ocorrer em outras situações: deu uma palestra particularmente bem? Lembre do perfume que usou. Ele será um reforço de confiança nas próximas vezes.
*a excitação começará muito antes de vocês se tocarem.
É isso, pessoal. Espero que tenham gostado desse fio!
Essa camiseta da Hering custa R$69, a outra, da sunspel, custa R$1.200.
Ambas são "100% algodão", então como uma pode custar dezessete vezes mais que a outra? Vem comigo que eu vou te contar.
Se você fizer essa pergunta para um economista, por exemplo, eu (@rodrigozeidan), o @claudiolucinda , o @AlexSchwartsman ou o @pfnery eles vão responder que existe camiseta de R$1200 no mesmo mercado onde se vende camiseta por R$69 por um motivo simples: alguém paga R$ 1200 em uma camiseta.
Eles estão certos, se ninguém estivesse disposto a pagar R$ 1200 em uma camiseta, não haveria camisetas de R$1200 à venda.
Isso, porém, não quer dizer que a camisa de R$ 69 é igual à de R$1200, muito pelo contrário.
Apesar de nas fotos elas serem basicamente indistinguíveis, há um oceano de diferença entre elas, e elas estão nas duas pontas de uma enorme ladeira de qualidade e preço.
A pedidos, fiozinho com soluções simples para evitar enormes dores de cabeça:
O Governo Federal acabou de lançar uma plataforma de bloqueio de sites de apostas. Ao ativar o bloqueio nem você nem ninguém se passando por você vai poder entrar em sites de Bets .
O Banco Central disponibiliza uma ferramenta que trava a abertura de contas em seu nome. Com ela habilitada fica impossível abrirem novas contas em seu nome ou associarem seu nome a novas contas bancárias.
Vou colocar meu chapéu de @WeiseFranklin por um minuto (e já peço perdão adiantado pela pensata)
Eu estava lendo a análise técnica das bets feita pelo Banco Central e me deparei com este parágrafo aqui que dia que 85% dos valores apostados são devolvidos aos ganhadores
Ou seja, a Bet fica com os 15% restantes.
Desses 15% ela tira os impostos, suas despesas de infraestrutura, as verbas de patrocínio, publicidade e influência digital e tem lucro.
Pare para pensar que grande parte dos times do campeonato brasileiro são patrocinados por bets.
Que praticamente todos os anúncios à beira dos estádios são de Bets.
Que uma das influenciadoras que anunciam bets teria recebido R$50 milhões de ADIANTAMENTO sobre o que seus seguidores perderiam na Bet.
Deixa eu explicar um negócio para vocês: praticamente toda vez que você fermenta um líquido para fazer bebida você produz uma mistura de etanol e metanol, com predominância maciça do primeiro sobre o último.
Como em bebidas destiladas (vinho, cerveja, saquê, hidromel) o teor alcoólico é baixo (até uns 12-15% nos vinhos mais potentes) e o principal álcool é o etanol (com larga vantagem sobre o metanol) você não sente os efeitos do metanol.
Quando você destila as bebidas fermentadas (cerveja vira moonshine ou vodca, vinho vira conhaque, caldo de cana fermentado vira cachaça etc) a concentração total de álcool sobre MUITO (vodca vai ter 10x mais álcool que cerveja, conhaque 4-5x mais álcool que vinho etc).
O Brasil não ganha nada quando um brasileiro vai pra Disney mas o Brasil ganha quando um americano vem para cá ao invés de ir para o México.
Se o americano quer dificultar a entrada do brasileiro, problema dele, eu quero que o americano entre fácil aqui e compre caipirinha com D. Maria.
Eu acho errado sacrificar os ganhos de D. Maria como retaliação pelo inconveniente que o senhor Olavo Mendonça Siqueira Campos teve de passar para ir em Miami.
Quem é ligado em relógios já deve ter percebido esse "botão" na posição de 10h nos relógios de mergulho da Omega ou esse "botão" na lateral dos Rolex Sea Dweller.
Mas você sabe o que é isso? É uma válvula de escape de Hélio.
Vai lendo aí que eu prometo que vai ser interessante
Quando você respira, o ar entra em seu pulmão e parte dele entra na corrente sanguínea através dos alvéolos pulmonares.
Quando você está fazendo um mergulho profundo, o ar é comprimido pela coluna d'água que está sobre você, em outras palavras, você está respirando ar comprimido
Se você retornar rapidamente à superfície, este ar comprimido pode formar bolhas dentro de sua corrente sanguínea, uma condição chamada "Doença de descompressão"
A doença de descompressão é grave e pode até ser fatal.