Aulinha sutil, mas forte de racismo estrutural em um pequeno VT no #BBB20, na interação entre Ivy, Marcela, com Telma defendendo Babu. E as pessoas não percebendo o próprio preconceito de uma forma quase natural.
É entretenimento, mas ganhar cara de experimento social mesmo.
Curioso que é uma cena que pode passar batida pra muita gente, poderia pra mim (acho mesmo que Ivy e Marcela não estão percebendo o próprio preconceito), mas pra quem sente na pela não passa. E Telma não fala, mas tá quase gritando em silêncio o que sentiu.
*ganha cara
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Uma semana depois do título do @Botafogo no @Brasileirao, hora de outra retrospectiva com o jornal. Foram 27 dos 38 jogos da campanha estampando as capas do @Jogo_Extra.
Curioso como as três primeiras parecem começar a contar a história que mal se sabia que ia acontecer, né?
Vitórias contra Fluminense, Grêmio e Bragantino na sequência, além de um empate no último minuto contra o Athletico. Parte da arrancada no 1° turno e que mostra a importância dos gols de Bastos nesse momento.
Empate contra o Vasco, vitórias diante do Cuiabá, Atlético-MG e Vitória. Regular, Botafogo não deixou o Flamengo escapar na liderança e reassumiu a ponta no finzinho do 1° turno.
Duas semanas depois da Glória Eterna alvinegra, deu tempo de buscar todas as capas da campanha do Botafogo na Libertadores.
A começar pela Pré, com Aurora 🇧🇴 e Bragantino 🇧🇷 como adversários. Pelas capas, dá pra perceber o protagonismo de Júnior Santos na época.
Segue o fio...
As dificuldades do 1° turno da fase de grupos e uma esperança em jogo em casa com primeiro gol de Luiz Henrique e boa atuação de Eduardo. Aos 7 (!) do segundo tempo do 3° jogo, Botafogo era lanterna, sem pontos, e perdia Tiquinho, seu único atacante.
No 2° turno mais duas vitórias, com Jr. Santos, herói esperado contra a LDU 🇪🇨 e Jeffinho, herói inesperado diante do Universitario 🇵🇪. Vaga nas oitavas garantida, mas sem conseguir confirmar o primeiro lugar do grupo, que ficou com o Júnior Barranquilla 🇨🇴.
O @andrizek presidente do Botafogo no @abola me lembra uma história na cobertura da semifinal da Copa do Brasil de 2014, Galo x Flamengo, em BH. Eu e @maurocezar cobríamos para a ESPN e estávamos hospedados no hotel do rubro-negro. No dia anterior ao jogo, o Luxemburgo (...)
🧵
... técnico do Flamengo na época, topou entrar ao vivo no Bate Bola e deu uma boa entrevista ao @maurocezar. No fim, ficamos todos pelo bar do hotel. Luxa e seu "vinhozinho", Mauro e o Lédio Carmona, que comentaria para o Sportv, e também estava no mesmo hotel. (+)
Chega um repórter de uma rádio do interior de Minas. Vê a rodinha. Pede pra entrar ao vivo com o Luxa, que a princípio não topa. A gente ajuda o colega e o técnico acaba topando. Exclusiva, ao vivo, rádio do interior, com o técnico do Fla. O cara fez e vibrou. Golaço. (+)
Um fio que mostra o egoísmo máximo em tempos de Covid, e explica por que a pandemia não vai passar tão cedo com a consciência social do brasileiro.
Uma história de que vivi essa semana enquanto fazia aniversário. Segue a thread ⤵️:
Minha casa precisava de uns ajustes. E era meu aniversário. Clara teve a ideia: me presenteou com duas diárias em um hotel histórico do Rio para deixarmos o apartamento livre para que os serviços fossem feitos + uma pequena celebração em um lugar diferente, seguro e bacana.
Ela escolheu o Hotel Nacional, em São Conrado, por ser clássico, bonito, com obras de arte ao ar livre e também por ser amplo, ter espaços abertos e prometer toda a segurança protocolar dos tempos de Covid. Pegamos um quarto no último andar. Fomos muito bem recebidos.
Por conta da pandemia, 66 atletas desistiram de jogar a NFL, seis não foram aos playoffs da NBA. Por que isso não ocorre no futebol, em especial no Brasil?
3) De Portugal, o @amatogian colabora com um panorama completo da situação de Jorge Jesus no @SLBenfica. Entre o campo, a política e até denúncias de corrupção, os detalhes de como a derrota na Champions vai afetar a vida do ex-treinador do Flamengo.
Acompanhei a Clara em TODOS os exames da gravidez.
No último, há 1 ano, a essa hora, pedi pra ficar na sala de espera do hospital porque passava Fla x Inter pela Libertadores na TV.
- Claro - ela disse.
Meia hora depois, reapareceu:
- Vamos ficar aqui. Teresa vai nascer.
Teresa só nasceu no dia seguinte graças à uma maravilhosa obstetra que acalmou o afã dos plantonistas do hospital por uma cirurgia, mas já dormimos lá. Fui pra casa buscar as coisas e deixei a chave nos vizinhos, com @fehpiana me oferecendo duas fundamentais boas doses de whisky.
Na volta, enquanto carregava uma mala e uma bola de pilates que me esmagava no banco de trás, peguei um motorista de Uber que tinha DEZ FILHOS COM A MESMA MULHER. E a corrida foi quase uma sessão de terapia sobre a vida e como ser feliz, da Tijica até Laranjeiras.