Thales Machado Profile picture
Pai da Teresa. Editor-chefe de Esportes no @JornalOGlobo/ @JornalExtra. Vez ou outra no #RedacaoSportv. thales.machado@oglobo.com.br
Bruno Mais Profile picture 1 added to My Authors
Dec 25, 2021 6 tweets 3 min read
O @andrizek presidente do Botafogo no @abola me lembra uma história na cobertura da semifinal da Copa do Brasil de 2014, Galo x Flamengo, em BH. Eu e @maurocezar cobríamos para a ESPN e estávamos hospedados no hotel do rubro-negro. No dia anterior ao jogo, o Luxemburgo (...)
🧵 ... técnico do Flamengo na época, topou entrar ao vivo no Bate Bola e deu uma boa entrevista ao @maurocezar. No fim, ficamos todos pelo bar do hotel. Luxa e seu "vinhozinho", Mauro e o Lédio Carmona, que comentaria para o Sportv, e também estava no mesmo hotel. (+)
Sep 27, 2020 16 tweets 4 min read
Um fio que mostra o egoísmo máximo em tempos de Covid, e explica por que a pandemia não vai passar tão cedo com a consciência social do brasileiro.

Uma história de que vivi essa semana enquanto fazia aniversário. Segue a thread ⤵️: Minha casa precisava de uns ajustes. E era meu aniversário. Clara teve a ideia: me presenteou com duas diárias em um hotel histórico do Rio para deixarmos o apartamento livre para que os serviços fossem feitos + uma pequena celebração em um lugar diferente, seguro e bacana.
Sep 20, 2020 5 tweets 4 min read
A edição dominical do @OGlobo_Esportes está realmente especial. Um fio com o que temos melhor:

1) O @rafaelmoliveira disseca o grave momento violento do futebol brasileiro, com ameaças e agressões de torcidas a jogadores. O que pode ser feito?

oglobo.globo.com/esportes/jogad… Image 2) Complementando, a @giulias_costa responde:

Por conta da pandemia, 66 atletas desistiram de jogar a NFL, seis não foram aos playoffs da NBA. Por que isso não ocorre no futebol, em especial no Brasil?

oglobo.globo.com/esportes/por-q…
Aug 22, 2020 4 tweets 2 min read
Acompanhei a Clara em TODOS os exames da gravidez.

No último, há 1 ano, a essa hora, pedi pra ficar na sala de espera do hospital porque passava Fla x Inter pela Libertadores na TV.

- Claro - ela disse.

Meia hora depois, reapareceu:

- Vamos ficar aqui. Teresa vai nascer. Teresa só nasceu no dia seguinte graças à uma maravilhosa obstetra que acalmou o afã dos plantonistas do hospital por uma cirurgia, mas já dormimos lá. Fui pra casa buscar as coisas e deixei a chave nos vizinhos, com @fehpiana me oferecendo duas fundamentais boas doses de whisky.
Aug 3, 2020 4 tweets 6 min read
Amigos, confirmando a boa nova:

com muita satisfação e orgulho, recebi o convite para ser o novo editor de Esportes do @JornalOGlobo, @jornalextra e @RevistaEpoca, o que já vinha fazendo interinamente desde março. Um desafio enorme, do tamanho da empolgação. Vamos juntos nessa. Image O trabalho estará sempre nos sites (oglobo.com/esportes, extra.globo.com/esportes e epoca.globo.com) das três marcas, bem como como na edição impressa diária dos dois jornais e semanal da revista. Por aqui, dá pra seguir @OGlobo_Esportes, o @Jogo_Extra. E a equipe ⤵️:
Jul 19, 2020 5 tweets 3 min read
⚽ Quais os treinadores conseguiram disputar mais tempo em alto nível nos últimos 50 anos no mundo?

Critérios: distância entre o ano da 1a e da última grande glória. Grande glória = vencer liga nacional, Eurocopa, Copa América ou ir à final de Libertadores, Champions ou Mundial. Image A lista é um BÔNUS TRACK de duas matérias que publicamos no @JornalOGlobo semana passada. Na primeira, uma tradução do jornal britânico Independent, que cria "o método" e questiona o que faz um treinador ficar tanto tempo em clubes com chances de vencer. oglobo.globo.com/esportes/quand…
Jul 9, 2020 4 tweets 1 min read
Com Kalou, futebol brasileiro passa a ter 20 jogadores que já foram à Copa do Mundo. Só 5 deles foram a mais de um Mundial.

🇯🇵 Honda 3 Copas(🇿🇦🇧🇷🇷🇺), 10J
🇧🇷 Ramires 2 Copas(🇿🇦🇧🇷), 11J
🇧🇷 Dani Alves 2 Copas(🇿🇦🇧🇷), 9J
🇧🇷 Fred 2 Copas (🇩🇪🇧🇷) 7J
🇨🇮 Kalou 2 Copas (🇿🇦🇧🇷) 6J Kalou também entra para a seleta lista de só quatro jogadores que atuam no futebol brasileiro e que marcaram gols em Copas:

🇯🇵 Honda (Botafogo) ⚽⚽⚽⚽
🇧🇷 Fred (Fluminense) ⚽⚽
🇨🇮 Kalou (Botafogo) ⚽
🇵🇪 Guerrero (Inter) ⚽
Jun 28, 2020 8 tweets 4 min read
Muito legal a matéria no Esporte Espetacular sobre os 70 anos da camisa 10 da seleção. Aqui, o ranking citado e, no link, o levantamento citado com os 111 jogadores que tiveram a honra de usar a camisa. oglobo.globo.com/esportes/2020/…

(na thread, o bônus do top-3 em casa dez anos) Image Os primeiros dez anos de vida da 10 tiveram a estreia de Pelé. Mas, mais velho, Didi foi quem mais usou. O vascaíno Pinga completa o pódio.

De 1950 a 1959:

1º Didi 27
2º Pelé 15
3º Pinga 9 Image
Jun 16, 2020 6 tweets 2 min read
Fim da lista. Estão nomeados pelo júri formado pelo @JornalOGlobo
e @jornalextra, os 70 maiores jogos dos 70 anos do Maracanã 🏟️, aniversariante do dia.

E os 10 mais grandiosos estão aqui. (na thread, o link para as outras 5 partes do ranking).
oglobo.globo.com/esportes/top-7… oglobo.globo.com/esportes/2276-…
May 7, 2020 8 tweets 3 min read
Um fio com tudo que publicamos hoje no @JornalOGlobo e @jornalextra após o Flamengo divulgar que 38 pessoas, entre jogadores, funcionários, comissão técnica e pessoas ligadas ao elenco testaram positivo para a Covid-19. oglobo.globo.com/esportes/coron… O abismo entre Brasil e Alemanha na pandemia, e nos testes realizado no Flamengo e nos 36 clubes da Bundesliga.
oglobo.globo.com/esportes/coron…
May 4, 2020 4 tweets 2 min read
Outra história com Aldir, agora envolvendo o @ultrajano. Estava começando na ESPN, fiz uma reportagem sobre a presença do Zico em composições musicais, uma homenagem ao aniversário do Galinho. Abri o VT com a voz de Elis Regina cantando "Gol Anulado" e logo começava a narração... Image Meu off (a voz do repórter na imagem), começava assim: "A música Gol Anulado, de João Bosco, na voz de Elis Regina fala sobre...". E o VT, que era bem legal, seguia por mais 5 minutos com entrevistas de Fagner, Moraes Moreira e Jorge Ben, tudo sobre Zico.
Apr 29, 2020 8 tweets 3 min read
Seguimos a série com os seis jogos que ajudam a entender a história de cada clube hoje, com os mineiros. É a vez do @Atletico. Não os maiores, nem as melhores, mas as partidas que fizeram o Galo ser forte e vingador hoje em dia. por @renan_damasceno
oglobo.globo.com/esportes/atlet… E já subimos a do rival de uma vez. Como o @Cruzeiro chegou até aqui como um dos clubes mais vitoriosos do país, mas em um momento bem ruim? Escolhemos seis partidas que explicam isso.
oglobo.globo.com/esportes/cruze…
Apr 18, 2020 4 tweets 3 min read
Para a torcida alvinegra: a capa do @OGlobo_Esportes de hoje é uma matéria especial de página inteira sobre o título estadual de 2010, que completa 10 anos hoje. Com histórias inéditas, como a de que Loco Abreu queria tatuar A TAÇA antes da final. Leia: oglobo.globo.com/esportes/botaf… Image E o Loco Abreu escreveu um depoimento sobre esse título e o porquê de ele ser tão valorizado pelos alvinegros. Também pode ser lido no site do @JornalOGlobo. oglobo.globo.com/esportes/botaf…
Mar 21, 2020 4 tweets 3 min read
O esporte no Globo e Extra de hoje para você ler durante a quarentena.

1) O @mneves_ mostra como, com a suspensão dos eventos esportivos, as TV's estão se virando: passando reprises de grandes jogos do passado + guia com os melhores VTs do fim de semana. oglobo.globo.com/esportes/repri… Image 2) Ronaldinho faz 40 anos hoje na prisão. O @bruno_marinho voltou no tempo e falou com o primeiro técnico do meia, Lazaroni, que tenta entender como o jovem que "com a bola, parecia um gato com novelo de lã" se meteu em tanta confusão na vida adulta m.extra.globo.com/esporte/ronald…
Mar 20, 2020 5 tweets 3 min read
Três tuítes, três pequenas histórias de três atletas - uma dona de casa👩‍👦, um tenente-coronel🎖️ e uma mulher judia ✡️ - que foram afetados com o cancelamento dos Jogos Olímpicos de 1940 (Tóquio🇯🇵, Helsinque🇫🇮) e 1944 (Londres🇬🇧) por conta da II Guerra Mundial.

Segue o fio. ImageImage Fanny Blankers-Koen🇳🇱quebrou 8 recordes mundiais no atletismo🏃‍♀️no começo da década de 1940, mas, por conta da guerra, não tinha Olimpíada para competir. Quando os Jogos voltaram, em 1948, ela já tinha casado, tinha 30 anos, dois filhos e desacreditada no esporte.

Ganhou 4 ouros. Image
Mar 20, 2020 4 tweets 3 min read
Olá. Uma pequena #thread com o que vocês podem ler ne edição de hoje do @OGlobo_Esportes nesta manhã/tarde de quarentena.

O @mneves_ dá esperança pra todo mundo. Mostra que China e Japão já estão se mexendo para o futebol voltar após o auge da Covid-19. oglobo.globo.com/esportes/em-me… O @igorsiqueira apurou sobre as chances de Brasileirão e Estaduais terem as fórmulas de disputa alteradas devido à paralisação.

oglobo.globo.com/esportes/coron…
Mar 13, 2020 4 tweets 1 min read
Botafogo queria fazer uma grande estreia para Honda.

1- Não foi inscrito a tempo contra o Boavista.
2- Não quis colocá-lo contra o Flamengo, por ser fora do Nilton Santos.
3- Contra o Paraná, o jogador ficou doente.
4- Contra o Bangu, risco de portões fechados pelo coronavírus. Em tempo: ainda não há notícias de que Botafogo x Bangu será com portões fechados. Tudo mantido até agora.

Em tempo 2: a torcida do Botafogo fez uma grande festa no aeroporto e merece uma grande estreia do japonês. Mas o jogo deveria ser com portões fechados. Bom senso.
Mar 10, 2020 4 tweets 3 min read
O que fazer diante do fato de que a história viva da seleção brasileira está morrendo? Com o falecimento de Jair Marinho passamos a ter pela primeira vez mais campeões de 1958, 62 e 70 mortos do que vivos.

Como cuidamos desta memória? No @JornalOGlobo. oglobo.globo.com/esportes/enten… ImageImage Para vocês terem uma noção de como a lei da natureza vem nos tirando aos poucos os 51 campeões da época mais gloriosa do futebol brasileiro.

ANO - VIVOS/ MORTOS
1970 - 51/ 0
1980 - 49/ 2
1990 - 45/ 6
2000 - 44/ 7
2010 - 38/ 13
2020 - 25/ 26

Na foto, Jair Marinho. Image
Mar 8, 2020 10 tweets 2 min read
Muita gente me perguntou o que eu vi de tão bom assim na Fonte Nova para o torcedor. Lá vai:

1- Uma ótima estrutura na porta do estádio incentivando o torcedor a se associar. Não era só umas moças com panfleto e banquinhos. Era uma central de atendimento mesmo.

(+) 2- Uma loja imensa na porta do estádio com produtos oficiais. Não era algo improvisado, é uma loja grande, com atendentes bem treinados, variedade de produtos, organização para comprar e pagar. Estava com fila pra entrar antes do jogo e funcionando no final.
Jan 9, 2020 6 tweets 3 min read
Acham a fórmula do Cariocão complicada? Segue o fio e olha como era na década de 20:

A 1ª divisão era dividida em Série A (8 clubes maiores) e Série B (8 clubes menores). Qualquer um dos 16 poderia terminar o ano como campeão estadual num esquema meio COPA JOÃO HAVELANGE. Os 8 times da Série A jogavam, em pontos corridos, turno e returno, entre si. Os da Série B faziam o mesmo entre os clubes menores.

O time com mais pontos da Série A se tornava um QUASE campeão carioca. Faltava um detalhe... Esperar um jogo, e torcer para o lanterna da Série A.
Dec 18, 2019 9 tweets 5 min read
Vou tentar explicar, num fio, o porquê de eu gostar tanto do Mundial de Clubes.

Sou apaixonado desde a infância. É que, antes ou depois da globalização, é um encontro de mundos que pouco se tocam, a presença de duas camisas que não foram feitas para jogar uma contra a outra. Antes, era pela distância. Hoje, porque não há equilíbrio. Mas o encontro de dois mundo que usualmente são completamente separados é especial. É como quando Chaves e Chapolin encontravam na mesma cena com aquela aura de efeito especial, ainda que um pouco tosco.