My Authors
Read all threads
1/ Vou pôr aqui um resumo de indicadores, alguns já publicados, que demonstram a necessidade deste "lockdown" (por enquanto ainda relativamente 'soft'). Os indicadores ilustram uma tenaz: cuidados de saúde claramente insuficientes e uma população mto exposta. #COVIDー19
2/ Camas de cuidados médios e intensivos por 100 mil habitantes. Portugal: 324,7. Itália: 262,5. Espanha: 242,6.
Olhando para o total de camas Portugal parece melhor preparado, mas nem todas são de cuidados críticos. Aí as coisas mudam de figura.
3/ Camas de cuidados intensivos por 100 mil habitantes.
Itália:12,5. Espanha:9,7. Portugal: 4,2. Fonte é estudo com dados de 2010 (citarei no fim). Para Portugal o número evoluiu entretanto para 6,4 camas, ainda assim um valor muito abaixo do de Itália, cujo sistema colapsou.
4/ Ventiladores por 100 mil habitantes. Itália: 12. Portugal:5,8. Espanha: não encontrei. Alemanha: 30,2. França e UK: 7,6. O valor de Itália está no Globe&Mail, jornal d referência canadiano. Para Portugal assumi o valor dito pelo pneumologista F. Frois. Números brutais p/nós.
5/ Nem todas as camas críticas e intermédias estão livres para doentes da Covid19: há outros doentes. Rácio de utilização das camas de cuidados intensivos e intermédios, em %. Itália: 78,9%. Espanha: 75,2%. Portugal: 66,8%. Valores do Eurostat.
6/ Agora a população alvo do vírus. Rácio da população com mais de 65 anos (e mortalidade maior). Itália: 22%
Portugal: 20% (3a maior, depois de Itália e Alemanha).
Espanha:19%. Coreia do Sul: 13%. China: 10%. Diferença entre China e Itália (e Portugal) aqui bem notória.
7/ Diabéticos em % da pop total. Itália: 6,7%ou 4.052.000 pessoas. Portugal: 9,3% ou 962.500 pessoas. Espanha: 6,8% ou 3.168.000 pessoas. Valores p/hipertensão e suficiência pulmonar (espero estar a escrever bem) são tb maus nestes três países. Estas pessoas estão + expostas.
8/ Esta tenaz, combinada c/ritmo de progressão da doença, mostra que no primeiro ciclo de infecção PT tem de adoptar medidas sociais restritivas. Teremos mais ciclos e meta tem de ser reforçar a capacidade de resposta do SNS. Não é possível paralisar a economia indefinidamente.
9/ A fonte do número de camas é o paper "The variability of critical care bed numbers in Europe". Restantes dados, onde não identificado, são do Eurostat e OCDE. Ficar em casa é a opção responsável. Escrutinar esforço do Governo p/reforço do SNS é essencial. /FIM.
10/ Adenda: a infecção de uma grd parte da população será inevitável. O que está em causa - eqto não há tratamento ou vacina - é "alisar" o ritmo da infecção para evitar uma pressão sobre o SNS além da capacidade de resposta. Este colapso é o q tem vitimado mta gente em Itália.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Bruno Faria Lopes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!