My Authors
Read all threads
O Brasil tem sido dominado por uma ideologia anti-Estado que nos deixou despreparados, intelectual e institucionalmente, para lidar com a pandemia da Covid-19 e com as crises associadas: sanitária, social, econômica e política (1/n)
2. Políticas de austeridade fiscal - imensos cortes orçamentários em políticas públicas essenciais como saúde, educação, ciência e tecnologia, infraestrutura - associadas com redução desproporcional e não planejada do Estado atrasam adoção de medidas, como o benefício emergencial
3.Chegamos à pandemia com direitos reduzidos, vários leitos ambulatoriais e de UTI já haviam sido perdidos, a atenção primária à saúde passava por forte ataque, profissionais de saúde com condições salariais e de trabalho deterioradas, aumento da demanda, redução da oferta no SUS
4. Ciência e Tecnologia praticamente sem dotação orçamentária, bolsas para pesquisadores reduzidas e cortadas, país sem investimento em todo seu imenso potencial de inovação, como temos visto agora com as rápidas pesquisas para lidar com coronavírus
5. Proteção social que deveria ser ampla estava perdendo seus status de direito e caminhando para mera filantropia. Bolsa Família com fila de mais de milhão, sequer esse conteúdo mínimo de sobrevida estava sendo respeitado. Informalidade ampliada. População desassistida.
6. É assim que a Covid-19 encontrou o Brasil: já com mais pobreza, mais desigualdades, mais desproteção social e laboral. Cada dia um desafio para garantir um alimento, pessoas com fome. Teto, só o dos gastos, a quantidade de pessoas em situação de rua muito maior.
7. E para enfrenta-la, as ações são muito lentas, descoordenadas, desproporcionais - beneficiam muito mais proteções financeiras que sociais; mais grandes do pequenas empresas; mais banqueiros que trabalhadores.
8. O pior é que o pós-pandemia já está em disputa. Enquanto agora até concordam em gastar para salvar vidas e garantir um mínimo de dignidade e condição de ficar em casa; já se organizam para o futuro são de volta forte da austeridade. Com mais cortes em direitos, em vidas.
9. Ou aproveitamos esse momento para propor mudanças estruturais ou sequer teremos a oportunidade de chegar à fase de dar significado a esse luto global que estamos vivendo com a pandemia. O mínimo é garantia permanente de proteção social (renda mínima e direitos) e ambiental.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Grazielle David

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!