My Authors
Read all threads
1. Imposto sobre patrimônio
Não provocará fuga massiva de capitais do Brasil.
Muito mais provável é que a riqueza permaneça no Brasil, porque é vantajoso para quem tem patrimônio.
Entenda e veja os dados: …
2... Existem leis, barreiras à remessa ao exterior e barreiras à emigração, além da composição do patrimônio que dificultam saída da riqueza. O Brasil pode e deve melhorar sua tributação de patrimônio.
Porque é um tributo mais eficiente do que tributar consumo e produção.
3... Não pode haver fuga de imóveis e capital físico em geral. Não dá para mandar sua casa para o exterior. Nem a fazenda. Nem o apartamento. Nem o caminhão. Nem a empresa. Metade da riqueza do Brasil é imóvel e cerca de 2/3 não consegue migrar internacionalmente.
4... A massa das aplicações financeiras do Brasil é em títulos públicos, previdência privada, poupança, CDB, etc. Isso não migra em função da tributação de patrimônio porque migrar é muito caro e difícil. Ou seja, não deve migrar, porque o Brasil é melhor para essa riqueza.
5. Quem tirar a riqueza do Brasil terá maior tributação no exterior e no Brasil. Qual é o rico brasileiro que quer pagar imposto de renda duas vezes, nos EUA e no Brasil? Porque se permanecer residente no Brasil, será bi-tributado. Só para sonegadores vale à pena evadir riqueza.
6... Quem tirar a riqueza do Brasil paga IOF. Para trazer de volta também paga IOF. É bastante imposto para ficar indo e voltando. A renda recebida no exterior é tributada no Brasil a tarifas mais altas que os investimentos no país.
7... Pessoas não vão migrar. Não é trivial ser residente em outro país para quem tem família, empresa, clientes, emprego no Brasil. Sequer é trivial ter visto para isso. Sequer trabalho, médicos, advogados, engenheiros não conseguem trabalhar em profissões fechadas no exterior.
8... Empresários no Brasil não vão se livrar de suas empresas e migrar capital. Dificilmente teriam condições de concorrer em mercados altamente competitivos como EUA e Inglaterra, ou lidar com os mercados cheios de barreiras dos países pouco desenvolvidos.
9. A maior parte dos capitais estrangeiros no Brasil nos últimos anos entrou para merges and acquisitions, ou seja, compra de capital instalado, é pequena a quantidade de investimentos para expansão do capital. Mesmo esta fuga não seria tão grave assim.
10... Se a fuga de riqueza se tornar um problema, é sempre possível revisar e reverter toda ou parte da tributação do patrimônio.
11. Alguma migração deve ocorrer. Já ocorre pelo Risco Brasil, por exemplo. Mas não deve ser nada alarmante – e se for, o processo é reversível. Existem maneiras de contornar coisas que eu mencionei, mas boa parte envolve ilegalidades.
12||| Concluindo: não precisa ter medo de tributar patrimônio, não há razões para temer grandes fugas de riqueza. Tributos sobre patrimônio são economicamente superiores a tributos sobre consumo e produção, portanto são uma boa decisão de política.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marcelo Medeiros

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!