O #pinadecasa de hoje é dedicado a “Saque e aproveite a vantagem”, uma obra bastante singular de José Leonilson (1957-1993). O adjetivo “singular” não é mera força de expressão.
Essa pintura sobre jornal é de fato uma das poucas que o artista fez nesse suporte no decorrer de sua trajetória. Leonilson realizou instalações, objetos e conjuntos extensos de trabalhos bidimensionais nos quais desenhava, pintava, escrevia e bordava sobre tela, tecido e papel.
Nesse caso específico, ele escolheu o noticiário impresso do dia como ponto de partida de sua composição em tintas guache e acrílica.
Nesse caso específico, ele escolheu o noticiário impresso do dia como ponto de partida de sua composição em tintas guache e acrílica.
Naquela data, 20 de maio de 1985, a manchete do Jornal da Tarde abordava a epidemia de AIDS, que crescia no mundo e começava a fazer vítimas no Brasil. Sobre a matéria a respeito do assunto que mais assombrava a juventude daquela época, e também sobre a página seguinte, (...)
ocupada por um anúncio publicitário de onde veio o título da obra, o artista representou apenas dois elementos: uma grande navalha atravessada na diagonal e bolhas vermelhas e douradas.
Com pinceladas soltas e simplificadas, a pintura beira a abstração, mas os contornos pontiagudos e o vermelho cor de sangue não deixam de sugerir uma situação de perigo e o medo do contágio. Seis anos depois Leonilson seria diagnosticado soropositivo e muitas de suas obras (...)
– já desde o início da carreira fortemente autobiográficas – passariam a comentar os estigmas sociais e a fragilidade física e emocional decorrente da doença.
“Saque e aproveite a vantagem” antecipa o destino trágico do artista, que morre em 1993. A obra, no entanto, permanece como memória de uma poética sempre ambivalente, na qual discursos públicos são atravessados por diários de intimidades (...)
e o legado histórico da arte também envolve sua capacidade de demonstrar que pode ser passageira, assim como as notícias e a própria vida.
Gostou do post de hoje? Conte pra gente! 😉
José Leonilson (Fortaleza, Ceará, Brasil, 1957 - São Paulo, São Paulo, Brasil, 1993)
Saque e aproveite a vantagem (1985)
Acervo da Pinacoteca de São Paulo. Doação da Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, 2016.
O que uma garrafa de refrigerante retornável e uma cédula de dinheiro têm em comum? Ambos possuem grande poder de alcance, são projetados para passar entre muitas mãos propagando certos conteúdos e valores.
Cildo Meireles, autor da obra apresentada no #pinadecasa de hoje, identificou esses dois objetos como “circuitos ideológicos”, responsáveis por tornar cotidiano o exercício de poder de algumas poucas pessoas sobre toda a sociedade.
Para comentar esses mecanismos de dominação do imaginário coletivo e demonstrar estratégias simples de subvertê-los, o artista realizou um conjunto de “inserções”. O gesto consistia em acrescentar mensagens poéticas ou de denúncia nesses objetos e devolvê-los à circulação, (...)