My Authors
Read all threads
Uma Thread sobre:
racismo estrutural x Babu x Atlanta
Sou muito fã de uma série chamada “Atlanta”, escrita e protagonizada por Donald Glover, rapper e ator. A série gira em torno de dois primos, juntos de alguns amigos, marginalizados que vivem no contexto do rap e periferia.
No episódio 05 da temporada 01, um dos protagonistas (o rapper Paper Boy) encontra o Justin Bieber em um jogo beneficente. Justin Bieber é um cuzão no episódio, faz xixi no chão, fala em rede nacional que vai “comer” uma repórter e, no geral, humilha as pessoa ao redor dele.
Em dado momento do episódio, Paper Boy se irrita com as atitudes de Justin Bieber e acaba entrando numa briga com ele no meio do amistoso de basquete beneficente em que os dois participavam.
Após o fim da partida, Justin pede desculpas em uma coletiva e apresenta um single novo bem no estilo “sorry”, dizendo que ele encontrou Deus, que é humano e que todos nós erramos. Paper Boy é colocado como vilão, Rapper boca suja e má influência para os jovens
Paper Boy é negro, está acima do peso, nasceu e foi criado na periferia, próximo à violência e tráfico, realidade da qual ele se expressa através da sua música.
No final do episódio, a mesma repórter que ouviu Justin Bieber dizer que ia “comer” ela em rede nacional, diz para Paper Boy não tentar ser protagonista e “executar o seu papel” que é ser o vilão, o bad guy.
Paper Boy é uma alegoria que eu faço ao Babu, agora ex-participante do #bbb20. Babu é negro, está acima do peso e nasceu e foi criado na favela. A mídia não deixa pessoas como Babu ou Paper Boy serem mais protagonistas do que os que se encaixam nos padrões. Eles não vendem tanto.
Como Justin Bieber diz no episódio 01x05 em “Atlanta”, todo mundo erra e todo mundo é humano... Mas isso não se aplica a pessoas que vivem em contextos e realidades diferentes do que a mídia coloca como “padrão”.
As pessoas de realidade periférica, sem os mesmos contextos e mecanismos que os escolhidos como padrão, pra se destacar, tem que “executar o seu papel”. Aceitar o não protagonismo e abraçarem o antagonismo ou o papel de coadjuvante.
Babu tem o mesmo perfil de Paper Boy. Foi marginalizado antes e durante o programa. Foi colocado como monstro, agressivo e amedrontador mesmo não sendo. Babu não recebeu segunda chance pra muita gente. Babu bateu o recorde de paredões e foi eliminado em um antes da final.
Babu é vencedor pra muita gente. É muita gente, assim como eu, quer que ele brilhe muito depois do reality. Ele é um ator muito talentoso, sensível e inteligente. Mas Babu não é o padrão de beleza e intelecto que o protagonismo exige. Infelizmente.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Lucas Zomer

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!