My Authors
Read all threads
Revendo o Irlandês e percebendo que eles vão mudando a película de kodachrome pra ektachrome pra ENR porque querem ir tirando a saturação e aumentando o contraste do visual. Pra que serve isso? Pra ajudar a distribuir tom pra história. Uma Thread sobre a fotografia de O Irlandês.
Kodachrome foi um rolo de filme muito famoso nos anos 70 por representar cores muito semelhantes às nossas lembranças da realidade. Puxava pro verde e esquentava um pouco a paleta pra deixar tudo com aquele aspecto de verão.
Recomendo a música “Kodachrome” do Paul Simon e o recente filme chamado “Kodachrome” que eu não achei tão legal mas é bittersweet. O filme acompanha uma roadtrip de um pai e um filho que não se dão bem pra revelar os rolos de Kodachrome no último laboratório que os processava.
Já o Ektachrome foi o sucessor espiritual do Kodachrome quando este foi interrompido pelo processo bem caro e trabalhoso da sua revelação! A paleta lembra bastante a do Kodachrome e é um dos meus rolos favoritos no momento.
Infiltrado na Klan, de Spike Lee, foi rodado em parte com ektachrome pra trazer esse lado vintage, meio retrô também.
E o formato ENR ficou muito popular com os filmes dos anos 2.000. Esse formato trazia um pouco mais pro contraste e falta de saturação.
O Resgate do Soldado Ryan talvez seja um dos maiores expoentes dessa pegada mais crua e menos mágica do processo de filmes.
E porque o Irlandês misturou e mesclou especificamente essa escolha de filmes? Foi só por estética?Essa perda de cor com o progredir do filme ajuda a contar a falta de esperança e de felicidade junto da imersão no cinismo do mundo da máfia. Fala sobre memória e arrependimento.
O filme não foi filmado só em película, uma boa parte do mesmo foi filmado com câmeras digitais que conseguiam emular o look que o Scorsese e Rodrigo Pietro queriam. Tanto pra saturação quanto pra contraste e falta de saturação.
Fotografia não é só estética. É linguagem e rima diretamente com a visão do diretor pro que ele quer passar em tom e narrativa. O próprio Scorsese já usou de outras linguagens fotográficas pra mostrar outras vertentes desse mesmo mundo da máfia.
Vide a glamourização retratada em Os Bons Companheiros e Cassino. Filmes que eu recomendo muito, inclusive!
Outro filme que marca bem a fotografia é Steve Jobs, de Danny Boyle. Onde três atos são separados quase que como uma peça de teatro mostrando 3 períodos de décadas específicas de Steve. Cada um dos atos é filmado com um formato característico da época. 16mm, 35mm e digital.
Amar cinema não é só falar o que você gosta ou não de um filme. Não é falar sobre os lançamentos da semana. É se aprofundar mesmo, querer saber como faz e se interessar pelo que constrói aquilo tudo. É viver pra isso e com isso. Espero que vocês tenham curtido essa Thread.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Lucas Zomer

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!