My Authors
Read all threads
Excelente artigo que precisa ser lido por todos que se dedicam a combater a onda de desinformação que acompanha a pandemia de covid-19, especialmente no Brasil. Saiu na prestigiosíssima Nature. Segue o fio. (1/12) nature.com/articles/d4158…
Acima de tudo precisamos parar de tolerar e legitimar pseudociência na área da saúde, especialmente em universidades, instituições médicas de referência (Einstein, Sírio) e órgãos reguladores como o Conselho Federal de Medicina. (2/12)
Se uma instituição respeitada como a USP (ou a Unicamp) oferece uma disciplina de homeopatia na graduação, é difícil argumentar contra o prefeito de Itajaí-SC que oferece tratamento homeopático contra covid-19. (3/12)
Da mesma forma o CFM reconhecer e regular a homeopatia como prática médica legítima torna a argumentação contra a iniciativa da prefeitura de Itajaí muito complicada, dada a autoridade atribuída aos médicos no Brasil. (4/12)
Professores da USP foram promotores de primeira hora da cloroquina e hidroxicloroquina como tratamento eficaz contra o covid-19 sem que a instituição ou seus colegas sérios reagissem rapidamente. (5/12)
Isso deu tempo para que espaços se abrissem no YouTube e na televisão (inclusive a Cultura) para promoção dessa terapia sem fundamento. Sua posição foi tomada como legítima. Quem defendeu a ciência (como eu!) foi amplamente acusado de de "torcer" pelo vírus. (6/12)
Hospitais prestigiosos imediatamente iniciaram testes clínicos com protocolos mal desenhados no afã de demonstrar eficácia de uma droga sem indício algum de potencial contra o vírus. Uma seguradora de saúde divulgou um artigo muito mal feito. (7/12)
O astroministro do MCTIC anunciou uma droga milagrosa secreta (porque ele não consegue pronunciar nitazoxanida) desenvolvida no CNPEM. A instituição (nem ninguém) não negou o óbvio exagero otimista e testes clínicos começaram sem registro público (8/12).
Para piorar, o CFM que deveria proteger a população de más práticas participou de uma reunião com o presidente e comparsas e oficializou a autorização para médicos receitarem HCQ para pacientes com Covid-19, mesmo sem base científica alguma. (9/12)
A percepção do público ávido por uma solução rápida e fácil para a pandemia é que não só a ciência não encontra uma solução, mas está atrapalhando os "verdadeiros" pesquisadores que enfrentam o "sistema". O mesmo sempre foi dito em relação a práticas alternativas (10/12).
Cientistas precisam aumentar muito sua visibilidade social, no Twitter, no YouTube, nos blogs, na grande imprensa. Chamar pseudociência pelo nome. Não aceitar e denunciar quando alguém explicar que homeopatia é um efeito quântico. (11/12)
Corrigir más interpretações da ciência deve ser percebido como uma responsabilidade profissional dos cientistas. Boa ciência e fé pública são as únicas armas que temos contra a desinformação. Não podemos permitir a volta às trevas. (12/12)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leandro R. Tessler

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!