My Authors
Read all threads
[COMO SER UM CONSERVADOR - review]
Primeiramente devo pontuar que Roger Scruton é britânico e crente de que o sistema democrático funciona. Ele é mais estatista que liberais, mas menos que socialistas.
Scruton faleceu em 2020, deixando um grande legado de reflexões acerca da sociedade, da estética e da cultura.
O que me motivou a ler esse livro foi a grande confusão acerca dos conceitos que temos. As pessoas falam em conservadorismo sem saber o que significa. Usam a direita brasileira como exemplo ou acham que conservador é sinônimo de machismo.
Para esclarecer num primeiro momento, comecei pelo Scruton. O livro é dividido em 13 capítulos, sendo que começa com “a mentira no socialismo” e segue com as verdades. Verdade no capitalismo, no liberalismo, no ambientalismo, etc etc.
Na mentira sobre o socialismo e verdade sobre capitalismo Scruton explica a retórica marxista, do discurso de soma zero. Esse discurso infere que quando alguém está ganhando, outra pessoa deve perder.
Que o dinheiro é somente uma transferência e sempre haverá um beneficiado e um prejudicado. Para explicar porque está errado, Scruton invoca a escola austríaca, com Mises e Hayek, explicando que o capitalismo é um sistema de trocas voluntárias.
As pessoas vão fazer negócios se isso for produtivo e bom para elas. Uma pessoa que tem muito dinheiro acumulado mas não investe ou não consome é pior do que alguém que pega o valor, constroi um prédio e aluga.
Pois isso permite que pessoas que sozinhas não poderiam construir uma casa no momento tenham a possibilidade de uma moradia mais fácil, enquanto o proprietário continua ganhando dinheiro. Em resumo, o capitalismo resolve problemas em conjunto, enquanto o socialismo apenas cria.
Na verdade no liberalismo, Scruton traz que a sociedade só é possível caso os membros tenham soberania sobre a própria vida, as próprias escolhas, poder recusar ou aceitar relações e contratos. Ressaltou a importância da cultura na sociedade. Recordou do início dos EUA
em que a constituição foi escrita com ideias de liberdade e respeito ao indivíduo. Uma cultura de liberdade é imprescindível para que essas relações sejam mantidas. Defendeu também as leis do estado para que se mantivesse essas liberdades.
Nesse capítulo também traz sobre a inflação dos direitos hoje. A declaração de direitos humanos diz que família e casamento, nacionalidade, educação, a ajuntamento publico e até diversão.
Diferentemente do dinheiro, esses direitos não naturais se configuram sim como soma zero.
Quando se diz que casamento é um direito publico, se nenhuma mulher quiser se casar com certo homem, alguém deve ser obrigada a isso? Se a educação é um direito, um educador deve dar esse serviço gratuitamente. Ou seja, ao beneficiar alguém, outra pessoa perde necessariamente.
“Uma doutrina de direitos humanos só faz jus ao nome caso os direitos por ela definidos possam ser estabelecidos a priori”

A retórica dos direitos deslocou-se das liberdades à reinvindicação.
Já na verdade sobre o multiculturalismo, Scruton fala sobre a liberdade de não aceitar estrangeiros na sua comunidade. Se o imigrante vem ao nosso país porque vê que tem mais benefícios aqui, nada mais justo que adaptar seu modo de viver à nossa cultura e não impô-la à nossa.
Não tem essa história de não julgar muçulmano porque não respeita as mulheres europeias. O julgamento de valor não pode ser proibido. Chamou à atenção ao fato de hoje não podermos julgar nenhuma outra cultura, mas julgam a cultura ocidental como se estivessem analisando de fora.
Ambientalismo: Scruton diz que a solução está em tentar achar uma solução global. O problema é que consumimos mas não arcamos com a consequencia. Quando andamos de avião, vamos ao supermercado ou apertamos a descarga, estamos exportando os custos disso para terceiros
e proximas gerações.
A ideia de solução é dar poder às comunidades locais. Dar responsabilidade aos pequenos de grupo, para que seja feito de baixo pra cima e nao imposto de cima para baixo, como é hoje com a ONU e os governos planejando o ambientalismo.
Trouxe o exemplo da floresta de Robin Hood que foi preservada localmente por ser algo que representava as pessoas, que estava em sua cultura e que por respeito e identidade, a comunidade sozinha manteve esforços pra mantê-la por muitos anos.
Além disso, Scruton não critica a industrialização. Há o mito de que os operários passavam por péssimas condições e as crianças trabalhavam muito cedo. Mas antes disso, não há literatura que conte como era a situação das crianças nas fazendas, em que muitas,
elas eram colocadas em posições piores, trabalhavam mais cedo ainda e não tinha ninguém perto para comover-se com elas.
Nas cidades, as crianças ficavam sob os olhos da população educada e com dinheiro que poderia se dar ao luxo da compaixão
Internacionalismo: a imigrção criou minorias potencialmente desleais e antinacionais.
Critica a união europeia por tentar resolver muita coisa de cima. A Suiça sempre resolveu seus problemas na esfera local por meio de livre associações de cidadãos.
Só pediam ajuda de autoridades maiores quando necessitavam. A UE acabou com isso impondo instituições que devem ser usadas.

Por isso cidadãos comuns tem armas :))
Conservadorismo: Invoca Kant, mas quanto ao imperativo categórico. “pacta sunt servanda” acordos devem ser honrados.
Para o conservador nada se conquista pela cultura de transgressão, exceto a perda que a deleita, a perda da beleza como valor e finalidade.
Bem, conservadorismo é conservar as coisas. Não aproveitar somente o hoje, mas fazer planos para o futuro. Respeitar o país que você mora, as liberdades individuais, os contratos, a tradição estabelecida há milênios.
As instituições religiosas são importantes, não importa qual seu tipo. A beleza importa. Já pensaram como as nossas cidades são feias, e ninguém se importa com isso? Essa beleza se manteve na Europa mas porque elas são muito mais antigas.
A importancia da amizade para o conservadorismo. Uma vez as conversas, apenas pessoais, necessitavam que você prestasse atenção ao outro e somente isso.
Hoje podemos conversar com 15 ao mesmo tempo e decidir suspender a conversa e pensar em outra coisa. Infelizmente
não pensamos mais a longo prazo, se não não passaríamos tanto tempo nas redes sociais.
A importância do matrimônio também. É errado o estado permitir ou proibir matrimonios, porque se ele faz isso, perde o sentido da instituição sagrada que é, porque o estado não é segrado.
Questiona o matrimonio entre homossexuais porque o matrimonio é para gerar filhos. Na Grécia antiga não havia tanto amor entre os pais, mas o laço era pra gerar descendentes, o que é impossivel entre esses grupos.
Enfim, chama atenção a uma série de pequenas coisas que os conservadores atuais, em grande parte não fazem. Mas que seria sua base. Conservar as coisas, não agredir, pensar porque as coisas são assim e buscar uma vida de qualidade a longo prazo.
Tolerar mesmo os progressistas, os pensamentos reacionários porque eles tem liberdade de expressão, mesmo que seja para falar besteira

Conservadorimos é sobre a humanidade.
Pra quem tiver interesse, tem um documentário FANTASTICO dele no YouTube



Mesmo que você não seja conservador eu aposto que vai gostar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Roberta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!