O que é a narração?
Narrar é contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos. Em outras palavras, é contar uma história, que pode ser real ou imaginária.
Tanto é possível contar uma história que ocorreu com outras pessoas, quanto narrar fatos acontecidos com você. Essa decisão determinará o tipo de narrador a ser utilizado em sua redação.
Narrador em 1ª pessoa: Narrador em 1ª pessoa é aquele que participa da ação, ou seja, que se inclui na narrativa. Trata-se do narrador personagem.
Estava andando pela rua quando de repente tropecei em um pacote embrulhado em jornais. Peguei-o vagarosamente, abri-o e vi, surpreso, que lá havia uma grade quantia em dinheiro.
João estava andando pela rua quando de repente tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Pegou-o vagarosamente, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
Estava parado no ponto de ônibus, quando vi, a meu lado, um rapaz que caminhava lentamente pela rua. Ele tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Observei que ele o pegou com todo o cuidado, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
Depois de escolher o tipo de narrador que você vai utilizar, é necessário ainda conhecer os elementos básicos de qualquer narração.
1. FATO (o que se vai narrar);
2. TEMPO (quando o fato ocorreu);
3. LUGAR (onde o fato se deu
4. PERSONAGENS (quem participou do ocorrido ou o observou)
6. MODO (como se deu o fato);
7. CONSEQUÊNCIAS.
TÍTULO
1º Parágrafo - Explicar o fato que será narrado. Determinar o tempo e o lugar. Introdução
personagens. Desenvolvimento
(detalhadamente). Desenvolvimento.
É o que costuma aparecer nas ocorrências policiais dos jornais, nas quais os redatores apenas informam os fatos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que estão noticiando. Apresenta um cunho impessoal e direto.
- um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do sr. Floriano Pacheco.
Os fatos são apresentados levando-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na história. São relatados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens.
Em uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avisei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre.
O Texto Narrativo
Narrar é contar uma história, um fato, um acontecimento, quer dizer, fala do que acontece a uma ou várias personagens.
Normalmente um texto narrativo organiza-se em três partes:
Introdução – apresenta a situação inicial, localiza a ação ( onde e quando se passa a história), descreve as personagens / geralmente estas informações são dadas na introdução.
A um texto com estas características damos o nome de narrativa fechada.
No espaço - Onde?
No tempo - Quando?
Exemplo:
«A rosa vai passando para as minhas mãos as bolas coloridas, longos fios prateados e dourados […]»
O narrador pode ser:
Participante ou presente (se participa na história como personagem)
Não participante ou ausente ( se se limita a contar a história, sem participar nela).
Atenção! Por vezes as personagens podem ser animais ou coisas.
Principais – (herói ou heroína da ação)
Secundárias – (têm um papel menor na história)
A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.
Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.
O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato.
Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor.
Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo.
A narrativa de ficção é construída, elaborada de modo a emocionar, impressionar as pessoas como se fossem reais.
Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:
Esquematizando temos:
Apresentação;
Complicação ou desenvolvimento;
Clímax;
Desfecho.
A narrativa é centrada num conflito vivido pelos personagens. Diante disso, a importância dos personagens na construção do texto é evidente.
Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo.
Os elementos que compõem a narrativa são:
Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
Narrador (narrador- personagem, narrador-observador).
Tempo (cronológico e psicológico);
Espaço.
O narrador é elemento fundamental para o sucesso do texto, pois esse é o dono da voz, o que conta os fatos e seu desenvolvimento. Atua como intermediário entre a ação narrada e o leitor.
O enredo é a estrutura da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos gera um conflito que por sua vez é o responsável pela tensão da narrativa.
Os personagens são aqueles que participam da narrativa, podem ser reais ou imaginários, ou a personificação de elementos da natureza, ideias, etc. Dependendo de sua importância na trama os personagens podem ser principais ou secundários.
O espaço onde transcorrem as ações, onde os personagens se movimentam auxilia na caracterização dos personagens, pois pode interagir com eles ou por eles ser transformado.
A duração das ações apresentadas numa narrativa caracteriza o tempo (horas, dias, anos, assim como a noção de passado, presente e futuro).
Ao produzir uma narração o escritor deve estar atento à todas as etapas. Dando ênfase ao elemento que se quer destacar.