My Authors
Read all threads
Tipos de Narrativa

O que é a narração?

Narrar é contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos. Em outras palavras, é contar uma história, que pode ser real ou imaginária.
O narrador

Tanto é possível contar uma história que ocorreu com outras pessoas, quanto narrar fatos acontecidos com você. Essa decisão determinará o tipo de narrador a ser utilizado em sua redação.
Este pode ser de dois tipos:
Narrador em 1ª pessoa: Narrador em 1ª pessoa é aquele que participa da ação, ou seja, que se inclui na narrativa. Trata-se do narrador personagem.
Exemplo:
Estava andando pela rua quando de repente tropecei em um pacote embrulhado em jornais. Peguei-o vagarosamente, abri-o e vi, surpreso, que lá havia uma grade quantia em dinheiro.
Narrador em 3ª pessoa: Narrador em 3ª pessoa é aquele que não participa da ação, ou seja, não se inclui na narrativa. Temos então o narrador-observador.
Exemplo:
João estava andando pela rua quando de repente tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Pegou-o vagarosamente, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
Em textos que apresentam o narrador em 1º pessoa, ele não precisa ser necessariamente o personagem principal; pode ser somente alguém que, estando no local dos acontecimentos, presenciou-os.
Exemplo:
Estava parado no ponto de ônibus, quando vi, a meu lado, um rapaz que caminhava lentamente pela rua. Ele tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Observei que ele o pegou com todo o cuidado, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.
Elementos da narração

Depois de escolher o tipo de narrador que você vai utilizar, é necessário ainda conhecer os elementos básicos de qualquer narração.
Todo texto narrativo conta um fato que se passa em determinado TEMPO e LUGAR. A narração só existe na medida em que há ação, que é praticada pelos personagens.
Um fato acontece por uma determinada CAUSA e desenrola-se envolvendo certas circunstâncias. É importante mencionar o MODO como tudo aconteceu e as CONSEQUÊNCIAS provocadas pelo acontecimento.
Elementos básicos do texto narrativo:

1. FATO (o que se vai narrar);

2. TEMPO (quando o fato ocorreu);

3. LUGAR (onde o fato se deu

4. PERSONAGENS (quem participou do ocorrido ou o observou)
5. CAUSA (motivo que determinou a ocorrência);

6. MODO (como se deu o fato);

7. CONSEQUÊNCIAS.
Uma vez conhecidos esses elementos, resta saber como organizá-los para elaborar uma narração. Dependendo do fato a ser narrado, há inúmeras formas de dispô-los.
Todavia, apresentaremos um esquema de narração que pode ser utilizado para contar qualquer fato. Ele propõe-se a situar os elementos da narração em diferentes parágrafos, de modo a orientá-lo sobre como organizar adequadamente sua composição.
ESQUEMA DE NARRAÇÃO
TÍTULO
1º Parágrafo - Explicar o fato que será narrado. Determinar o tempo e o lugar. Introdução
2º Parágrafo - Causa do fato e apresentação dos
personagens. Desenvolvimento
3º Parágrafo - Modo como tudo aconteceu
(detalhadamente). Desenvolvimento.
4º Parágrafo - Consequências do fato. Conclusão
Narração Objetiva

É o que costuma aparecer nas ocorrências policiais dos jornais, nas quais os redatores apenas informam os fatos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que estão noticiando. Apresenta um cunho impessoal e direto.
Exemplo:
- um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do sr. Floriano Pacheco.
Narração Subjetiva

Os fatos são apresentados levando-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na história. São relatados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens.
Exemplo:
Em uma certa manhã acordei entediada. Estava em minhas férias escolares do mês de julho. Não pudera viajar. Fui ao portão e avisei, três quarteirões ao longe, a movimentação de uma feira livre.
Categorias da Narrativa

O Texto Narrativo

Narrar é contar uma história, um fato, um acontecimento, quer dizer, fala do que acontece a uma ou várias personagens.
Estrutura da narrativa:
Normalmente um texto narrativo organiza-se em três partes:
Introdução – apresenta a situação inicial, localiza a ação ( onde e quando se passa a história), descreve as personagens / geralmente estas informações são dadas na introdução.
Desenvolvimento - conta a ação propriamente dita ( Por exemplo: quando acontece na história um problema que é preciso resolver / tudo o que se passa a seguir é já o desenvolvimento.
Conclusão - apresenta o final da ação ( Por exemplo – quando se encontra a solução para um problema chega ao fim a história / é a conclusão.
A um texto com estas características damos o nome de narrativa fechada.
Quando não conhecemos a conclusão, dizemos que se trata de uma narrativa aberta.
Localização da ação:
No espaço - Onde?
No tempo - Quando?
Autor: É a pessoa que imagina a narrativa.
Exemplo:
«A rosa vai passando para as minhas mãos as bolas coloridas, longos fios prateados e dourados […]»
Narrador: É um ser imaginário, criado pelo autor a quem cabe contar a história.
O narrador pode ser:
Participante ou presente (se participa na história como personagem)
Não participante ou ausente ( se se limita a contar a história, sem participar nela).
Personagens: Pessoas que vivem os acontecimentos que são contados no texto.

Atenção! Por vezes as personagens podem ser animais ou coisas.
As personagens podem ser:
Principais – (herói ou heroína da ação)
Secundárias – (têm um papel menor na história)
Tipos de textos narrativos

A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.
Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão:
Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.
O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato.
E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento.

Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor.
Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles:
Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo.
Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romântico, etc.
É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.
Novela: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem.
Em comparação ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao Conto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens.
Conto: É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo.
Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.
Crônica: por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos.
A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.
Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente, no objetivo do texto, que é o de dar algum ensinamento, uma moral.
Outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos.
Anedota: é um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. É geralmente breve e depende de fatores como entonação, capacidade oratória do intérprete e até representação.
Nota-se então que o gênero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer também em linguagem escrita.
Lenda: é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita.
O autor, portanto é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionárias.
A Narrativa de Ficção ou Narração

A narrativa de ficção é construída, elaborada de modo a emocionar, impressionar as pessoas como se fossem reais.
Quando você lê um romance, novela ou conto, por exemplo, sabe que aquela história foi inventada por alguém e está sendo vivida de mentira por personagens fictícios.
No entanto, você chora ou ri, torce pelo herói, prende a respiração no memento de suspense, fica satisfeito quando tudo acaba bem. A história foi narrada de modo a ser vivida por você. Suas emoções não deixam de existir só porque aquilo é ficção, é invenção.
No “mundo da ficção” a realidade interna e mais ampla que a realidade externa, concreta, que conhecemos.
Através da ficção podemos, por exemplo, nos transportar para um mundo futuro, no qual certas situações que hoje podem nos parecer absurdas, são perfeitamente aceitas como verdadeiras.
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito.
Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:
Esquematizando temos:
Apresentação;
Complicação ou desenvolvimento;
Clímax;
Desfecho.
Exemplo:

O sulcador majestoso dos espaços azuis
soundcloud.com/nelson-valente…
Protagonistas e Antagonistas

A narrativa é centrada num conflito vivido pelos personagens. Diante disso, a importância dos personagens na construção do texto é evidente.
Podemos dizer que existe um protagonista (personagem principal) e um antagonista (personagem que atua contra o protagonista, impedindo-o de alcançar seus objetivos).
Há também os adjuvantes ou coadjuvantes, esses são personagens secundários que também exercem papéis fundamentais na história.
Narração e Narratividade

Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo.
Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.
Os Elementos da Narrativa
Os elementos que compõem a narrativa são:
Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
Narrador (narrador- personagem, narrador-observador).
Tempo (cronológico e psicológico);
Espaço.
Narrador e o Foco Narrativo

O narrador é elemento fundamental para o sucesso do texto, pois esse é o dono da voz, o que conta os fatos e seu desenvolvimento. Atua como intermediário entre a ação narrada e o leitor.
O narrador assume uma posição em relação ao fato narrado (foco narrativo), o seu ponto de vista constitui a perspectiva a partir da qual o narrador conta a história.
O ENREDO

O enredo é a estrutura da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos gera um conflito que por sua vez é o responsável pela tensão da narrativa.
OS PERSONAGENS

Os personagens são aqueles que participam da narrativa, podem ser reais ou imaginários, ou a personificação de elementos da natureza, ideias, etc. Dependendo de sua importância na trama os personagens podem ser principais ou secundários.
Há personagem que apresenta personalidade e/ou comportamento de forma evidente, comuns em novelas e filmes, tornando-se personagem caricatural.
O ESPAÇO

O espaço onde transcorrem as ações, onde os personagens se movimentam auxilia na caracterização dos personagens, pois pode interagir com eles ou por eles ser transformado.
O TEMPO

A duração das ações apresentadas numa narrativa caracteriza o tempo (horas, dias, anos, assim como a noção de passado, presente e futuro).
O tempo pode ser cronológico, fatos apresentados na ordem dos acontecimentos, ou psicológico, tempo pertencente ao mundo interior do personagem.
Quando lidamos com o tempo psicológico a técnica do flashback é bastante explorada, uma vez que a narrativa volta no tempo por meio das recordações do narrador.
Concluindo

Ao produzir uma narração o escritor deve estar atento à todas as etapas. Dando ênfase ao elemento que se quer destacar.
Uma boa dica é: observar os bons romancistas e contistas, voltando a atenção para seus roteiros, na forma como trabalham os elementos em suas narrativas. Por exemplo: A escritora @gloriafperez
Boa noite!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Prof. Nelson

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!