My Authors
Read all threads
Não há um povo no poder. Um país é povoado por um conjunto heterogêneo de pessoas, com interesses difusos e por vezes contraditórios. Tal conjunto abarca diferentes visões sobre o exercício do poder, com parcelas sub-representadas pela corrente dominante.
Nunca um presidente assumiu o poder no Brasil eleito pela maioria da população apta a votar. Presidentes sobem a rampa do Planalto com o apoio de uma maioria mínima dos votos válidos. A diferença é significativa porque escancara o quão limitada é a representação do seu poder.
Em 2018, o Brasil tinha 147,3 milhões de eleitores. Bolsonaro foi eleito por 39% da população apta a votar. Ou seja: 61% do país não o elegeu. Quase 2/3.

Em 2014, num conjunto de 135,2 milhões de eleitores, Dilma não recebeu o voto de 62% do país.
É também por isso que nenhuma eleição é um cheque em branco. A separação de poderes exerce um controle indispensável sobre os ímpetos autoritários porque cria um sistema de freios e contrapesos para que a parcela dominante não engula as demais.

E é aqui que entra o palanque.
No populismo, "povo" é uma abstração retórica que identifica a corrente dominante como a única identidade nacional, condenando as demais à posição de anti-povo, adversárias do poder, à margem das instituições.

Não é apenas autoritário. É flagrantemente equivocado.
É esta concepção política a mãe de uma sociedade radicalizada, intolerante com suas dissidências, paralisada pela imaturidade de líderes megalomaníacos incapazes de reconhecer a legitimidade de vozes dissonantes.
E é este artifício que cria uma horda de fanáticos, não mais dispostos a debater ideias e a negociar eventuais consensos com diferentes setores da sociedade, mas a encampar uma luta moral do bem contra o mal, personalista e messiânica.

É o DNA do nosso atraso.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo da Silva

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!