Rodrigo da Silva Profile picture
Este perfil é contraindicado para reacionários, populistas e apologistas de ditaduras. A persistirem os sintomas, uma biblioteca deverá ser consultada.
83 subscribers
Jul 23 6 tweets 5 min read
A galera do @siteptbr publicou esse tweet mais cedo. E eu decidi explicar como funciona a eleição americana de um jeito tão fácil que mesmo o pessoal do @siteptbr conseguirá entender.

Segue a thread: Image Pense na eleição americana como se fosse um jogo de tabuleiro.

Imagine que o mapa dos EUA seja esse tabuleiro, com os seus 50 estados.

Os dois jogadores que estão na disputa – ou seja, os candidatos a presidente – tentarão conquistar esses estados. Mas cada estado tem um peso diferente.

Ganhou a Flórida? 30 pontos pra você. Levou o Texas? Soma mais 40.Image
Jun 26 9 tweets 15 min read
A Bolívia está sofrendo uma tentativa de golpe de história.

Conto aqui embaixo por que essa é a sina da América Latina (e o que está acontecendo na Bolívia): Foi como uma onda.

Desde a eleição de Hugo Chávez, em 1998, a América Latina viu a ascensão de inúmeros líderes da esquerda socialista – um período chamado pela própria esquerda de pós-neoliberalismo.

Num curto intervalo, os socialistas foram capazes de eleger presidentes no Brasil 🇧🇷, na Argentina 🇦🇷, na Bolívia 🇧🇴, no Equador 🇪🇨, no Chile 🇨🇱, na Costa Rica 🇨🇷, em El Salvador 🇸🇻, na Guatemala 🇬🇹, em Honduras 🇭🇳, na Nicarágua 🇳🇮, no Paraguai 🇵🇾, na República Dominicana 🇩🇴 e no Uruguai 🇺🇾.

Quase todos os presidentes eleitos nesses países têm algo em comum: o Foro de São Paulo.

O Foro de São Paulo é uma conferência de partidos e grupos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Ao contrário do que possa parecer, não há nada secreto ou conspiratório a seu respeito. O Foro tem um site oficial, eventos públicos e ampla cobertura da imprensa.


A organização foi fundada em 1990 por iniciativa do Partido dos Trabalhadores, em conjunto com o Partido da Revolução Sandinista, da Nicarágua, o Partido Comunista de Cuba e outros grupos políticos da região.

O principal objetivo do Foro de São Paulo é reunir forças de esquerda da América Latina para debater estratégias e ações conjuntas, e alcançar o poder.

O Foro surgiu em um contexto de queda do Muro de Berlim e do colapso da União Soviética, eventos que forçaram uma reconfiguração das forças políticas de esquerda em todo o mundo. Na América Latina não foi diferente.

Ao longo dos anos, o Foro de São Paulo tem sido alvo de críticas e controvérsias.

Enquanto alguns veem a organização como uma plataforma importante de articulação da esquerda latino-americana, outros a criticam pela promoção de agendas populistas e autoritárias.

O que não dá pra negar é que o Foro tem desempenhado um papel significativo na política da América Latina nas últimas décadas.

Esses são os membros mais importantes da organização:

- o Partido dos Trabalhadores, do Brasil;
- o Movimento para o Socialismo, da Bolívia;
- o Partido Comunista de Cuba;
- a Frente Sandinista de Libertação Nacional, da Nicarágua;
- o Movimento Regeneração Nacional, do México;
- a Frente Ampla, do Uruguai;
- o Partido Socialista Unido da Venezuela;
- o Partido Liberdade e Refundação, de Honduras;
- o Partido Revolucionário Moderno, da República Dominicana;
- o Partido Revolucionário Democrático, do Panamá
- o Partido Trabalhista de Santa Lúcia.

Todos esses partidos governaram os seus países nessa década. Muitos estão no poder nesse momento.

Todos comungam de uma rejeição à influência dos Estados Unidos na América Latina.

E a origem desse sentimento é bastante justificável.forodesaopaulo.orgImage
Image
Image
Image
Jun 18 8 tweets 10 min read
Três notícias dos últimos dias que escancaram a hipocrisia ideológica: 1.

Nessa semana, viralizou um vídeo de apoio de pastores evangélicos a Nicolás Maduro.

Maduro está transformando a Venezuela numa espécie de Evangelistão da América do Sul.

O ditador venezuelano diz que, ao contrário dos católicos, os evangélicos são “a verdadeira igreja de Deus”, e está transformando a religião num braço do Estado.

Em 2023, ele chegou a lançar um programa de governo chamado Mi Iglesia Bien Equipada, para prestar suporte financeiro aos pastores do país.
elpais.com/internacional/…
Jun 16 6 tweets 11 min read
Hoje, o governo brasileiro se recusou a assinar a declaração final sobre a Cúpula pela Paz na Ucrânia, assinada por 80 países.

A razão é uma só: o que Lula deseja na guerra da Rússia na Ucrânia não é um plano de paz, mas um termo de rendição da Ucrânia.

Conto aqui embaixo: Lula nunca escondeu a sua subserviência à Rússia.

Em 2022, ele chegou a dizer que Zelensky era culpado pela Rússia ter invadido o território ucraniano.


Na ocasião, lamentou as críticas que a comunidade internacional fazia a Putin:

“As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver!”


Lula, no entanto, sempre estimulou ódio a Zelensky. Ele chegou a dizer que, ao pedir apoio internacional para que a Ucrânia não desaparecesse do mapa, Zelensky (“um bom comediante”) estava usando a guerra para “aparecer”:

“Eu não conheço o presidente da Ucrânia. Agora, o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Ou seja, ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação.”

“Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais.”

“Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’.”

“Numa guerra não tem apenas um culpado.”


Qual é a negociação que Zelensky deveria adotar para encerrar a guerra? Para Lula, ceder às exigências russas e entregar o seu território a Moscou.

Em 2023, Lula criticou o presidente ucraniano dizendo que Zelensky não poderia “querer tudo” e deveria abrir mão de parte do território do seu país para as forças invasoras russas.


É exatamente o que o Kremlin deseja: o fim da guerra mediante a anexação do território ucraniano. A “paz” é apenas um instrumento retórico.em.com.br/app/noticia/po…
veja.abril.com.br/coluna/radar/p…
veja.abril.com.br/coluna/radar/p…
noticias.uol.com.br/ultimas-notici…
Jun 12 13 tweets 39 min read
Nessa semana, fui provocado no X a falar sobre a extrema-direita.

Muitos usuários dessa rede social não acreditam sequer que ela existe.

Será verdade? O que é a extrema-direita?

Essa é a maior thread que eu já publiquei aqui: Em linhas gerais, esses são os maiores partidos de extrema-direita na Europa:

O Rassemblement National (conhecida até pouco tempo como “Front National”), da França. 🇫🇷

O Alternative für Deutschland (AfD), da Alemanha. 🇩🇪

A Lega Nord, na Itália. 🇮🇹

O Freiheitliche Partei Österreichs (FPÖ), na Áustria. 🇦🇹

E o Fidesz, na Hungria, sob a liderança de Viktor Orbán, o primeiro-ministro do país. 🇭🇺

Por que eles são considerados de extrema-direita – e o que define a extrema-direita – eu falarei mais à frente.

Mas é um fato que muitos dos eleitores conservadores brasileiros se sentem pessoalmente ofendidos quando esses partidos são chamados de extrema-direita.

A ironia é que essas organizações, e as suas lideranças políticas, estão umbilicalmente conectados a dois adversários geopolíticos históricos da direita: a Rússia e a China.

Como eu mostrarei na sequência, muitos dos militantes conservadores brasileiros estão tão cegos por ideologia que são incapazes de perceber, mas espalham propaganda russa e chinesa nessa rede social sob a pretensa desculpa de defender o pensamento político conservador.Image
Image
Image
Image
Jun 10 13 tweets 10 min read
Nesse final de semana teve eleição para o Parlamento Europeu.

Qual foi o resultado? Para que serve esse negócio? É verdade que a extrema-direita veio com tudo? E a esquerda?

Conto nessa thread: O Parlamento Europeu desempenha um papel significativo na vida dos cidadãos dos países membros da União Europeia (são 27 países).

Entre outras coisas, o grupo cria leis que regulam o mercado europeu (normas sobre concorrência, normas técnicas, direitos do consumidor, regulamentações empresariais, etc), leis ambientais, políticas comuns em agricultura e pesca, leis relacionadas a direitos fundamentais (como asilo e imigração), regulamentos sobre saúde pública e políticas de segurança*.

*Cabe registrar que a política externa e de defesa é principalmente da competência dos países, e não do Parlamento Europeu, e, por isso, o resultado das eleições para o parlamento não produz qualquer impacto imediato no apoio da União Europeia à Ucrânia.Image
Feb 25 18 tweets 26 min read
Parece que nem faz tanto tempo que a Rússia invadiu a Ucrânia para tentar anexar seu território.

Mas o evento previsto para durar dois dias completou dois anos nesse final de semana.

Isso foi o que aconteceu nesse período: - Segundo a ONU, 6,5 milhões de ucranianos vivem nesse momento como refugiados em outros países (mais da metade são mulheres e 1/3 são menores de idade). A Guerra da Rússia na Ucrânia gerou o maior número de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Apenas para efeito de comparação, desde 1947 até hoje, o conflito Israel-Palestina gerou 5,9 milhões de refugiados palestinos registrados.


unrefugees.org/emergencies/uk…
unrwa.org/palestine-refu…Image
Image
Image
Image
Feb 20 9 tweets 7 min read
Nos últimos dias, alguns tweets antissemitas viralizaram nessa rede diminuindo a dor e o protagonismo dos judeus no Holocausto. Houve até quem dissesse que o mundo só se importa com esse episódio porque "judeus são ricos".

O antissemitismo é intolerável porque causou isso aqui:


Image
Image
Image
Image
Feb 9 16 tweets 17 min read
Bolsonaro liderou uma tentativa de golpe de Estado no Brasil?

O que aconteceria se um golpe fosse bem-sucedido em nosso país?

Quais as chances disso acontecer?

E o STF? E a imprensa?

Preparei uma longa thread falando sobre isso tudo aqui embaixo: Ontem, se você não estava em coma, leu que a Polícia Federal realizou uma operação que investiga a participação de membros do governo Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado.

Mas antes de tocar nesse assunto, acho que essa é uma boa oportunidade para falar sobre como funcionam os golpes de Estado.

Será muito mais fácil analisarmos o momento em que o Brasil atravessa se entendermos quais são os incentivos que colaboram para isso.

Mas já adianto: essa é a maior thread que já publiquei por aqui. A leitura será longa. Se serve de consolo, prometo tentar fazê-la o menos maçante possível.Image
Feb 5 19 tweets 15 min read
Neste domingo, Nayib Bukele foi reeleito presidente de El Salvador com mais de 80% dos votos.

Afinal, Bukele é um sujeito autoritário? O que explica a sua popularidade? Por que ele diz que é o "ditador mais cool do mundo"?

Conto aqui embaixo: Se não apontar no mapa, você dificilmente conseguirá detectar. Mas este é El Salvador, o único país da América Central sem acesso ao Mar do Caribe.

Esta é uma nação com uma área menor que o Sergipe, o menor estado brasileiro.

Aqui vivem pouco mais de 6 milhões de pessoas.Image
Jan 23 20 tweets 15 min read
A América Latina tem inúmeros defeitos, mas há um ramo de atividade que somos realmente muito talentosos: produção de cocaína.

Como os nossos governos estão envolvidos nessa história?

Há mais políticos de direita ou de esquerda ligados a essa indústria?

Conto aqui embaixo: 20 milhões de pessoas usam cocaína no mundo.

Os europeus são obcecados por cocaína. Os americanos também.

Mas apesar do interesse dos países ricos por ela, a cocaína é um dos poucos produtos bem sucedidos que são cultivados, processados e distribuídos na América Latina. Image
Jan 9 12 tweets 4 min read
O Equador está pegando fogo.

E aqui embaixo conto como essa história chegou até aqui: Essa história nasce aqui: no acordo de paz do governo da Colômbia com as FARC, em 2016.

Graças a esse acordo, Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia, ganhou um Nobel da Paz.

Mas se essa decisão trouxe certa estabilidade para a Colômbia, teve o impacto oposto no Equador.
Jan 5 15 tweets 14 min read
Nessa quinta, a Mynd veio a público oferecer sua posição sobre os últimos acontecimentos envolvendo o nome da empresa.

Fatima Pissarra, sua fundadora e CEO, também concedeu algumas entrevistas.

Aqui embaixo conto o que ela diz – e o que ela não diz: A Mynd diz que está sendo vítima de uma campanha de “ódio” fabricada pelas redes sociais.

Entre outras coisas, seu comunicado afirma que a empresa jamais orquestrou “postagens em conjunto de nenhuma forma”, “a não ser a divulgação de ações publicitárias”.

meioemensagem.com.br/midia/mynd-neg…
Jan 2 16 tweets 8 min read
Ela é chamada pelos seus críticos de Máfia Digital. E seus tentáculos são bem maiores do que as pessoas imaginam.

Você leu nos últimos dias sobre a Mynd. Chegou a hora de conhecer o porão da empresa: Esse sujeito aqui se chama Murilo Henare.

Murilo é o fundador e CEO da Banca Digital.

A Banca Digital agencia alguns dos maiores perfis de fofoca das redes sociais brasileiras, e está ligado à Mynd, maior agência de marketing de influência do país.Image
Dec 23, 2023 24 tweets 9 min read
Como a morte de uma jovem, vítima de uma fake news criada por páginas de fofoca, está ligada a uma indústria multimilionária que sustenta alguns dos maiores influenciadores do país.

A thread: Essa mulher aqui se chama Fátima Pissarra.

Fátima é a CEO da Mynd, a maior agência de marketing de influência do país – que Fátima construiu ao lado da cantora Preta Gil e do publicitário Carlos Scappini.

Não é possível entender a internet brasileira sem conhecer a Mynd.Image
Oct 18, 2023 10 tweets 6 min read
Os erros da imprensa na cobertura da explosão que atingiu o Hospital Ahli Arab, em Gaza, foram o capítulo mais vergonhoso do jornalismo neste ano.

Ser jornalista não é ser relações públicas de um grupo terrorista.

Os mesmos links, para as mesmas matérias, com 24h de diferença: O Globo, 17/10:

Ataque de Israel a hospital mais antigo de Gaza deixa pelo menos 500 mortos, diz ministério da Saúde


O Globo, 18/10:

Explosão em hospital deixa ao menos 500 mortos, diz Ministério da Saúde de Gaza
web.archive.org/web/2023101718…
oglobo.globo.com/mundo/noticia/…


Image
Image
Oct 15, 2023 11 tweets 9 min read
Pelo menos 6 milhões de judeus foram assassinados no Holocausto, um dos episódios mais perversos da história.

E essas foram algumas dezenas de tweets "isolados" publicados nos últimos dias nessa rede social:


Image
Image
Image
Image
Sep 18, 2023 25 tweets 11 min read
Nos últimos meses parece haver um aumento de propaganda pró-ditaduras (China, Coreia do Norte, Rússia, etc) nessa rede social.

O que será que está causando isso?

Vamos ver: Há alguns dias, a Meta divulgou que excluiu quase 9 mil contas falsas no Facebook e no Instagram.

Essas contas faziam parte de uma rede de propaganda e agitação pró-China conhecida como Spamouflage Dragon, que atua em 50 plataformas, incluindo o Twitter.

about.fb.com/news/2023/08/r…
Aug 23, 2023 4 tweets 6 min read
Yevgeny Prigozhin é mais um nome que se soma à lista de russos mortos de maneira suspeita, quase sempre por causa de alguma queda.

Há muitos anos Putin e outros líderes do governo russo são suspeitos de mandar assassinar dezenas de opositores.

Essa é a lista de algumas dessas mortes. Limitei esse conteúdo a apenas os últimos 2 anos:

5/11/2021, Kirill Zhalo

Diplomata. Suspeito de ser um espião. Caiu do terceiro andar da Embaixada da Rússia na Alemanha.

27/12/2021, Yegor Prosvirnin

Blogueiro. Publicava críticas a Putin. Caiu da janela de seu apartamento, em Moscou.

18/04/2022, Vladislav Avaev

Oligarca. Ex-vice-presidente do Gazprombank, um dos principais canais de pagamentos de petróleo e gás na Rússia. Foi encontrado morto em seu apartamento. Sua esposa e filha também foram encontradas mortas.

19/04/2022, Sergey Protosenya

Oligarca. Ex-vice-presidente da Novatek, empresa de gás natural da Rússia. Foi encontrado morto, enforcado, na Espanha. Sua esposa e filha foram mortas por golpes de machado.

08/05/2022, Alexander Subbotin

Oligarca. Ex-diretor da Lukoil, uma das poucas empresas russas que se manifestaram contra a guerra na Ucrânia. A suspeita é de que ele tenha sido intoxicado por veneno de sapo.

08/06/2022, Artem Bartenev

Juiz federal. Foi encontrado morto depois de cair da janela de seu apartamento, no décimo segundo andar.

26/08/2022, Dan Rapoport

Investidor. Crítico público de Putin. Caiu da janela de um apartamento residencial de alto padrão.

01/09/2022, Ravil Maganov

Presidente da Lukoil, gigante russa de petróleo e gás. Se manifestou contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. Caiu da janela do sexto andar de um hospital em Moscou.

10/09/2022, Ivan Pechorin

Empresário. Principal gestor da Corporação para o Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico. Caiu de um barco enquanto navegava junto à Ilha Russky, no mar do Japão.

21/09/2022, Anatoly Gerashchenko

Cientista. Ex-chefe do Instituto de Aviação de Moscou, ligado ao Ministério da Defesa russo. Morreu após cair de uma escada.

10/12/2022, Dmitry Zelenov

Oligarca. Morreu após cair de uma escada.

26/12/2022, Pavel Antov

Deputado russo. Criticou publicamente a invasão russa na Ucrânia e os ataques aéreos a Kyiv, descrevendo-os como “terror” russo. Caiu da janela de um hotel na Índia.

14/02/2023, Vladimir Makarov

General. Era o chefe da caça aos ativistas de oposição na Rússia. Foi encontrado morto em casa com um tiro na cabeça, um mês após ser demitido por Putin.

16/02/2023, Marina Yankina

Oficial do alto escalão do Ministério da Defesa da Rússia. Caiu da varanda de seu apartamento, no 16º andar de um prédio em São Petersburgo.

20/05/2023, Piotr Kucherenko

Vice-ministro da Ciência da Rússia. Criticou a invasão russa na Ucrânia chamando-a de "fascista". Morreu após passar mal num avião voltando de Cuba.

24/06/2023, Kristina Baikova

Vice-presidente do Loko-Bank. Morreu após cair do 11º andar de um prédio em Moscou. Aqui uma thread que publiquei no início de 2022 com algumas mortes suspeitas - ou tentativas de assassinato - anteriores a 2021.

Aug 16, 2023 32 tweets 18 min read
Volta e meia me perguntam se há gente ganhando dinheiro para defender o governo chinês nas redes sociais brasileiras.

Há.

E uma reportagem publicada há poucos dias pelo New York Times dá até nome aos bois.

Conto essa história aqui: Você provavelmente nunca ouviu falar nesse sujeito. Mas certamente já esbarrou no seu trabalho.

Ele se chama Neville Roy Singham. Neville é americano, tem 69 anos e uma fortuna avaliada em mais de 700 milhões de dólares.
Aug 14, 2023 13 tweets 7 min read
A Argentina pode eleger um presidente anarcocapitalista.

E isso é o que você precisa saber sobre esse história: Em primeiro lugar: Javier Milei não foi eleito presidente. Ele venceu as prévias (30%), um processo importante, mas que "só" serve pra definir quem estará no pleito.

O primeiro turno será dia 22 de outubro, e o segundo dia 19 de novembro.

Domingo, Milei provou ser competitivo. https://t.co/GdJY1y3btVtwitter.com/i/web/status/1…
Image