A problemática dos gatos. Sabemos que as pessoas possuem muitas dúvidas, mas precisamos falar: gatos soltos e gatos abandonados são um problema ambiental gigantesco. Precisamos explicar e você precisa entender a importância de deixar seu gato preso dentro de casa! Segue o fio:
Antes queria deixar uma coisa clara: o gato não tem culpa. Quem leva e trás espécies exóticas pelo mundo somos nós, os gatos apenas sobrevivem! Mas e agora? Gatos estão dizimando faunas locais, e precisamos encontrar uma solução. Só tenha algo em mente, nós somos os culpados.
Exemplo no Brasil: em Fernando de Noronha temos hoje muitos gatos e teiús, ambos foram introduzidos no arquipélago. Pesquisadores falam que os teiús estão colocando em risco até as tartarugas do local, e os gatos principalmente o Trachylepis atlantica, lagarto endêmico do local.
Endêmico é quando uma espécie só ocorre naquele local, como é o caso do Trachylepis atlantica. Hoje estão em risco principalmente pela predação dos animais introduzidos no local. Como é o caso dessa foto, um gato predando esse animal endêmico.
Estudos feitos nos EUA mostram que os gatos americanos matam anualmente entre 1,4 e 3,7 bilhões de pássaros e de 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos. A maior parte desta matança é atribuída aos gatos de rua e também aos que possuem dono, mas deixam o animal solto.
Já um estudo publicado em Abril, mostram que os gatos de estimação têm um impacto ecológico 4-10X ao de um predador selvagem, ou seja, gatos matam mais presas, em uma determinada área, do que predadores selvagens de tamanho semelhante.
Além de matar as presas dos animais locais, desequilibrando totalmente a teia alimentar, matam até 10 vezes mais do que seria o normal, ajudando muito em levar uma espécie ao declínio populacional.
Já na Austrália, pesquisadores acompanharam 13 gatos soltos, sendo registrada 7,2 vítimas por gato a cada 24 horas, e os gatos sequer consumiam as presas em 25% das vezes. Na Austrália a situação está tão critica que o governo está envenenando os gatos, pois virou praga.
E agora? Causamos todo esse estrago. Gatos e cachorros (conversa para outro dia, específica para eles) soltos são um problemão para a fauna silvestre! Esses dados lá em cima as vezes não contam os insetos, anfíbios, repteis, ou seja, o número é muito maior!
Se você ama o meio ambiente e o seu animal, não faz sentido nenhum em deixa-lo solto. Gatos soltos podem ser atropelados, podem sofrer na mão de outros pessoas, e ainda causam esses problemas ambientais. Amar o meio ambiente e deixar o gatinho solto não combina.
Gente, não coloquei nada sobre castração pois não tenho conhecimento suficiente sobre o assunto. Se alguém quiser complementar com essa informação (com fontes) será bem-vindo e se for ok eu coloco junta da thread.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O termo megafauna engloba grandes mamíferos que viveram entre 2,5 milhões até cerca de 12 mil anos atrás. Vamos conhecer, entender sua biologia e por quê aqui no Brasil não estão mais presentes.
Pra falar da megafauna na América do Sul, precisamos falar primeiro do Grande Intercâmbio Americano (GABI).
O GABI foi o processo de troca faunística entre a América do Sul e América do Norte. Animais do Sul foram para o Norte e animais no Norte foram para o Sul.
Isso só foi possível pois por volta de 10 milhões de anos atrás, atividades tectônicas promoveram surgimento de terra entre as Américas, promovendo um tipo de "ponte" entre a América do Sul e a América do Norte, que estavam separadas desde o Cretáceo.
Uma das histórias mais fascinantes já vistas em fósseis. Uma mãe carrega seu filho em uma caminhada de mais de 1 km caminhando super rápido, no meio de mamutes, preguiças-gigantes e tigres-dente-de-sabre. Ela vai com criança, mas volta sozinha... +
Essa história está registrada no Novo México, EUA. As pegadas fósseis são datadas em cerca de 11 mil anos, e mostram as pegadas de uma possível mãe (ou um homem adolescente) que alterna levando uma criança (cerca de 2 anos) no colo e hora caminhando com a criança no chão.
Como sabemos tudo isso? Pelo formato da pegada conseguimos ver onde a pressão foi maior na hora de pisar, e conseguimos ver diferenças quando há apenas a pegada da mulher com a criança no colo, e na volta, apenas a mulher, sem a criança.
As pinturas rupestres contam como era o passado através de imagens. São registros super legais e bem abundantes no Brasil. Algumas pinturas demonstram animais, contam histórias e mostram o cotidiano desses seres humanos que viveram milhares de anos atrás.
Segue o fio:
A Serra da Capivara é um dos locais onde mais existem registros de pinturas rupestres no planeta. A idade das artes está entre 12 e 6 mil anos atrás.
Animais são representado nas pinturas, como pro exemplo, essa família de capivara.
Um dos animais mais representados nas pinturas são os cervos (veados). Em alguns casos, até com muitos detalhes, que é possível até arriscar a espécie em questão.
7 de setembro marca a data em que o último tigre-da-tasmânia morreu e entrou para pra triste lista de animais completamente extintos.
A história do tigre-da-tasmânia lembra a história da nossa onça-pintada, e ela está caminhando para o mesmo fim. Segue o fio para entender:
O tigre-da-tasmânia vivia em partes da Oceania e foi extinto em definitivo em 7 de setembro de 1936, com último individuo da espécie morrendo completamente solitário.
As causas da extinção são algumas, e infelizmente vemos isso com os nossos olhos aqui no Brasil também:
Uma das principais causas da extinção do tigre foi por que eles eram considerados ameaças a rebanhos (ovelhas, cabras, etc), com isso, os criadores dos rebanhos matavam esse animal, inclusive com recompensas pela morte do animal.
Se o ser humano veio do macaco, por que ainda existem macacos?
Muita gente usa este 'argumento' para tentar falar que a Evolução é uma farsa, ou as vezes por não saber mesmo, uma dúvida normal. Vamos resolver e explicar essa pergunta agora! Segue o fio:
A frase ''homem veio do macaco'' já inicia errada pelo motivo: quando você fala que veio de algum lugar, se pressupõe que você não esteja mais lá, e é ai que essa frase está errada. Nós não viemos do macaco, nós somos macacos!
Foto: dedo de um gorila com despigmentação.
O ponto vermelho marca onde houve a separação das linhagens que deram origem aos chimpanzés (nossos parentes vivos mais próximos) e a linhagem dos seres humanos! Essa divisão ocorreu há cerca de 7 milhões de anos.
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento que Pero Vaz registrou as suas primeiras impressões sobre a terra que depois viria a ser chamada de Brasil.
Alguns animais e plantas são descritos na carta, mas quais?
Segue o fio:
''Estavam com um 'sombreiro' na cabeça com penas vermelhas como de papagaio.''
Muito provavelmente eram penas de uma arara-vermelha (Ara chloropterus), por sua distribuição e cores das penas.
E logo em seguida falam de ''penas de ave amarela''. Como falam que também traziam em seus corpos, imagino que sejam penas de arara-canindé (Ara ararauna)