My Authors
Read all threads
Quão provável é um impeachment de @jairbolsonaro neste momento? Avançaria no Congresso agora que o presida atraiu os partidos do "centrão"?

Falamos com quem pediu o impeachment de Bolsonaro: @cirogomes, @kimpkat, @joicehasselmann, @alefrota77, @fernandapsol e outros

Siga o FIO:
Eu sou o @andreshalders, correspondente da BBC em Brasília e nerd das políticas.

Publiquei uma reportagem relativamente longa sobre este assunto hoje.

O texto completo está disponível aqui:

bbc.com/portuguese/bra…
Nesta semana, o governo começou a fazer as primeiras "entregas" de cargos para o Centrão -- ontem, o governo nomeou um indicado dos partidos PP / Avante para o comando do DNOCS.

Comandará um orçamento de R$ 2,1 bilhões, dos quais R$ 265 milhões estão livres para investimentos.
Nesta quinta, mais uma nomeação do "centrão": Tiago Pontes Queiroz se tornou o novo Secretário Nacional de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), na conta do Republicanos -- antigo PRB.
Para @fernandapsol, Bolsonaro pode ter ganhado tempo -- mas não indefinidamente.

"Não sei quantos (deputados) já se venderam, nessa 'base alugada' desses partidos com os quais ele está negociando, mas a Câmara também é muito permeada pela pressão popular", diz ela.
Melchionna lembra outros momentos, desde o governo de Fernando Henrique (@FHC), nos quais a pressão da população conseguiu mudar o resultado no Congresso.
Uma avaliação parecida é feita por Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos líderes do @MBLivre.

Para Kim e o MBL, a situação política está se deteriorando e é uma "questão de tempo" até que a permanência de Bolsonaro no Planalto se torne inviável.
PS. O Kim é do DEM tá, não é do @partidonovo30 não. Ele está salvo assim na minha agenda pq é um número "novo" dele. 😆😆
Também perguntei a @cirogomes se ele achava viável um impeachment agora.

Ciro: este juízo cabe ao Congresso.

Mas "como instituição da sociedade civil, meu partido (PDT) e eu nos sentimos obrigados a fazer a representação demonstrando os crimes e pedindo as providências".
"Sem esta mensagem contra Bolsonaro, se poderia pensar que seus crimes não provocam a devida reação do povo brasileiro que cultiva o estado de direito democrático", diz @cirogomes
Uma curiosidade: o pedido de Ciro e do PDT veio acompanhado de 765 páginas de provas documentando os atos do presidente da República -- principalmente reproduções de reportagens e posts de redes sociais.
O @alessandromolon é o líder do PSB na Câmara e um dos autores do pedido de impeachment formulado pelo partido. Segundo ele, a viabilidade do impeachment vai depender da pressão popular -- e há bons motivos para crer que esta vai aumentar nas próximas semanas e meses
Molon: "Um fator fundamental (para o impeachmnent), que é o apoio da população a esta iniciativa, tem crescido substancialmente. E vai ficando claro que os brasileiros querem o afastamento do presidente, para proteger o país de seus atos contrários aos interesses da nação"
Há até agora 36 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro. Um deles já foi rejeitado -- restam 35 sobre a mesa de @RodrigoMaia.

Dentre esses pedidos, estão as denúncias formuladas por dois ex-aliados de Bolsonaro: @joicehasselmann e @alefrota77.
Hasselmann: ao sair do governo, @SF_Moro apontou "pelo menos meia dúzia de crimes" de Bolsonaro -- entre eles o de tentar intervir na Polícia Federal para impedir investigações contra sua família.
A líder do PSL -- que foi líder do governo no Congresso -- diz que o melhor seria Bolsonaro renunciar. Mas isso não é "do perfil" de Bolsonaro, diz Joice em vídeo enviado à reportagem. "Ele gostou muito da cadeira presidencial", diz ela.
O @alefrota77 foi um dos principais articuladores do Planalto no começo do governo -- até romper com Jair @jairbolsonaro lá atrás, em agosto de 2019. Segundo ele, o impeachment está "muito bem amarrado" juridicamente. Agora, precisa ser construído politicamente.
Frota: "Ele está trabalhando como sempre trabalhou. Ficou 28 anos lá dentro (Congresso), na velha política. Bolsonaro é um incapaz, inoperante, mentiroso principalmente. E agora a 'velha política' está aí para todo mundo ver. Hoje, ele é sócio de vários corruptos no governo dele"
A consultoria @EurasiaGroup atribuiu uma chance de 25% de que Bolsonaro sofra um impeachment -- este é um desfecho possível, mas improvável no momento.

Tudo dependerá da da Covid-19, diz a Eurasia. A minha colega @laigous escreveu sobre: bbc.in/2yAUNdl
O impeachment depende, inicialmente, de @RodrigoMaia. Cabe a ele aceitar um dos pedidos. Em seguida, são quatro votações: em duas comissões; e no plenário da Câmara e do Senado.

Por enquanto, Maia têm evitado o assunto e sido cauteloso, mesmo q tenha divergências com Bolsonaro
Bom, era isso que eu queria trazer para vocês hoje.

Eu sou o @andreshalders e seguirei atento a este e outros assuntos para você, cuja leitura é sempre sinal de prestígio para este humilde repórter!

V A L E U!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with BBC News Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!