My Authors
Read all threads
A MATEMÁTICA DAS UTIs
As UTIs abrigam os pacientes graves que precisam de monitoramento 24h e uso de respiradores e monitores cardíacos.

Quais são os 3 desafios que o Brasil precisa superar p/ conseguir atender a todos que precisarão delas durante uma pandemia? Vem no FIO👇
Para começar, estima-se que entre 5% e 15% de infectados pelo coronavírus desenvolvam quadros que vão para a UTI. A porcentagem é pequena, mas a dimensão da crise pode tornar os números absolutos grandes. E há também os pacientes que podem precisar dos leitos por outras condições
Um levantamento recém-publicado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) calcula que o Brasil tem 48.848 leitos de UTI (22,8 mil no SUS e 23 mil na rede privada). São cerca de 20 leitos por 100 mil habitantes.
Esse índice é considerado satisfatório nos padrões da OMS, que recomenda de 10 a 30 camas de terapia intensiva para cada 100 mil habitantes. No Brasil, esse estoque relativamente alto se deve às altas taxas de violência urbana e letalidade no trânsito.
Em entrevista no dia 28/03, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e seu secretário-executivo, João Gabbardo, disseram que 15 mil leitos adicionais estão sendo estruturados, junto à compra de mais 17 mil respiradores.
Mas será que esse total de leitos será suficiente para atender à demanda crescente da atual pandemia? Isso dependerá de alguns fatores:
1. DIFERENÇAS REGIONAIS
A rede privada tem +- 49 leitos por 100 mil habitantes e o SUS tem 14. E o Sudeste tem 24 mil, ou 60% do total. Embora seja a mais populosa, a região tem proporção maior de leitos (27/ 100 mil habitantes) em relação à região Norte (9/ 100 mil habitantes).
2. Nº DE PROFISSIONAIS
A crise deve exigir um número grande de profissionais de saúde altamente especializados para gerir as UTIs. E a contaminação pelo vírus pode impedir que essas pessoas trabalhem: até 31/03, apenas no Estado de SP, foram mais de 600 profissionais afastados.
3. ACHATAR A CURVA
A gestão de leitos e recrutamento de profissionais só adiantará, segundo os médicos consultados pela @bbcbrasil, se conseguirmos evitar que uma quantidade enorme de pacientes se infecte ao mesmo tempo e precise de tratamento médico simultaneamente.
POR EXEMPLO: uma nota técnica do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps) calcula que, em um cenário em que 20% da população seja infectada pelo coronavírus e 5% desses infectados necessitem de UTI por 5 dias, grande parte da rede teria sua capacidade esgotada.
Segundo o mesmo estudo, porém, essa situação pode ser amenizada se o ritmo de infecções for mais lento.
➡ Se 20% da população for infectada ao longo de 18 meses, em vez de 12 meses, cairia consideravelmente o número de redes com a capacidade de leitos esgotada.
❗Mas o contrário também vale: se 20% da população for infectada em 6 meses, praticamente todo o país teria superlotação de UTIs.

Em um cenário como esse, médicos seriam obrigados a fazer escolhas de quais pacientes receberão o atendimento, a partir da probabilidade de cura.
"Tudo depende de achatarmos a curva", conclui o médico Hugo Urbano. "Se deixarmos o vírus livre, chegaremos ao colapso e vamos perder vidas que poderiam ser poupadas e que nos ajudariam a reconstruir o país mais tarde."

Leia a reportagem da @PaulaIdoeta: bbc.com/portuguese/bra…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with BBC News Brasil

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!