Como sempre, lembro que meu objetivo é entender o que está acontecendo, não tomar partidos em polêmicas, e fazer correções progressivas e graduais nas minhas próprias ideias.
Há um foco excessivo em modelos preditivos. Os modelos dependem da qualidade dos dados. O futuro depende das nossas adaptações. Eles são úteis, mas não são a verdade última.
Porém, o cenário mudou totalmente depois da transmissão comunitária. Agora, o único jeito de tirar o vírus de uma comunidade é por testes em massa seguido...
Não foi (apenas) falta de vontade de política. Parece haver dificuldades operacionais intransponíveis.
Eu estava aqui falando sobre a seriedade do vírus desde o começo, mas também reconheci a seriedade da crise econômica. Não é que dinheiro seja mais importante que vidas -- isso é...
Em uma emergência, eu acho totalmente correto que o estado atue como o segurador de última hora e coloque o máximo de dinheiro...
Os "talebistas", nesse sentido, acertaram muito ao observar os efeitos não-lineares do vírus, mas erraram...
Nesse sentido, como escrevi em alguns artigos, acho que o desafio agora é complexo e de médio prazo: como atravessar os próximos meses?
Cada vez mais, acho que aquele cientista israelense tinha razão: a fatalidade vai ser umas cinco vezes a da influenza, com uma progressão de contaminação mais rápida.
Se isso estiver correto, tanto o Átila quanto o Osmar Terra erraram em direções contrárias por ordens de magnitude -- o que radicalizou o debate-br.
Bom, mas aí volto às minhas dúvidas: o que fazer? O que vai acontecer?
Porém, elas só transformariam os infectados potenciais se fossem permanentes.
No fim das contas, toda sociedade precisará se adaptar dinamicamente, alternando estratégias para minimizar o dano até a chegada da vacina.
Desde o início da crise, cada grupo optou por ver nela uma oportunidade de posicionamento -- seja derrubar o governo, seja...
Infelizmente, não sabemos usar a inteligência para compreender os diversos pontos de vista e planejar ações concretas.
No fundo, isso causa ainda mais dano que o próprio vírus.