Thiago Dias Profile picture
May 10, 2020 41 tweets 7 min read Read on X
Bicho pegando com sambas-enredo na #livedosamba, segue 🧵 com curiosidades de alguns clássicos (retiradas do livro “enredo do meu samba):
1️⃣ Demá Chagas já tinha o refrão “Explode Coração” pronto desde 89.
2️⃣ Franco venceu e não assinou os sambas da Ilha com J. Brito e Bujão em 87, 89 e 90 por brigas com a diretoria. O mais famoso é Festa Profana de 89, com o “vou tomar um porre de felicidade”. Franco não foi à quadra na final pra evitar a derrota.
3️⃣A melodia do “Liberdade Liberdade” já existia com outra letra, sem ser samba enredo. Niltinho Tristeza planejava dar a música para Jorginho do império gravar. Começava assim: “Vou me perder contigo, amor/ Nos acordes da poesia.”
4️⃣Em 82, rivais de Didi tentavam derrubar o samba do “É Hoje” alegando contradições nos versos “a minha alegria atravessou o mar” e “eu vim descendo a serra”.
5️⃣ Edeor de Paula nunca tinha escutado falar em Euclides da Cunha até entrar na disputa de “Os Sertões”, da Em Cima da Hora, em 76. A sinopse tinha 42 páginas.
6️⃣Zuzuca inventou a palavra “ganzê” pra rimar com “olelê” no refrão de “Festa para um rei negro” do Salgueiro. “Olalá” rima com “ganzá”, instrumento de percussão.
7️⃣Aluisio Machado garante que o samba do Império de 82 (seu e de Beto Sem Braço) é “bumbum pRaticumbum prugurundum”, com esse R no meio do “paticumbum” - forma registrada no disco e no enredo da escola.
8️⃣Carlinhos de Pliares imitava o som de um pum durante o refrão de “Por falar em saudade”, da Caprichosos, em algumas passadas do samba no desfile de 85: “Tem bumbum de fora pra chuchu / qualquer dia é todo mundo nu”.
9️⃣O verso “E o bom jogo de cintura faz valer seus ideais” é uma homenagem indireta a Pelé na letra de “Kizomba”, mesmo sem o enredo citar o Rei.
1️⃣0️⃣Enquanto esperava pra gravar o samba de 96, Jamelão do nada cantarolou “Sou amor, sou esperança, sou Mangueira ate morrer” - versos do belo refrão de 90. Virou o “alusivo” da escola no CD.
1️⃣1️⃣Em 81, Dominguinhos reconheceu q não conseguiria cantar o “Lá lá lá lá Lamartine” varias vezes na avenida e pediu reforço no carro de som. Sérgio Cabral pai reparou: “Falou mais do q cantou. Dizia o tempo todo ‘vambora’, ‘q q tem’. Cantar mesmo, quase nada”.
1️⃣2️⃣Franco reclamou do andamento acelerado do “Festa Profana” na reedição da Porto da Pedra em 2005. Tomou uma patada do diretor de carnaval: “Eu disse q, naquele momento, o samba não era mais deles, e sim da Porto da Pedra.”
1️⃣3️⃣Luiz Carlos da Vila tinha só 38 anos quando fez o Kizomba com Jonas e Rodolpho. Pela agenda cheia, demorou a contribuir na parceria. Mas quando apareceu, entregou simplesmente o trecho “Vem a lua de Luanda / (...) de que o apartheid se destrua”
1️⃣4️⃣o neologismo “saudadeando” do samba da Caprichosos de 85 é uma junção do verbo cantar com a palavra saudade, segundo um dos compositores. E foi criado pra evitar a repetição de “saudade” no início da letra.
Mais algumas curiosidades de pesquisas por aí, sem ser só do ótimo livro do Marcelo de Melo.
1️⃣5️⃣ Didi fez “O Amanhã” mas não assinou, e deu pro João Sérgio, mestre de bateria da Ilha, disputar na quadra. Virou um clássico, e Didi nunca recebeu um real.
1️⃣6️⃣O mesmo grupo de compositores de “Domingo”, da Ilha, fez dois sambas pra disputa. E os dois chegaram na final. Foi quando todos assumiram a autoria. Aí a direção decidiu logo o vencedor, q eh um dos mais bonitos da história.
1️⃣7️⃣escutem esse samba e reparem na Melodia da primeira estrofe após o refrão. É o concorrente de Didi pra 83. Em 91, Franco ganha o enredo em homenagem ao compositor e usa Melodia bem parecida no histórico “de bar em bar”. soundcloud.com/andersonbaltar…
1️⃣8️⃣o favorito da quadra na disputa do Salgueiro de 93 era o samba de Sereno: “me da um dengo meu xodó / eu sou Salgueiro, nem melhor e nem pior”. Maninho teve que se meter pra manter o Explode Coração na briga. Após o anúncio, a velha guarda reclamou .
1️⃣9️⃣Helio Turco se recusou a colocar samba na Mangueira em 89, na controversa homenagem a Chico Recarey.
2️⃣0️⃣Luiz Carlos Máximo e Manu da Cuíca não assinaram o sambaco da Mangueira na disputa de 2019. Mas, logo após o título da escola no carnaval, já davam entrevista no Bom Dia Rio como autores da obra.
2️⃣1️⃣muito antes de ter samba encomendado na Renascer e no Tuiuti, Moacy Luz fez um sambaço com Paulinho Tapajos pra Mangueira em 98, enredo do Chico. Pena q perdeu a disputa. Varios trechos da melodia lembram musicas do homenageado.
2️⃣2️⃣um dos autores do samba da Estácio em 95, quando a escola homenageou o Flamengo, David Corrêa é tricolor. Por sinal, Ciça, o mestre de bateria, é vascaíno.
2️⃣3️⃣por falar em futebol, Franco era tricolor doente. Fez varias musicas pra torcida do Fluminense cantar no Maracanã - nenhuma emplacou - e chegou a desenhar uniformes pro clube usar - também não emplacaram. Por ironia do destino, Festa Profana virou hino da torcida do Flamengo.
2️⃣4️⃣Gilson Ricardo, então na Rádio Globo, usou dois gritos de guerra de puxadores pouco famosos pra embalar as transmissões nos anos 90: “Que zoeeeeeira”, do Roger da Fazenda, e “faz a festa, faz a festa”, do Maurício 100.
2️⃣5️⃣Almir Guineto entrou na ala dos compositores da Ilha nos anos 80 e participou de duas disputas. Perdeu as duas (uma com Didi). Culpava Franco pelas eliminações. E ambos foram autores de sucessos nascidos no pagode do Cacique de Ramos.
2️⃣6️⃣o samba de Martinho pro enredo da Vila sobre Noel Rosa, em 2010, é uma adaptação da música “Presença de Noel”, dele e de Gracia do Salgueiro, gravada anos antes em discos.
2️⃣7️⃣a primeira vez q Jamelão gravou o samba da Mangueira no disco foi em 86. Ivo Meireles, um dos autores, diz q foi o responsável por convencer o intérprete.
2️⃣8️⃣já vi André Diniz e Tunico contarem como nasceu o “Festa no Arraiá”. As duas versões da história são diferentes... única intercessão é q o Arlindo fez o refrão do meio.
2️⃣9️⃣não é samba-enredo, mas tem a ver: Neguinho fez o samba-exaltação pra Beija-Flor todo no masculino - assim como o grito de guerra dizia. Joãozinho 30 sugeriu mudar pro feminino. E a música virou “é ela, maravilhosa e soberana...”
3️⃣0️⃣Dudu Nobre dizia em um áudio q o samba de 2017 da Ilha era dele e do Clarão. Teve q gravar vídeo desmentindo. Clarao, q não assinou na disputa, assinou no CD. Dudu, não.
3️⃣1️⃣o samba mais bonito na disputa do Salgueiro em 2009, pro enredo Tambor, era o dos escritores Luiz Antônio Simas e Alberto Mussa (sobrinho de Didi). Um dos parceiros era, nada mais nada menos, que o Gari Renato Sorriso. Perdeu na final.
3️⃣2️⃣em um ano, um torcedor da Ilha levou a seguinte faixa pra quadra após a primeira audição dos sambas concorrentes: “Francamente, não gostei”. Uma reclamação direta pro samba do Franco.
3️⃣3️⃣ainda na Ilha: nomes como Buchecha e Ronaldinho Gaúcho já disputaram samba na escola. Thiago Coimbra, ex-jogador e filho do Zico, também.
3️⃣4️⃣Claudio Russo, supercampeão na Beija-Flor e um dos grandes compositores da atualidade, ja admitiu ter vencido samba na Mangueira com Arlindo Cruz. Sem assinar, claro.
3️⃣5️⃣numa live da @rdarquibancada , Andre Diniz, outro gigante, também admitiu colocar sambas em varias escolas sem assinar. Menos na Mangueira: “Por respeito ao Lequinho”.
3️⃣6️⃣nos dois únicos títulos de sua história (ambos no Grupo de Acesso), a Ilha tinha alguém da família Melodia assinando o samba: Aroldo em 74 (histórico “Lendas e festas das Yabas) e Ito em 2009.
3️⃣7️⃣a parceria da Beija-flor em 2017 - “vou cantar Jureme jureme” - tinha dois consagrados compositores de pagode: Claudemir (“ser humaaaaanuuuuuu”) e Ronaldo Barcelos (“marrom bombom”).
3️⃣8️⃣na letra original, “Aquarela Brasileira” tinha o verso “Os rios enfeitados de jangada”. Silas tirou após ser advertido pelo jornalista José Carlos Rego q jangadas só andam em mares, não em rios. No lugar, colocou a citação a São Paulo.
3️⃣9️⃣ainda sobre Silas de Oliveira: é dele o samba “Meu Drama”, sucesso na voz de Roberto Ribeiro. Aquele que começa assim: “ Sinto abalada minha calma/Embriagada a minh'alma”
4️⃣0️⃣dona Ivone Lara assinou o samba do Império em 65. Mas não foi a 1a mulher a levar um samba pra avenida: Carmelita Brasil escreveu as obras (e o enredo) da Unidos da Ponte de 59 a 64. Ela ainda foi presidente de 59 a 79.
4️⃣1️⃣os versos originais do refrão do “Mundo é uma bola” (Beija 86) eram: “Seja quem for o inventor do futebol/fez o artista ter um sonho triunfal”. João 30 mandou incluir “milenar” na letra e mudou para “É milenar a invenção do futebol”.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Dias

Thiago Dias Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_thiago_dias_

Oct 12, 2021
Aniversariante do dia (faria 103 anos hoje), Cartola se definia assim: "Meus vícios sempre foram fumar, beber, tocar violão e correr atrás de mulher. Sempre gostei de mulher mais velha por dois motivos: pra evitar filho e porque tem mais juízo". Vamos às mulheres de Cartola 🧶⬇️
A primeira esposa do mestre foi Deolinda, que teve um papel quase maternal na vida dele. Era ela quem dava banhos em Noel Rosa pra curar as bebedeiras do Poeta da Vila com o amigo mangueirense. Quando juntaram-se, Cartola tinha 18 anos. Ela, 25, já com uma filha.
Abatido com a morte de Deolinda, Cartola fez um dos seus sambas mais conhecidos: "Sim", aquele que diz "e com raiva para os céus, os braços levantei, blasfemei".
Read 8 tweets
Oct 4, 2020
No último "Boi com Abóbora" do @Fabato e João Gustavo Melo, a Maria Augusta detonou o sambódromo na Sapucaí e disse que o governo de Brizola tinha recebido outros projetos melhores que o do Oscar Niemeyer. Achei dois deles no arquivo do Globo. Segue o 🧵
Todo ano, o RJ gastava Cr$ 800 milhões (menor ideia de qt isso vale hoje rs) pra montar e desmontar arquibancada. O primeiro projeto apresentado (em 22/4/83), do engenheiro Frederico Marchetti e da arquiteta Angela Fonseca, custaria entre Cr$ 3 e 5 bilhões pra uma estrutura fixa.
A ideia deles era tirar o carnaval da Sapucaí e levá-lo para uma rua paralela, a Aníbal Benévolo (o desfile iria da Presidente Vargas até a Frei Caneca). Você já imaginou como seriam as rimas dos compositores para ANÍBAL BENÉVOLO?
Read 10 tweets
Oct 4, 2020
O Esporte Espectacular desse domingo trará novidades do caso Robson, que acompanhamos ha um ano sem cansar - sempre com apuração no Rio, Moscou e Brasília. No 🧵 abaixo, as 6 reportagens que detalham como o ex-motorista do volante Fernando foi preso na Rússia.
1/9/19 - o repórter @MarceloCourrege e o produtor @leitaoleslie foram a Moscou contar a historia de Robson, que ja estava preso há 6 meses - e Fernando ja havia trocado a Rússia pela China.
globoplay.globo.com/v/7888680/
8/9/19
Fernando resolve falar e nos envia videos confirmando que os remédios eram do sogro - informação q ele nao deu em seu unico depoimento à polícia russa. Reportagem da @gabi_moreira
globoplay.globo.com/v/7906602/
Read 11 tweets
Sep 22, 2020
Da época que havia debate com carnavalescos e presidentes antes dos desfiles. Em 93, uma discussão curiosa: carnavalescos deveriam receber direitos autorais pelo samba-enredo? Mário Borriello, q seria campeão com Salgueiro, é o 1o a concordar. 👇 🧵 📺
Dois pesos pesados também pedem a participação na parceria, já q o samba nasce de uma sinopse escrita pelo carnavalesco: Rosa Magalhães...
... e Renato Lage (ou “Laje”, com aparece creditado), bicampeão com a Mocidade em 90 e 91.
Read 9 tweets
Sep 20, 2020
A entrada assombrosa da União da Ilha na avenida em 90, ano que 10 de cada 10 insulanos tinham certeza do título antes do desfile. 🧵
1️⃣ Quinho e o maior número de cacos por minuto da história de um samba-enredo.
2️⃣Franco, em transe, com roupa de apoio de destaque, comanda a massa. E o repórter diz o q todo mundo sabia: mesmo sem assinar, o samba era dele (com Bujão e J Brito, assim como no ano anterior).
3️⃣Nao sei como o Franco não teve um infarto nesse momento. No fim do vídeo, J Brito e Bujão cantam juntos o samba.
Read 7 tweets
Sep 7, 2020
ACAMISADOLEANDRO
Maradona já assombrava o mundo quando deu de cara com Beto no gramado do Maraca. Aos 14 anos, Beto era maior que os 1,65m de Dieguito. Mas ele não tava lá por causa do argentino. A paixão do Beto era o Flamengo.O Flamengo de Zico. Para Beto,o Flamengo do Leandro.
A marcação era cerrada. Não de Leandro em Maradona. Mas de Beto em Leandro. Assim como colou no craque do Boca no amistoso da despedida de Carpegiani, Beto não desgrudava do lateral. Dava um jeito de ser mascote. Fazia chuva ou fazia sol, ficava de plantão na porta do Maraca.
- Leandro, me dá sua camisa?
Uma, duas, três... incontáveis vezes. Leandro prometia, prometia, prometia... Sempre esquecia. Jogo sim, jogo também, lá estava o garoto alto com a mão estendida esperando o presente. Não havia um dia que o Beto não pensasse na camisa do Leandro.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(