Thiago Dias Profile picture
Há 20 anos no @geglobo.
Oct 12, 2021 8 tweets 3 min read
Aniversariante do dia (faria 103 anos hoje), Cartola se definia assim: "Meus vícios sempre foram fumar, beber, tocar violão e correr atrás de mulher. Sempre gostei de mulher mais velha por dois motivos: pra evitar filho e porque tem mais juízo". Vamos às mulheres de Cartola 🧶⬇️ A primeira esposa do mestre foi Deolinda, que teve um papel quase maternal na vida dele. Era ela quem dava banhos em Noel Rosa pra curar as bebedeiras do Poeta da Vila com o amigo mangueirense. Quando juntaram-se, Cartola tinha 18 anos. Ela, 25, já com uma filha.
Oct 4, 2020 10 tweets 3 min read
No último "Boi com Abóbora" do @Fabato e João Gustavo Melo, a Maria Augusta detonou o sambódromo na Sapucaí e disse que o governo de Brizola tinha recebido outros projetos melhores que o do Oscar Niemeyer. Achei dois deles no arquivo do Globo. Segue o 🧵 Todo ano, o RJ gastava Cr$ 800 milhões (menor ideia de qt isso vale hoje rs) pra montar e desmontar arquibancada. O primeiro projeto apresentado (em 22/4/83), do engenheiro Frederico Marchetti e da arquiteta Angela Fonseca, custaria entre Cr$ 3 e 5 bilhões pra uma estrutura fixa.
Oct 4, 2020 11 tweets 5 min read
O Esporte Espectacular desse domingo trará novidades do caso Robson, que acompanhamos ha um ano sem cansar - sempre com apuração no Rio, Moscou e Brasília. No 🧵 abaixo, as 6 reportagens que detalham como o ex-motorista do volante Fernando foi preso na Rússia. 1/9/19 - o repórter @MarceloCourrege e o produtor @leitaoleslie foram a Moscou contar a historia de Robson, que ja estava preso há 6 meses - e Fernando ja havia trocado a Rússia pela China.
globoplay.globo.com/v/7888680/
Sep 22, 2020 9 tweets 3 min read
Da época que havia debate com carnavalescos e presidentes antes dos desfiles. Em 93, uma discussão curiosa: carnavalescos deveriam receber direitos autorais pelo samba-enredo? Mário Borriello, q seria campeão com Salgueiro, é o 1o a concordar. 👇 🧵 📺 Dois pesos pesados também pedem a participação na parceria, já q o samba nasce de uma sinopse escrita pelo carnavalesco: Rosa Magalhães...
Sep 20, 2020 7 tweets 3 min read
A entrada assombrosa da União da Ilha na avenida em 90, ano que 10 de cada 10 insulanos tinham certeza do título antes do desfile. 🧵
1️⃣ Quinho e o maior número de cacos por minuto da história de um samba-enredo. 2️⃣Franco, em transe, com roupa de apoio de destaque, comanda a massa. E o repórter diz o q todo mundo sabia: mesmo sem assinar, o samba era dele (com Bujão e J Brito, assim como no ano anterior).
Sep 7, 2020 13 tweets 2 min read
ACAMISADOLEANDRO
Maradona já assombrava o mundo quando deu de cara com Beto no gramado do Maraca. Aos 14 anos, Beto era maior que os 1,65m de Dieguito. Mas ele não tava lá por causa do argentino. A paixão do Beto era o Flamengo.O Flamengo de Zico. Para Beto,o Flamengo do Leandro. A marcação era cerrada. Não de Leandro em Maradona. Mas de Beto em Leandro. Assim como colou no craque do Boca no amistoso da despedida de Carpegiani, Beto não desgrudava do lateral. Dava um jeito de ser mascote. Fazia chuva ou fazia sol, ficava de plantão na porta do Maraca.
Aug 25, 2020 7 tweets 2 min read
Aos 33 anos, sem nunca ter conquistado um título pela seleção, será que Messi largaria a Europa pra finalmente jogar na Argentina? A história dele - e do Barcelona - seria bem diferente se o River Plate não tivesse dado muito mole em 2000, quando Leo fez teste no clube. 🧵 Image Aos 12 anos, Messi chamava a atenção na base do Newell’s Old Boys, mas o clube relutava em pagar seu tratamento para crescimento. Convidado para uma peneira do River, Leo viajou a Buenos Aires com Leandro Giménez, seu companheiro de time.
Aug 7, 2020 5 tweets 2 min read
Isso aqui é bom demais. Império da Tijuca entrando na avenida em 2015. Pixulé fica boladaço com o Marcio André (o careca com camisa de diretoria), que ta ali dando ordens pro carro de som e erra a chamada pro esquenta. (segue) Aí vem o grito de guerra. E surge o Quinho, q tb é creditado como intérprete oficial da escola, mas tá com roupa "normal". Marcio André (sempre ele) lembra o Pixulé que tem o "Arrepia" do Quinho. E olha como o Pixulé passa a palavra. (tem mais um).
Jul 22, 2020 4 tweets 1 min read
Sambas que eu canto errado, sempre, mesmo sabendo q ta errado:
- Unidos da Tijuca / És LUSA / És tradição / És a escola do meu coração
(influência lusitana do Fernando Horta?) - Sou mais minha Ilha / Tu és meu amor / Em ti me PRANTO / Ilha do Governador

- DENDÊ, vem ver / A bateria arrepiar / Xirê, Sapucaí vai tremer / Pra Fatumbi, ojuobá.
Jul 16, 2020 5 tweets 2 min read
Em outubro de 2007 conheci o Friaça, o único brasileiro a marcar um gol em final de Copa no Maracanã (feito que completa 70 anos hoje). Ele morreu em 2009. Uma frase do filho me marcou: "Se o Brasil fosse campeão, a estátua no Maracanã seria do meu pai". ImageImage Friaça morava em Porciúncula, cidade onde nasceu no interior do RJ (quase MG). É idolatrado lá. Dá nome ao estádio, foi enredo de escola de samba e era tema das histórias dos moradores. "Quando me perguntam o que é Porciúncula, eu falo: é a terra do Friaça", me disse um amigo.
Jul 16, 2020 4 tweets 1 min read
E, mais uma vez, o canal oficial não perguntou sobre o futuro de Jorge Jesus. E há quem defenda q os clubes sejam donos exclusivos desse tipo de conteúdo, sem perguntas abertas. Quem perde é o torcedor, sempre.
Jul 2, 2020 6 tweets 2 min read
Horas antes, o Brasil havia sido eliminado. Argentinos lotavam bares da Cidade do Cabo, enlouquecidos com Messi, Maradona e Dunga. Tinham certeza da vitória sobre a Alemanha no dia seguinte. O🧵abaixo é a história de um botafoguense que riu por último naquela noite sul-africana: Assim que o juiz apitou o final de Brasil x Holanda, a sala de imprensa do estádio da Cidade do Cabo explodiu. A imprensa argentina comemorava como se fosse um título a eliminação brasileira. A reação foi igual pelas ruas da cidade, já lotadas de argentinos.
Jun 16, 2020 9 tweets 1 min read
Nos 70 anos do Maracanã, algumas das memórias da minha infância passada do lado esquerdo das cabines:
1️⃣cheiro de xixi
2️⃣poças de xixi (motivo pelo qual nunca fui de chinelo ao estádio)
3️⃣cheiro de maconha
4️⃣comprar ingresso na hora do jogo 5️⃣pessoas andando por cima das outras pra comprar ingresso na hora do jogo
6️⃣fila indiana pra passar na catraca
7️⃣meninos passando por baixo da catraca
8️⃣pessoas pulando o muro
9️⃣pessoas pulando da geral pras cadeiras
1️⃣0️⃣mate limão
May 15, 2020 7 tweets 2 min read
Já viu o @Galinho1953 sem a 10 do Flamengo nos anos 80? Tá aí a raridade: despedida do Raul, em 20/12/83. 🧵👇 Image Zico, na época, era da Udinese. Viajou ao Brasil apenas pra despedida do goleiro. O jornal “O Globo” chegou a dizer na capa q o Galinho voltaria a usar a 10 do Flamengo pela 1a vez desde a saída pra Itália. Image
May 10, 2020 41 tweets 7 min read
Bicho pegando com sambas-enredo na #livedosamba, segue 🧵 com curiosidades de alguns clássicos (retiradas do livro “enredo do meu samba):
1️⃣ Demá Chagas já tinha o refrão “Explode Coração” pronto desde 89. 2️⃣ Franco venceu e não assinou os sambas da Ilha com J. Brito e Bujão em 87, 89 e 90 por brigas com a diretoria. O mais famoso é Festa Profana de 89, com o “vou tomar um porre de felicidade”. Franco não foi à quadra na final pra evitar a derrota.
Apr 30, 2020 7 tweets 4 min read
Há exatos 34 anos, Zico marcava seu último gol pelo Brasil. Participei do podcast Embolada para falar da importância do @Galinho1953. E lembramos uma historia pouco conhecida: Lazaroni sonhou com Zico na Copa-90. Segue o 🧵interativos.globoesporte.globo.com/podcasts/progr… Em 2018, convidei Lazaroni pra uma palestra na ESPM-Rio. Ao falar da dificuldade de achar um camisa 10 pra Seleção, o ex-técnico revelou uma conversa com o Galinho em março de 1989, pouco tempo após assumir o comando do time. Tá no vídeo:
Apr 28, 2020 10 tweets 5 min read
Se hoje a ala dos compositores da União da Ilha não emplaca sucesso nenhum, a história era bem diferente nos anos 80. O nível era tão alto que um dos maiores sambistas de todos os tempos até tentou, mas nunca conseguiu vencer um samba lá: ALMIR GUINETO. 🧵 ImageImage Almir foi mestre de bateria do Salgueiro entre os anos 60 e 70. Após fazer parte dos Originais do Samba e do Fundo de Quintal, fez carreira solo e virou o principal nome do pagode no início da década de 80. E quando começou a estourar nas rádios, ele entrou pra ala da Ilha.
Apr 26, 2020 5 tweets 2 min read
Pra quem está saudosista com a final de 94, segue abaixo uma lista com os 4 episódios da série É TETRA, que o #EsporteEspetacular exibiu em 2019 pelos 25 anos do título. Tem depoimentos de praticamente todos os protagonistas e um roteiro didático sobre tudo daquela seleção. 🧶 Image 1️⃣ Os problemas nas eliminatórias e a volta triunfal de Romário contra o Uruguai no Maracanã.
globoplay.globo.com/v/7764184
Apr 26, 2020 8 tweets 2 min read
Agora, no Esporte Espetacular, novidades sobre o caso Robson - o brasileiro que está preso há um ano na Rússia por causa de remédios do sogro do jogador Fernando. Ex-babá do filho do Fernando, que trabalhou com ele antes do Robson, diz que família sabia que os remédios eram proibidos pois ouviu conversa do jogador com a esposa sobre o tema.
Apr 16, 2020 7 tweets 5 min read
Achei um HD cheio de arquivos da Copa-2010, a mais legal q eu já fui. Por 2 simples motivos: ter conhecido a África do Sul e ter feito todos os jogos da Argentina de Messi e Maradona. Um #tbt com algumas fotos do que vi por lá.
1⃣ A loucura argentina por D10s e o Messias juntos. ImageImageImageImage 2⃣ Carnivore, o restaurante de carnes exóticas. Reparem no cardápio. ImageImage
Apr 12, 2020 9 tweets 2 min read
Enquanto vcs tao vendo o penta, eu to aqui babando no desfile da Ilha de 89. Que sacode do Quinho na avenida... absurdo. E, de quebra, ainda achei meus pais, felizes da vida, brincando o carnaval fantasiados de "Jeanni é um gênio" e Alladin (trecho abaixo). Vem, reedição. A implicância do Pamplona com o "Vou tomar um porre" é de chorar de rir e contaminou os companheiros de transmissão na Manchete: "É o próprio carnaval desfilando em ritmo de marcha", diz um dos comentaristas.