My Authors
Read all threads
Me dei de presente na quarentena essa relíquia: revista Time de 31/12/65 que estampou Keynes como homem do ano. Meu interesse puramente recreativo era na matéria principal, mas várias outras coisas na revista me chamaram a atenção. Segue o fio para algumas curiosidades históricas
Começando pela matéria de capa. Os EUA estavam próximos ao pleno emprego depois de 6 anos de expansão econômica, com salários crescendo acima dos preços, firmas elevando seus lucros e governo aumentando a arrecadação o suficiente pra financiar os gastos com a guerra do Vietnam.
A matéria discorre sobre como as ideias keynesianas tinham sido rejeitadas a princípio mas já estavam profundamente incorporadas na ortodoxia econômica da época e nas políticas do governo Lyndon Johnson e anteriores (Kennedy e Roosevelt).
O difícil seria manter a expansão e não mais evitar recessão. A matéria sugere que um novo pensador deveria se basear em Keynes para entender como sustentar o crescimento econômico (os choques de petróleo e a estagflação dos anos 1970 poriam fim à hegemonia keynesiana)
Chego no entanto a outra nota que chamou a atenção, que revela enorme otimismo da revista com o Brasil do pós-golpe militar. “Rumo à estabilidade” é o título.
Com alguma ironia, a matéria explica como se deu a formação de um sistema bipartidário eliminando um grande número de partidos existentes, Chamam o MDB, supostamente de oposição, e Arena, de situação de partidos do “Yes” e “Yes, Sir!” respectivamente.
Ainda assim, fica claro logo depois que isso de democracia no mundo subdesenvolvido não importava tanto pra revista. “Isso pode ser exatamente o que o Brasil precisa, considerando a forma como o governo Castello Branco está gerindo o país”
O crédito vai para o arrocho liderado pelo ministro do Planejamento Roberto Campos. Como sabemos, nesse período começa a tendência de concentração de renda no topo que o @phgfsouza identificou em seu livro: o 1% mais rico passa de 17-19% da renda antes do golpe para 26% em 1971.
Aproveito para colocar também aqui algumas páginas publicitárias da revista, porque são sempre legais de ver.
Mais publicidade de 1965...
É isso gente, foi um fio para compartilhar a leitura com vocês mais do que qualquer outra coisa.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Laura Carvalho

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!