Atila Iamarino - atila.bsky.social Profile picture
May 12, 2020 8 tweets 2 min read Read on X
Fui descobrir hoje que tinham questionado quando disse que dependendo do tipo de vacina que desenvolvermos pra COVID, o pulmão das pessoas pode não ser "completamente protegido". Segue um pequeno fio explicando isso pra quem não conhece os tipos de vacina e tipos de imunidade.
Entre as vacinas que usam vírus, podemos dividir em dois tipos:
Vacinas inativadas, onde vai o vírus desmanchado, inativado, como a vacina da gripe (IIV).
Vacinas atenuadas, onde vai um vírus que causa uma infecção leve no corpo, como febre amarela ou a vacina LAIV da gripe.
Vacinas inativadas são mais seguras. São aquelas que damos no músculo do braço, por exemplo. Como o vírus está destruído, não pode fazer nada no corpo. Mas só produzimos os anticorpos que circulam no sangue (como IgG e IgM). Em vírus que infectam mucosas, pode gerar um problema.
As mucosas dependem de um outro tipo de anticorpo pra serem protegidas, o IgA, que é secretado junto com o muco. E vacinas inativadas não costumam estimular a produção desse anticorpo. Só infecções reais fazem isso, como aquelas feitas pelas vacinas atenuadas.
No caso da pólio, por exemplo, quem toma a vacina inativada (Salk) fica protegido, mas o vírus ainda consegue infectar o intestino e se espalhar pelas fezes. Essa vacina protege a criança, mas o vírus continua presente no ambiente. Ao contrário da gotinha (atenuada).
Na gripe, a vacina inativada de influenza pode não despertar IgA. No caso de idosos, o pulmão pode ser protegido de infecção pela vacina inativada, mas as vias aéreas superiores (como nariz) muitas vezes não são e o influenza ainda pode ir pra lá.
jvi.asm.org/content/75/17/… ImageImage
Por isso a vacina atenuada de influenza é interessante (LAIV). Ela dá mais trabalho de fazer, não é indicada pra menores de 2 anos e precisa ser aspirada. Mas por ter o vírus capaz de causar infecção, provoca uma imunidade bem mais robusta que protege inclusive a mucosa.
Ter uma vacina inativada com o coronavírus pode proteger as pessoas dos efeitos e das complicações da COVID-19. Mas talvez não desperte imunidade suficiente pra proteger a mucosa. Então vacinados ficariam protegidos, mas ainda poderiam pegar e transmitir o vírus.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Atila Iamarino - atila.bsky.social

Atila Iamarino - atila.bsky.social Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @oatila

Mar 30, 2023
Temos novas evidências da origem do novo coronavírus (e da COVID).

Vazamento de lab? Não, origem natural.

Novas sequências de material genético que foram coletadas no mercado de Wuhan mostram o SARS-CoV-2 junto de cães-guaxinim
theatlantic.com/science/archiv…
O cão-guaxinim não é nem cão, nem guaxinim. Tá mais próximo de raposas e é um animal que não poderia ser vendido lá no mercado de carnes de Wuhan. E as amostras são de uma coleta feita em gaiolas e no ambiente depois do fechamento do mercado, em janeiro de 2020.
Elas não mostram definitivamente que eles tinham o coronavírus, mas que estavam pelo menos próximos. Cães-guaxinim são um intemediário bem plausível (sua parente, a civeta, foi a ponte do SARS-CoV-1) e já foram bem documentados em venda ilegal nesse tipo de mercado.
Read 5 tweets
Mar 4, 2023
Voltamos a ver um aumento de casos em um período onde já era para estarem caindo. E ainda veremos as hospitalizações dos casos do carnaval.

Acho que é a 1a vez que vemos essa onda dupla com uma variante emendando na outra (BQ.1 e XBB). Segue um fio sobre o que parece diferente.
A XBB que circula agora é uma variante ainda mais transmissível da Omicron que há foi vista nos EUA desde o fim do ano passado. Ela surgiu no meio de uma onda de outra variante, a BQ.1, que foi a que causou nossa onda de novembro a janeiro aqui.

Em várias ondas passadas vimos uma segunda variante ainda mais transmissível surgir. Mas até aqui elas não tinham causado outra onda no Brasil.

Quando enfrentamos a Gamma aqui (novembro/20 a janeiro/21), quem causou uma onda um pouco mais tarde no resto do mundo foi a Delta.
Read 12 tweets
Dec 20, 2022
Pra quem pergunta o que acontece na China, segue um fio resumo do que expliquei no @XadrezVerbal

Uma população de 1,4bi vacinada ano passado, com vacinas inativadas, agora encontra a variante mais transmissível da COVID até aqui. Verão em 2-3 meses uma versão "branda" de 2020/21
Com o fim da COVID Zero, em poucos dias o vírus já tomou conta dos grandes centros urbanos. A vacina reduz a chance de hospitalização e casos graves. Mas mesmo 10x menos casos graves em uma cidade de 22 milhões de hab. são muitos casos.

npr.org/sections/goats…
Ainda tem o agravante que, sem COVID até agora, muita gente não via necessidade de tomar 3a dose – menos da metade dos mais idosos tomou. Ou seja, mesmo com vacina disponível, ainda tem muita gente vulnerável. E deu tempo de a imunidade cair entre quem se vacinou ano passado.
Read 8 tweets
Dec 7, 2022
Saiu uma compilação de dados da COVID bem interessante para explicar quando e como transmitimos o vírus, além da melhor estratégia de testes e do efeito da vacinação. Segue um fio rápido comentando.
nature.com/articles/s4157…
Primeiro comentário que achei legal: testes de RNA como o RT-PCR são tão mais sensíveis que detectam o vírus antes da transmissão e por vários dias depois de a pessoa deixar de ser infecciosa.
Já o teste de antígeno (teste rápido), se bem feito, pega justo o período infeccioso da doença. De novo, se bem feito (coleta no fundo do nariz e garganta) e com boa sensibilidade, é um bom indicativo de quando acabar isolamento.
Conhecem algum comparativo de testes de farmácia?
Read 10 tweets
Oct 30, 2022
Não temos vacinas da COVID pra crianças e bebês e falta vacina para adultos em alguns pontos.

Mas como o governo sabe que vacinar é muito mais seguro e eficaz do que pegar a doença, em novembro tem campanha nacional e não vai faltar vacina… pro gado. gov.br/pt-br/noticias…
O Brasil segue sendo exemplo de teste, rastreio de contatos, passaporte vacinal, produção nacional de vacinas e campanhas nacional de vacinação. De bovinos.

Legal quando entregam que não tem vacina da COVID porque as pessoas não tem valor pra quem tem essa mentalidade. Tuíte:  Que comparação mais sem noção.  Ótimo não vac
Read 5 tweets
Oct 26, 2022
"Ah, mas não dá pra falar que o governo* é responsável pelas 700 mil mortes da COVID"

Um número certo, é difícil de estimar mesmo. Mas tem uma parcela aí que dá para inferir. Segue o fio.

*governo, pq presidente não age sozinho
Primeiro tem a questão de incompetência vs. plano executado de promover contágio e mortes. O Brasil se enquadra no segundo caso, promoveu mortes intencionalmente, segundo análises como da @Deisy_Ventura, que analisou leis aprovadas e vetadas pelo governo.

scielo.br/j/rdp/a/7WGyph…
Isso fica bem claro no timing das mortes pela COVID. Enquanto boa parte dos países viu mais gente morrer em 2020, quando se organizavam e fechavam (ou não) para combater o vírus

O Brasil está entre os países que perderam mais vidas em 2021. Depois disso.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(