My Authors
Read all threads
Há dois meses, essa thread perguntou o que aconteceu em 15 de outubro de 2018 para Jair e Flávio Bolsonaro exonerarem no mesmo dia Fabrício e Nathalia Queiroz.

Agora, parte do mistério foi resolvido. Foi nesta data que um delegado da Polícia Federal vazou para Flávio Bolsonaro:
“Vai ser deflagrada a Operação Furna da Onça, que vai atingir em cheio a Assembleia Legislativa do Rio. E essa operação vai alcançar algumas pessoas do gabinete do Flávio. Uma delas é o Queiroz e a outra é a filha do Queiroz que trabalha no gabinete do Jair Bolsonaro em Brasília”
O relato foi trazido agora por Paulo Marinho, suplente de Flávio Bolsonaro. Segundo ele, Jair Bolsonaro foi informado no mesmo dia e, de imediato, exonerou Nathalia Queiroz, enquanto o filho exonerava Fabrício Queiroz:
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/05/…
O delegado também diz que a operação Furna da Onça tinha sido adiada para novembro para não prejudicar a candidatura de Bolsonaro.

Como escrevi em janeiro de 2019, o relatório que pegava Queiroz estava pronto desde janeiro de 2018:
aagencia.info/relatorio-coaf…
Sobre Ramagem, o fantoche que Carlos Bolsonaro tentou emplacar no comando da PF, ele atuou na Cadeia Velha, operação que daria origem à Furna da Onça. Mas encerrou a participação um mês antes do relatório do Coaf perceber a existência de Fabricio Queiroz.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/…
E em fevereiro de 2019, escrevi que o Ministério Público, que foi bastante ativo durante o período eleitoral, avançado até contra Haddad e Alckmin, achou por bem atrasar a Furna da Onça para não prejudicar as eleições.
aagencia.info/ministerio-pub…
Como essa thread aponta mais acima, o 15 de outubro de 2018 não foi só a data em que Jair e Flávio Bolsonaro exoneraram Nathalia e Fabrício Queiroz respectivamente. Mas é também a data em que uma denúncia anônima acertou o nome do assassino de Marielle, errando o mandante.
A tal denúncia anônima dizia que Ronnie Lessa recebeu R$ 200 mil do vereador Marcello Siciliano para matar Marielle Franco:
oglobo.globo.com/rio/caso-marie…
Durante as investigações, uma testemunha falou às polícias Civil e Federal que Siciliano planejou a morte de Marielle juntamente com o ex-policial Orlando Curicica.
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
Mas a PGR concluiria que a morte de Marielle foi, na verdade, arquitetada por Domingos Brazão, um conselheiro afastado do TCE do Rio de Janeiro. E que partiu dele a ideia de usar um falso testemunho para acusar terceiros:
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
A PGR listou ainda 5 suspeitos de atuarem para obstruir as investigações com um falso testemunho. Dentre eles, um delegado da polícia federal de nome Hélio Khristian Cunha de Almeida.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Hélio Khristian foi justamente a pessoa que apresentou a tal testemunha. Ele já havia tentando extorquir o vereador Marcello Siciliano no passado. Ele chegou a ser condenado, mas a decisão seria anulada.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
E a Polícia Federal já descobriu ligações de Hélio Kristian de Almeida com Gilberto Ribeiro da Costa, um ex-agente da própria PF que trabalhou no gabinete de Brazão no TCE.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
A PF está tentando descobrir quem vazou a operação Furna da Onça para Flávio Bolsonaro em 15 de outubro de 2018. E ontem perguntou ao diretor-executivo da PF se conhecia algum delegado próximo de Bolsonaro. Ele respondeu: Marcio Derenne.
oantagonista.com/brasil/delegad…
Em 2008, Márcio Derenne chegou a receber uma homenagem por esforços de Flávio Bolsonaro.
g1.globo.com/politica/notic…
Mas fizeram a pergunta errada. Paulo Marinho relatou que, ao entrar em contato com Flávio, o tal delegado que vazou a Furna da Onça em 2018 ouviu que o então deputado estadual "não costuma atender quem não conhece’". Portanto, não poderia ser Derenne.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/05/…
As redes sociais especularam que seria o próprio Alexandre Ramagem. Mas a jornalista Thaís Oyama garante que não seria o fantoche que Carlos Bolsonaro tentou emplacar no comando da PF, mas alguém que é conhecido dentro da corporação por um apelido.
noticias.uol.com.br/colunas/thais-…
Claro que deve ter muito membro da PF conhecido internamente por um apelido. Mas, de todos os citados nesta thread, só um é citado nas reportagens pelo apelido que tem na corporação: HK. Ou, como vocês leram mais acima, Hélio Khristian.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Hélio Khristian, o delegado da PF que, segundo a própria corporação, teria ligações com Gilberto da Costa, um ex-agente da PF que trabalhou no gabinete de Brazão, o conselheiro do TCE que, segundo a PGR, teria arquitetado a morte de Marielle.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Em entrevista, Jair Bolsonaro literalmente disse que um sargento do Bope no Rio de Janeiro vaza informações para ele.
oantagonista.com/brasil/este-e-…
Como essa thread já mostrou mais acima, Bolsonaro visitou com Carlos Bolsonaro o Bope no tal 15 de outubro de 2018. E o Bope também esteve metido na execução de Adriano da Nóbrega.
Vocês devem lembrar que, na tal reunião de 22 de abril, Jair Bolsonaro reconhece que já havia tentado trocar "o pessoal da segurança" no ano passado, mas não conseguiu.

Foi quando tentou derrubar Ricardo Saadi da superintendência do Rio de Janeiro.
www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/…
Saadi chegou a sair, mas deu vez a um nome escolhido pelo próprio Valeixo.

A revolta teria nascido de uma investigação que atingira Hélio Negão:
veja.abril.com.br/blog/radar/exc…
Não era Hélio Negão, mas um homônimo. Mas Moro percebeu o cheiro de sabotagem, e pedi para o caso ser apurado.
painel.blogfolha.uol.com.br/2019/09/10/mor…
A própria PF suspeitava que a sabotagem partiu de um delegado de nome Leonardo Tavares. Que tinha por aliados outros dois delegados: Victor Poubel e Hélio Khristian, aquele que, como vocês leram mais acima, é conhecido pelo apelido de HK.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Lembro que Jair Bolsonaro reclamou no 22 de abril de 2020 que tentou trocar o pessoal da segurança do Rio no ano passado, mas não conseguiu. Carluxisticamente, eu sugiro que vocês tirem suas próprias conclusões.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!