Marlos Ápyus Profile picture
Jornalista e músico de apartamento. I'm always home, I'm uncool. Tolerância zero com intolerantes. DMs abertas.
Twitter author Profile picture mundinho andré danones 🎗️⚪ Profile picture meu nome é Dante Profile picture Maurício Fagundes Profile picture Belzinha Profile picture 33 added to My Authors
Jan 28 36 tweets 6 min read
Não foi nem golpe, nem constitucional hardball. Foi impeachment. Por que não se pode simplesmente aceitar que o PT sofreu um? Por que os adultos precisam adular a criança mimada buscando narrativas para que ela aceite a realidade? Por que as pessoas sérias não podem meramente… …encarar a esquerda e falar a verdade: que o que ela espalha é mentiroso, desonesto e prejudicial? Ora… Um dos maiores obstáculos para termos também o impeachment de Bolsonaro foi a forma como a esquerda associou (e associa) o processo a um golpe de Estado.
Jan 27 14 tweets 3 min read
Tem uma thread tentando justificar o uso que Lula fez da palavra “golpe” para se referir ao impeachment de Dilma que é o puro suco da esquerda mentindo para si mesma. Por mais que seja uma figura repugnante, quem lança dúvidas sobre a eleição de 2014 não é Aécio Neves, é a própria dinâmica da apuração, por três horas feita sem que a população pudesse acompanhar os trabalhos em decorrência do fuso do Acre.
Jan 25 4 tweets 1 min read
Quando restabelecer virou a forma socialmente mais aceita de se escrever reestabelecer? Tem um outro caso também com ii. Lembro já.
Jan 24 6 tweets 1 min read
Tem um monte de coisa aqui nos drafts que não foi publicada por causa de problemas no 4G. Vejamos: Ouvindo Jack Johnson como se quisesse pegar alguém.
Jan 13 12 tweets 2 min read
Minhas observações sobre a minuta golpista: Fala em 'correção do processo eleitoral PRESIDENCIAL de 2022'. Ou seja... Pretendia derrubar Lula, mas preservar a vitória dos aliados no primeiro ou mesmo no segundo turno.
Jan 11 9 tweets 1 min read
Atenção para as regras do que não é esporte:

- O esforço é feito por um animal
- O esforço é feito por uma máquina
- O esforço tem alguma utilidade
- O atleta nem precisa de um banho depois

O resto é esporte. Arremessar uma lata de cerveja do camarote para o bloco é esporte?
Dec 5, 2022 7 tweets 1 min read
Atenção, FIFA, segue a solução para a Copa de 2026.

16 grupos com 3 seleções

Cada rodada terá 16 jogos, durará 4 dias, 4 jogos por dia

Cabeças de chave jogam rodada 1 e 3 Segundos sorteados de cada grupo jogam rodadas 2 e 3.

Terceiros sorteados, rodadas 1 e 2.

Vencedor de cada grupo se classifica direto para o mata-mata
Nov 28, 2022 7 tweets 1 min read
Perco o bolão, mas vejo a turma que já ensaiava o “neymardependência” quebrar a cara. Bom demais. #winwin O Brasil só precisa de Neymar para ter alguém em campo reclamando de falta que não existiu.
Nov 20, 2022 9 tweets 2 min read
Organizemos um pouco tudo de mais relevante (ou não) que a ex-mulher de Valdemar da Costa Neto fala no vídeo (continua no tweet mais abaixo): • Ela diz ter documentos dele da época da Lava Jato

• Cita evasão de divisas e sonegação dos Bolsonaros

• Diz que Valdemar usou um milhão do dinheiro do partido para comprar a auditoria (talvez não seja segredo)
Oct 31, 2022 4 tweets 1 min read
Agora vai uma opinião possivelmente minoritária: Alexandre não cometeu quase nenhum erro nos últimos anos. Era cobrado com base em critérios técnicos. Mas, por tais critérios, Bolsonaro teria sido reeleito em primeiro turno, com padre Kelmon de principal adversário… A real é que vivemos em uma situação anômala desde que Bolsonaro montou no Planalto um gabinete só para produzir mentiras, e uma agência clandestina de espionagem. O STF percebeu o problema ainda em março de 2019. E entregou a missão a Alexandre.
Oct 30, 2022 30 tweets 2 min read
Vamos monitorar a vantagem. Como no primeiro turno, Lula sai na frente. Mas já já Bolsonaro deve passar. É normal.

Apuração em 0,12%

Vantagem de Lula: 14,46 Apuração: 0,13%

Vantagem de Lula: 12,72

Já começou a cair.
Oct 29, 2022 44 tweets 6 min read
Como sobreviver à apuração da eleição presidencial em 2022
[thread] Escrevi esta thread no intuito de tentar acalmá-los quanto ao que deve ocorrer neste domingo quando o TSE passar a contabilizar os votos do segundo turno da disputa entre Lula e Jair Bolsonaro pela Presidência da República.
Oct 5, 2022 6 tweets 1 min read
Vocês são muito dramáticos, pelamor... Ibope de 6.10.2018, véspera da votação do primeiro turno. Bolsonaro 41% a 25% Haddad.

Resultado na urna:
46% a 29%

A pesquisa errou, certo? Errado.

No domingo, o Ibope fez uma boca de urna.

Deu 45% a 28%. Muito eleitor, uns 10 milhões deles, decidem do sábado pro domingo.
Oct 3, 2022 44 tweets 7 min read
O que eu queria escrever hoje, eu já escrevi em 1º de maio passado. Mas vou transformar em thread, pois noto a preguiça do internauta em clicar em um link.

O título era:
O problema não são as fake news de Bolsonaro, mas as verdades Com o tempo, meus ouvidos aprenderam a ignorar a presença do fornecedor de frutas. O volume da própria voz sempre chamava a atenção da lanchonete. Os erros no português entregavam as dificuldades no aprendizado.
Oct 3, 2022 5 tweets 1 min read
Eu acho que a explicação é mais simples: uma grande parcela dos eleitores só decide o voto no dia do primeiro turno. Como a apuração é rápida demais e os institutos não mais veem sentido em fazer boca de urna, faz a foto da véspera, que logo envelhece. Esse fenômeno atinge principalmente governadores e senadores, escolhas que costumam ficar reféns da decisão do voto para presidente. E se desfaz no segundo turno, pois a decisão já está tomada desde o primeiro.
Oct 3, 2022 6 tweets 2 min read
Com 99,5% das urnas apuradas, podemos encerrar o bolão. Que apostou 48 x 43? Arredondando, o Atlas falou em 50 a 41. Mas a margem de erro era abusado: 1%. Findou escapando da margem.
Oct 2, 2022 17 tweets 3 min read
Votação em Bolsonaro já se aproximou dos 49%, agora está abaixo de 48%. Tudo indica que a curva já foi virada. Quando tuitei, estava em 47,91%. Agora está 47,74%.
Oct 1, 2022 68 tweets 13 min read
Quando migrei para São Paulo em 2011, Lula só tinha 1% de rejeição no Nordeste. Saí de Natal com a sensação de que eu era o único antipetista da região. Ao mesmo tempo, com a certeza de que ninguém na cidade tinha mais amigos do que eu. Eu também era antibolsonarista. Mas não sei se podemos dizer que o bolsonarismo já existia. Jair Bolsonaro era uma figura tão insignificante que minha primeira menção a ele no Twitter só ocorre após eu estar devidamente acomodado no Sudeste.
Aug 26, 2022 7 tweets 2 min read
Mas também não me venham dar lição com papo furado de falsa simetria. Desde Tancredo, havia um esforço geral para unir o Brasil contra a ditadura militar. Para conseguir redemocratizar o país, Tancredo coloca de PFL a PCdoB no mesmo palanque. O PT foi quem mais custou a… …aprender a lição. Se absteve na eleição de Tancredo, expulsou do partido quem entendeu a importância daquele momento e só adota um discurso de união nacional na eleição de 2002. Não por coincidência, finalmente vence a disputa presidencial. Mas logo esquece a lição…
Aug 4, 2022 19 tweets 4 min read
O encontro aqui no TSE começou há mais ou menos duas horas. Minha desculpa para ter me mantido calado é que Henrique Neves, ex-ministro do TSE, fala tão bem que fiquei mais ocupado com o registro em áudio de tudo.

#JogoLimpo Isto em breve vai virar um artigo mais profundo sobre o sistema eleitoral. Agora ouvimos Thiago Fini, assessor-chefe da AGEL. Ele está detalhando tipos de fraude que ocorriam antes da urna eletrônica.
Jul 10, 2022 7 tweets 1 min read
"For millions of years, mankind lived just like the animals. Then something happened which unleashed the power of our imagination. We learned to talk. And we learned to listen... Speech has allowed the communication of ideas, enabling human beings to work together. To build the impossible.