My Authors
Read all threads
-Thread: Viúvas-negras

As viúvas são uma das únicas aranhas com veneno potente o suficiente para matar um ser humano. Representadas pelo gênero Latrodectus em mais de 32 espécies, elas existem em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil.

Se liga na #AracnoThread #FiqueEmCasa
Conhecidas como viúvas (negras; marrons; amarelas; flamenguinhas), as espécies do gênero Latrodectus se espalham mundialmente.
Nem todas são tão perigosas, existem exceções.
São pequenas, medem cerca de 3 cm quando se estica as pernas. Geralmente são pretas com detalhes vermelhos
São chamadas de viúvas-negras porque as fêmeas de algumas das espécies praticam o canibalismo sexual após a cópula. Os machos preferem se suicidar no ato do que competir com outros pela passagem de genes.

Os machos das viúvas são bem pequenos. Inoculam menos doses de veneno, porém são igualmente perigosos.

No Brasil elas causam poucos acidentes, menos de 0,4% dos casos por ano. Geralmente eles acontecem nas áreas rurais, durante a colheita. Não são agressivas, só mordem quando comprimidas contra o corpo.
Porém, nos poucos acidentes que acontecem, os efeitos são geralmente graves.
Os efeitos mais comuns são:
Dor severa e duradoura e Insônia induzida.
A dor pode durar de 1-2 dias e outros efeitos de 1-4.
Nem sempre os acidentes precisam de um soro (aliás, nem produzem no Brasil), pela falta de sintomas ou passagem rápido dos efeitos.
No Brasil ocorrem:

A viúva-marrom, L. geometricus, é comum em ambientes urbanos. Não é difícil encontrar uma em casa, foram introduzidas praticamente no mundo inteiro.
Pra nossa sorte, essas especificamente não representam perigo, são pouco tóxicas e não causam acidentes graves.
A viúva-flamenguinha, L. curacaviensis, é muito provavelmente um grupo formado por 5 espécies, não podemos constatar isso até encontrar a original que talvez já tenha sido extinta. A descrita para a ilha caribenha Curaçao, pode ter sido eliminada pela exploração da cana-de-açúcar
A viúva-negra, Latrodectus mirabilis, que foi encontrada recentemente no Rio Grande do Sul (scielo.org.co/pdf/rcen/v40n2…) e que é comum na Argentina e Uruguay.
A viúva-negra, Latrodectus mactans, que é a espécie mais conhecida, tem poucos e duvidosos registros no país (Levi, em 1959).
Foram introduzidas na América do Sul e Ásia. Provavelmente foram identificadas erroneamente, o gênero tem poucas diferenças morfológicas distinguíveis.
Ao redor do mundo:

A Redback Spider, Latrodectus hasselti, é muito conhecida por ser da Austrália. Geralmente os bichos australianos causam bastante receio nas pessoas, porém mesmo com milhares de acidentes nos últimos anos, não aconteceram óbitos por causa dela desde 1956.
Uma viúva recém descrita foi a Latrodectus umbukwane, em 2019. Encontradas em florestas arenosas da África do Sul, elas constroem sacos de ovos roxos e fazem grandes teias irregulares pela vegetação.
A viúva-vermelha é bem diferente do visual comum, as Latrodectus bishopi têm um corpo avermelhado fugindo do padrão do gênero. Ocorrem apenas na Florida, são endêmicas de lá.
Geralmente as viúvas possuem essas cores vermelhas bem vibrantes e algumas espécies possuem a famosa ampulheta no ventre do abdome. Elas são chamadas aposemáticas, colorações de aviso que são reconhecidas por animais como indicador de perigo. Assim elas se protegem da predação.
Em 1961, em frente a Ilha do Fundão -RJ, militares incendiaram uma área de mangue inteira para erradicar algumas centenas de viúvas-flamenguinhas que lá existiam. Um método claramente muito sútil e que jamais poderia ter sido substituído por inseticidas potentes como DDT e BHC 🙄
Não sei vocês, mas pra mim, das perigosas elas são as mais bonitas.

Contrariando o senso comum, elas causam acidentes graves, mas não tão letais assim. Nem são fêmeas tão malvadas quanto pareciam.

Por hoje é só 🕷️🕸️

#SpiderLivesMatter #BlackWidow
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Michelotto8legs 🕷🕷️

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!