My Authors
Read all threads
- Thread: Aranhas-chicote

Sabe aquele bicho que o professor Olho-Tonto (o disfarçado 🙄) jogou nos alunos enquanto lecionava sobre as Maldições Imperdoáveis? Então, ele é real, inofensivo, parente das aranhas, brasileiro e muito interessante.

Segue a #AracnoThread #HarryPotter
As aranhas-chicote são aracnídeos da Ordem Amblypygi com pouco mais de 160 espécies distribuídas globalmente.
São animais achatados, com palpos raptoriais sinistros e pernas finas longas como um chicote (daí o nome). As glândulas de veneno são ausentes, completamente inofensivos.
Esses animais já existem há mais de 300 milhões de anos, mais comuns em ambientes quentes, como aqui na região tropical e em desertos.
Habitam superfícies verticais, capturam as presas com auxílio de grandes palpos com garras e possuem alta percepção com suas pernas anteniformes.
Como esses animais se alimentam sem ter veneno?

Uma vez que capturam as presas, eles utilizam as quelíceras para furar o corpo delas e regurgitam sucos digestivos no furo. Enquanto isso, ingerem toda a comida liquidificada sugando como se fosse um canudinho, assim como aranhas.
Esses palpos com garras auxiliam nas batalhas entre machos e também durante o cortejo.
Esses animais são muito meticulosos, podem ficar até 8 horas nas preliminares, pra só então depois de todo esse processo a fêmea se mostrar receptiva pra receber o espermatóforo do macho.
Espermatóforo é um órgão sexual com espermatozoides que machos depositam sobre o substrato depois de todo o processo do cortejo. Assim que colocam, os machos atraem as fêmeas para passarem por cima disso e quando aceitam são inseminadas. Geralmente machos mais fortes conseguem.
Após algumas semanas as fêmeas depositam ovos, que só são fecundados na hora da oviposição, com os espermatozoides que ela guardou do espermatóforo macho.

Elas ovipõem de 6 a 50 ovos dependendo do tamanho. Elas chocam os ovos por até 3 meses carregando-os em uma bolsa no ventre.
Assim que nascem os filhotinhos vão pras costas da mãe e lá ficam por até 5 meses. Depois desse período já se tornam independentes o suficiente para caçarem sozinhos e começarem suas vidas independentes. Não se sabe ao certo quanto é o tempo de vida, mas podem passar dos 10 anos.
Muito pouco se sabe sobre a diversidade desses animais, mas não é pra menos, eles são relativamente raros.
Pesquisadores brasileiros descobriram alguns destes indivíduos vivendo no subterrâneo do Palácio de São Cristóvão, destruído pelo fatídico incêndio do Museu Nacional de 2018
Era uma espécie do gênero Charinus ainda sem nome, conhecida apenas na região do Museu Nacional, e não se sabe se seus representantes também sobreviveram ao fogo, ou se ela estará extinta assim que a sua descrição formal for publicada. Foi um dos símbolos do @cbzoo2020 desse ano.
São fascinantes e não oferecem risco para nós, apenas o contrário.

A divulgação deles como no filme foi importante, isso os popularizou muito, porém com ressalvas a frase "Se ela morder, é letal", mas isso a gente releva porque quem disse foi o Bartô 😅

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Michelotto8legs 🕷️ (•●●•)

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!