My Authors
Read all threads
@eliasjabbour Elias, te considero um camarada, então vou ser bem direta, pode ser? Seu tweet ou chove no molhado ou tenta debater um espantalho. Ecossocialismo não é sobre socialismo da idade da pedra. É teoria marxista ecológica, ou seja, trabalha com a modernidade e seus avanços.
@eliasjabbour Pesquisadores ecossocialistas levam o debate de energia renovável muito a sério e estudamos China também - inclusive as contradições dos investimentos em renováveis pela China, tanto via estatais como via subsídios públicos, ao mesmo tempo que se expande capacidade total.
@eliasjabbour Questionamos padrões de produção e consumo justamente porque não vemos viabilidade para expansão econômica do setor produtivo para acompanhar esses padrões todos como energia renovável. Isso porque renovável também tem impacto e há níveis diferentes de eficiência energética.
@eliasjabbour Por exemplo, podemos falar de solar o quanto quisermos, mas o fator da intermitência é real e requer investimento em métodos de estocagem e rede de backup. Isso entra no debate de disponibilidade e impactos da extração de minerais raros.
@eliasjabbour Por isso, somos obrigados a contextualizar o debate de decrescimento - livrando-o do idealismo atrasado e também colonial - para a visão de um modelo econômico que cresça em formas mais reguladas com o metabolismo da natureza. Sabemos disso por sermos marxista (Capital Vol 3).
@eliasjabbour Apesar de haver um debate bastante avançado sobre eco-civilização socialista na China, não enquadramos este debate no ecossocialismo simplesmente porque ecossocialismo é outra tradição. Tenho um vídeo sobre isso no @teseonze ;)
@eliasjabbour @teseonze Então me parece ser estranha sua afirmação que para ser ecossocialista de verdade tenho que abrir mão da minha tradição para reduzir o ecossocialismo a UMA forma de trabalhar como renováveis, que não é a única e não é de forma alguma isenta de contradições.
@eliasjabbour @teseonze O ecossocialismo é moderno mas não é ecomodernista. Isso significa que não queremos uma transição ambiental meramente setorial, mas realmente uma mudança civilizatória ao ponto de questionarmos tendências produtivistas. Esse desafio é gigantesco, como deve imaginar.
@eliasjabbour @teseonze Como superar o capitalismo dependente no Brasil, por exemplo, dentro de um projeto de descabornização? Poderíamos pegar um pouco da China sim, e lidar com as estatais (artigo meu na próxima Nacla aborda isso), mas a questão da soberania nacional nos faz questionar também +
@eliasjabbour @teseonze O padrão de industrialização brasileiro. Afinal, isso mexe com toda a matriz econômica brasileira, e não somente substituir algumas fontes de energia. O bom é que ecossocialistas estão debruçados sobre isso todos os dias, quebrando a cabeça pra valer.
@eliasjabbour @teseonze Francamente não conheço nenhum ecossocialista de verdade que trabalhe com discurso da idade da pedra. Existem pessoas que romantizam o passado que talvez possam se denominar ecossocialistas, mas aí a contradição é dessa pessoa, não da nossa escola de práxis, saca?
@eliasjabbour @teseonze Por último, agradeço, caso surja no meio da sua excelente pesquisa sobre China, mais estudos sobre a questão do papel do carvão no desenvolvimento chinês. Apesar do enorme avanço chinês em investimentos público em renováveis, o carvão segue sendo um problema assim como em+
@eliasjabbour @teseonze Outras potências econômicas (ex: o plano de decomissionar o carvão como fonte de energia elétrica na Alemanha também é cheio de tropeços). Então qualquer coisa mais animadora que encontrar no exemplo chinês seria bem útil pra mim pra complementar as pesquisas atuais :)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Sabrina Fernandes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!