My Authors
Read all threads
Na reportagem de hoje, mostro como @petrobras e @Eletrobras pagaram por pelo menos 28 mil anúncios em canais do @YouTube que veiculam fake news, ataques ao STF e que defendem intervenção militar. Entre beneficiários, há blogueiros investigados pelo @STF 👇
blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta…
1- A reportagem foi feita com base em dados obtidos via LAI. Relatóriso das estatais mostram que canais como o Terça Livre, do blogueiro Allan dos Santos, e do blogueiro Bernardo P. Kuster, veicularam anúncios pagos pelas empresas. Os dois são investigados pelo STF.
2 - Allan dos Santos é um blogueiro que, na CPMI das Fake News, disse que não recebe verba pública. Os relatórios da Petrobras e Eletrobras, no entanto, mostram que o canal dele no Youtube veiculou 3.888 anúncios pagos com verba das estatais.
3 - Entre os canais que defendem abertamente intervenção militar, encontramos o "Intervenção Militar Ceará" e "Intervencionistas do Brasil News". O vídeo de apresentação de um deles não deixa dúvida sobre seu objetivo 👇
4 - O canal "Intervencionistas do Brasil News" tem uma série de vídeos com ataques ao STF. Em um deles, o título é: "Queremos a cabeça do STF".
5 - Mas como verba estatal foi parar nesses canais? Parte da resposta está no algoritmo do Google. Os anunciantes definem um público-alvo e passam essa informação ao Google. O algoritmo direciona os anúncios para canais que tenham audiência e que atraiam esse público.
6 - Em linhas gerais, se o público-alvo da campanha de uma estatal é homem, 30 a 40 anos de idade, o algoritmo vai procurar os canais que atendem a esse segmento independente do que o canal veicula.
7 - Outra parte da resposta está nos anunciantes. Nas plataformas para o disparo dessas campanhas, é possível vetar a veiculação de anúncios em determinados sites ou canais. Se o anunciante não impuser restrições, a verba pode acabar em canais com esse perfil.
8 - A revelação de que a Petrobras e Eletrobras veicularam anúncios em canais com esse perfil acontece em meio a uma série de investigações sobre o assunto. Neste momento, temos a CPMI das Fake News, apuração no TCU, no STF e no MPF.
9 - E nas últimas semanas, ainda tivemos @slpng_giants_pt revelando que o @BancodoBrasil também veiculou anúncios em site que publica fake news.
oglobo.globo.com/analitico/como…
10 - Procuramos o @googlebrasil , a @petrobras e a @Eletrobras. Os posicionamentos delas estão na matéria que a gente publicou hoje. Tá tudo aqui 👇
blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Leandro Prazeres

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!