ℹ️🦠Bom dia! Hoje é dia 01JUN2020, dia mundial da criança e também o dia em que terminamos a nossa ativação #COVID19PT que, para nós, teve início no dia 27JAN2020.
Vamos continuar a acompanhar a situação da pandemia no nosso país, a publicar os boletins da @DGSaude, e a estar atentos a tudo o que se passa, mas não da forma intensa com o que fizemos nos últimos meses.
O final da nossa ativação não significa que já chegámos ao #VaiFicarTudoBem 🌈 ou que o continuar a cumprir com as regras básicas (distanciamento social, uso de máscara, e etiqueta respiratória) não seja uma responsabilidade de todos.
O mesmo serve para a etiqueta digital de sempre confirmar a informação que partilhamos, de não acreditar no #covidizer, mesmo que venha de alegados especialistas que cresceram que nem cogumelos nos últimos meses.
Hoje termina também a nossa participação no Gabinete de Resposta Digital à #COVID19PT, do @govpt, no qual participámos com todo o nosso empenho e recursos. Desta participação resultou o portal Covid19/EstamosOn, a app de apoio ao site, e o portal #Open4Business.
Além disso a nossa participação foi fundamental para combatermos informação falsa que, no início da pandemia em Portugal, foi realmente um problema sério e para o qual devemos estar muito atentos.
Existem bastantes conclusões a tirar sobre esta ativação, o que faremos a seu tempo no nosso site dedicado em covid19pt.vost.pt. Até lá mantenham-se seguros e obrigado por todos os RT, perguntas, desafios, e críticas.
Por último o nosso agradecimento ao Ministro @pedrosizavieira pelo convite para o GRD à Covid-19, ao Secretário de Estado @AragAzevedo, ao incansável @npinho (❤️), aos nossos voluntários que foram incansáveis e que nos enchem de orgulho e a todos vocês por nos ajudarem a ajudar.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
ℹ️⚠️ Comunicado @DGSaude / #ASAE
Recomendação de Não Consumo de Broa de Milho em Regiões específicas de #Portugal Continental
O comunicado pode ser lido, na íntegra, aqui:
Abrimos 🧵 https://t.co/2WyXXQJY7qbit.ly/DGSASAE_BroaDe…
Nas últimas semanas foram detetados 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar associados ao consumo de broa de milho em Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Ourém, Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra, Ílhavo e Vagos.
São asssim afetados por esta recomendação os distritos de #Leiria, #Santarém, #Coimbra e #Aveiro
Diversos cidadãos têm recebido chamadas telefónicas, em que são “informados”, através de uma gravação em língua inglesa, que se trata de um contacto oriundo da Polícia Judiciária e/ou da EUROPOL.
Nessa gravação, o cidadão é aconselhado a selecionar uma das opções, para estabelecer conversação com um “Inspetor”.
Ao ativar essa opção, é “informado” que a sua conta bancária está a ser utilizada num esquema fraudulento e aconselhado a transferir o respetivo saldo para “contas seguras”, a fim de impedir a apropriação do mesmo pelos criminosos.
ℹ️ Passam hoje cinco anos desde o início do #incêndio de #PedrogãoGrande, o maior incêndio florestal de sempre em #Portugal. Mais que recordar é necessário garantir que certas coisas não se repitam
Os planos municipais de protecção civil são instrumentos essenciais para este esforço e, no entanto, no site oficial onde esses planos devem ser depositados, o município de #PedrogãoGrande fez a sua última atualização em 2011 planos.prociv.pt/pages/plano.as…
Ės uma mãe, um pai, uma avó, um tio, uma irmã, uma madrinha babada, etc etc etc? Então, isto é para ti.
Vamos falar de #Sharenting
Sentem-se, que vai ser uma thread looooonga 1/n
Intencional ou inadvertidamente, muitas vezes criamos um dossier digital, das crianças que tanto gostamos. Divulgamos o seu nome, a sua idade, quem são os seus pais, amigos e familiares, quais as suas preferências e os seus comportamentos. 2/n #Sharenting
A isso chama- se #Sharenting - contração das palavras inglesas “share” (partilha) e “parenting” (parentalidade), e refere-se às publicações relativas a uma criança, pelos seus pais, educadores, familiares ou pessoas chegadas. 3/n
ℹ️📚🌤️ Sabias que... a progressão/evolução dos incêndios depende de N factores que, desde logo são a temperatura, o vento e a humidade. Mas será que é tudo? Não. Por exemplo, também existe o Índice Haines.
Mas o que é? 🌤️📚ℹ️
ℹ️📚🌤️ Começamos por citar o @ipma_pt, "as condições atmosféricas acima do solo, como exemplo a estabilidade atmosférica, desempenham um papel crítico no comportamento do fogo, especialmente em incêndios maiores." 🌤️📚ℹ️
ℹ️📚🌤️ O Índice Haines medirá exactamente o que precisamos para saber que o comportamento de um incêndio, poderá evoluir de forma errática e extrema, e conduzir a um processo de incapacidade de extinção e de predição viável das características da sua progressão. 🌤️📚ℹ️
- Incêndio com taxa de expansão 650ha/h
- Perímetro de 43km
- Área de 9.000ha
- Potencial para atingir os 20.000ha
- Prioridade é consolidar todo o perímetro
- Efetuada retirada de 80 cães e 110 gatos de um canil e gatil 🔥ℹ️
#IRCastroMarim
- Meteorologia semelhante a ontem (temperatura elevada, vento intenso)
- Hoje existe a preocupação com a rotação do vento que coincide com o período mais crítico do dia
- Montadas 2 zonas de poio à população: Tavira com 26 pessoas, Castro Marim com 6
#IRCastroMarim
- Alguns pontos quentes que importa consolidar, enquadrados como prioridade no plano estratégico de ação
- Ponto quente, ainda por resolver, mais preocupante na Mata Nacional
- Preocupação também no flanco direito onde a densidade populacional é maior