My Authors
Read all threads
Hj mais cedo o Leo me mostrou um story d alguém postando bandeira antifa, nas versões coloridas q pipocaram ontem, e minha 1ª reação foi a da militante incomodada TM pq né meus símbolos, a história, #bellaciao isso e aquilo :)
Mas vi um tuíte do @fabiomalini falando sobre como faz parte da popularização d um símbolo ter alguns aspectos diluídos. No fundo, é q nem quando uma diva pop se declara feminista: é uma multiplicidade d narrativas, q as vezes entram em disputa, ás vezes se aliam..
vou então aproveitar o hype e gritar um pouco aqui no vazio sobre o q é antifa pra mim, pra compartilhar uma experiência, pequena e limitada, pq o céu da minha casa tá bonito e to gostando de ficar sentada aqui do lado de fora enquanto enrolo pra fazer faxina :)
É difícil definir fascismo, tá cheio d debate por aí. Duas coisas: ele é um tipo de “perversão” da democracia, surge dela.
Tb, é o contrário da política, pq suas ideias centrais são dogmas, fora de discussão: deus, pátria, família. honra (risos, eu sei) e morte.
Esses são dogmas pq, como diria o genial Furio Jesi, são mito. São conceitos fora da história, inquestionáveis, falam sobre predestinação , tipo a nação q é destinada a ser grande, e isso n é política.
Política é sobre escolhas deliberadas.
O fascismo nega as individualidades, mas tb não é sobre uma coletividade política: o povo vira uma massa homogênea, sem conflito, sem história. Ele é uma coisa fixa, imóvel e, portanto, não há como mudar. Ele é o que foi destinado a ser.
Antifascismo, então, é o contrário disso: uma coletividade deliberada, ou seja, q é política, e q se fortalece em sua multiplicidade, suas diferenças e sua capacidade de mudar, de querer fazer diferente. Que quer destruir as hierarquias q nos oprimem.
Por isso é mt doido as organizadas antifa: gnt q é uma coletividade por conta do próprio time, mas q faz a escolha deliberada de se entender tb como um grupo político, q quer existir em um mundo diferente do q temos aí
Acho q os movis sociais, q já são coletividades políticas, se enxergam de cara no antifascismo, mas org. Q surgem por outras razões tb passam a se ver nesse lugar político e assumem a bandeira: daí muitas cores, vários significados, aii deusa é a dialética do existir!
Em momentos como esse quando aumentam os atos fascistas do governo e seus apoiadores, então cresce a urgência do antifascismo militante. Por isso o q está escrito na bandeira original é ação antifascista: não é algo q somos por natureza, é algo q fazemos.
Por isso, aliás, q gosto tanto das bandeiras com nome de lugares: o antifascismo, tal qual as cidades em q vivemos, só existe enquanto coletividade política, e é nossa ação coletiva q modifica o ambiente em q vivemos.
Ação antifa então é ato d rua, socão em facho e os caralhos. Mas é tb uma militância no sentido de politizar a vida cotidiana, lutar contra as hierarquias e opressões pq elas não são dadas pela natureza, contra o capital, q usa delas para beneficiar uma minoria.
É aprender e se fortalecer com as diferenças, é buscar a auto determinação dessas multiplicidades. Enfim. É luta coletiva e aprendizado, é saber q as coisas podem ser de outro jeito. Q mais gnt cole junto!

E agora enfrentamento da faxina!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with floppy disk

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!