My Authors
Read all threads
Em 1999, Jair Bolsonaro concedeu uma polêmica entrevista ao programa “Câmera Aberta”, da Band...
De uma longa sequência de absurdos, ficou na memória o trecho no qual diz que o país só melhoraria “quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro, e fazendo o trabalho que o regime militar não fez, matando uns 30 mil“.
buzzfeed.com/br/alexandrear…
Depois de citar o ainda presidente Fernando Henrique Cardoso como o primeiro a ser executado, o deputado federal acrescentou: “se vai morrer alguns inocentes, tudo bem, tudo quanto é guerra morre inocente“.
FHC continua vivo. Mas o Brasil, com mais um recorde diário, totalizou hoje 31.199 mortes por covid-19.
noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
É preciso deixar claro para a história: o principal responsável por tamanha tragédia se chama Jair Messias Bolsonaro, que a todo tempo, em uma agenda eugenista, trabalha para sabotar o combate à pandemia e se aproveitar do caos para protagonizar um golpe de Estado.
Provocado a enviar uma mensagem de conforto às famílias em luto, disse que “lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo“. Em outras palavras, não lamenta. O que, vindo de que vem, nem surpreende, mas garante uma dose gigantesca indignação.
noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
O mundo lida com o novo coronavírus há 133 dias. O Brasil, há quase cem, com os últimos 18 sem ministro da Saúde. Mesmo assim, até 27 de maio, o governo Bolsonaro gastou apenas 6,8% dos recursos disponibilizados à pasta para execução direta no combate à pandemia.
Mais de trinta mil mortes depois, o Ministério Público Federal resolveu finalmente apurar o que (não) está acontecendo.
politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Antes, Augusto Aras preferiu fazer mais um afago na retórica golpista dos fardados do Palácio do Planalto, e defendeu que as Forças Armadas poderiam intervir para garantir a independência dos poderes.
epoca.globo.com/guilherme-amad…
Hoje, após a reação extremamente negativa, o procurador-geral da República soltou uma nota para garantir que a Constituição Federal “não admite intervenção militar” — era exatamente o que um parecer da OAB havia concluído.
politica.estadao.com.br/blogs/fausto-m…
Mas há algo estranho no ar. Na semana passada, alguém entregou à Veja o nome e sobrenome do coronel que comanda a “ABIN paralela” dentro do Palácio do Planalto.
veja.abril.com.br/politica/o-cor…
Ontem, a Crusoé ficou sabendo que Augusto Heleno funciona como uma espécie de Palpatine que tenta convencer o presidente da República a ceder ao lado obscuro da Força.
crusoe.com.br/diario/colegas…
E até blogueiro sujo anda espalhando que o Exército estaria traindo Bolsonaro.
noticias.uol.com.br/colunas/chico-…
Em paralelo, Hamilton Mourão foi enfático ao garantir que não há risco de o Brasil viver um novo golpe militar.
valor.globo.com/politica/notic…
E Rodrigo Maia qualificou de “inaceitável” mais uma participação do presidente da República em manifestação golpista. De quebra, estendeu as críticas ao ministro da Defesa que, no domingo, acompanhou Bolsonaro no passeio de helicóptero.
oglobo.globo.com/brasil/maia-cr…
A imprensa também atentou a um vespeiro: as obras de infraestrutura tocadas pelo Exército.
www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/0…
Com Bolsonaro, a empreiteira verde-oliva já executa um bilhão de reais em orçamento, o que gera ciúme nas empreiteiras tradicionais que foram pegas por infindas operações da Polícia Federal.
Mas os militares se permitem tais missões ao menos desde quando Lula queria convencê-los a aceitar como presidente uma senhora vista na caserna como terrorista.
www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream…
De lá para cá, a vista andou grossa, e só virou manchete o caso do vice-almirante da Marinha condenado a 43 anos por corrupção nas obras da usina nuclear de Angra 3.
epoca.globo.com/tempo/noticia/…
Por enquanto, os fardados só precisam se preocupar com o inquérito que Alexandre de Moraes toca no STF, uma vez que já atingiu três integrantes da Assessoria Especial da Presidência.
oglobo.globo.com/opiniao/invest…
O trabalho tem potencial para derrubar não só o presidente, mas também o vice, o que certamente devolveria o Palácio do Planalto aos civis.
www1.folha.uol.com.br/poder/2020/05/…
Mas tudo indica que a queda de Bolsonaro virá por Celso de Mello, que já mandou indireta de “traidor da Pátria” à dupla que publicou nota golpista contrária à entrega dos celulares de Jair e Carlos Bolsonaro.
vortex.media/justica/36441/…
Bolsonaro vem tentando se safar pregando que o decano do STF seria um juiz parcial.
www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Com ajuda de André Mendonça, ministro da Justiça que age sob a fiscalização frouxa do senador Nelson Trad e do deputado federal Eduardo Bolsonaro, o presidente agregou a espionagem das polícias militares ao time que alimenta o presidente de informações.
oglobo.globo.com/opiniao/invest…
Como gesto mais caro aos cofres públicos (e ao próprio discurso), comprou o apoio do centrão com R$ 6,2 bilhões em emendas, um recorde.
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
Contra Sergio Moro, tais parlamentares estão dispostos a engavetar a investigação sobre a interferência de Bolsonaro na PF. Ao mesmo tempo, calculam que não querem peitar o STF, que anda mais unido do que nunca contra o presidente.
g1.globo.com/politica/blog/…
Em outras palavras, é bom já ir se preparando.
Uma versão desta thread pode ser lida e compartilhada por este link:
jornalismo.art/2020/06/02/jai…
Se você gostou da leitura e gostaria de ajudar, é possível fazer doações de qualquer valor por este link:
pag.ae/bgfQFjq
Para doações recorrentes e igualmente de qualquer valor, sugerimos o uso do Catarse:
catarse.me/jornalismo_art
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marlos Ápyus

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!