My Authors
Read all threads
Existe a tal da imunidade de rebanho?
E se sim, do que se trata? Vamos responder aqui. Junte-se às ovelhas e siga o fio 👇
Imunidade coletiva é o conceito criado por cientistas para calcular quantas pessoas numa população precisam estar imunes a um agente para que ele não atinja quem está vulnerável. A ideia é simples: quanto mais gente vacinada, menos pessoas doentes, menos vírus circulando. (+)
Acompanhe as telas do infográfico:
(+) Image
(+) Image
(+) Image
(+) Image
(+) Image
Durante a pandemia de covid-19, a expressão ficou mais conhecida depois que o deputado federal Osmar Terra veio a público dizer que a epidemia só terminaria depois que 70% da população fosse contaminada. Mas não é bem isso que os especialistas dizem... (+)
Para Cristina Bonorino, especialista da Sociedade Brasileira de Imunologia, imunidade não é algo que se estabelece naturalmente. “O que sabemos sobre o SarS-Cov-2 é baseado em epidemias anteriores por outros coronavírus, como a Mers e a Sars”. (+)
Ainda não se sabe qual porcentagem da população precisaria contrair o vírus para estar imunizada e não transmitir a doença, mas pesquisas estimam algo entre 60 e 80%. “A exposição da sociedade ao coronavírus custaria a vida de milhões.” E isso não é algo aceitável nem em meme (+)
Por esta razão, Cristina Bonorino enfatiza que a proteção coletiva só é possível por meio de campanhas de vacinação. Programas de vacinação no Brasil permitiram erradicar doenças que já mataram milhares de pessoas, como poliomielite, sarampo, e rubéola e varíola. Image
No caso da varíola, as campanhas dos anos 1960 mostraram que a vacinação em massa tinha o poder de erradicar a doença. (+) ImageImage
“Nunca existiu imunidade de rebanho para a varíola; as pessoas estavam expostas porque não tinham opção. Cada vez que vinha o surto, muitos simplesmente morriam”, relembra a imunologista. “Isso não é imunidade de rebanho, isso é fragilidade da população a um vírus”, conclui. (+)
Reportagem: Fabiana Mariz
Infográfico: Luana Franzão
Fio: @luizacaires3

Para conhecer a vacina que está sendo desenvolvida na USP e já entrou em fase de testes com animais, acesse a matéria do Jornal da USP.

jornal.usp.br/ciencias/poten…
Fonte das informações: Cristina Bonorino @CrisBonorino
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Ciência USP

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!