My Authors
Read all threads
Rui Pinto, o post “Catch me if you Can” e o Benfica
THREAD ⬇️
1. Uma atitude de desafio e provocação perante as autoridades portuguesas sustentou sucessivas decisões de manutenção da prisão preventiva de Rui Pinto. Era este post, que lhe foi imputado desde o início, que estava no centro das atenções.
2. No entanto, também desde o início, como sai hoje no Público, Rui Pinto nega ser ou ter sido autor da página de Facebook que adoptou o mesmo nome da sua plataforma e que se dedicava a republicar conteúdos oriundos do Football Leaks.
3. De facto, na descrição da própria página ainda hoje é possível ler um disclaimer: “Não representamos o FL mas apoiamos a sua causa.”
4. Mas se não é Rui Pinto o autor de uma página que desde os primórdios do Football Leaks republica conteúdos por ele divulgados, quem mais poderá ser?
5. Segundo os registos do Facebook, a página Football Leaks tem como autor o perfil “João Green Vitória.” João Green Vitória é um bot do facebook. Mas quem está por trás do bot João Green Vitória e, por sua vez, da página Football Leaks?
6. A auditoria requerida pela própria Polícia Judiciária dá-nos uma pista determinante: o e-mail registado por João Green Vitória e que está associado à autoria do post “PJ looking for me? LOL catchmeifyoucan” é sportingcomedia@gmail.com
7. Sporting Comédia de Portugal é uma página que visa rebaixar o Sporting, destacar as suas derrotas e acentuar os seus piores momentos. Na sua origem está Tiago Bento Ferreira. À data de todos estes factos, Tiago Bento Ferreira é funcionário do Benfica.
8. A página integra uma estratégia de comunicação do SLB para o controlo das redes, e que recorria à proliferação de canais aparentemente não oficiais mas conduzidos a partir da Luz para fabricar uma "envolvente externa" favorável ao clube e desfavorável para os seus rivais.
9. O objetivo era condicionar a arbitragem, pressionar decisões e castigos, *alimentar divergências e problemas nos adversários*, passar a mensagem… Assim mesmo era assumido internamente. Havia (há?), inclusive, funcionários exclusivamente dedicados a estas funções. Vd. E-mails
10. Em 2015 e 2016, aquando dos primeiros leaks, o Sporting era o clube mais visado, seguindo-se o FC Porto. O Benfica, por sua vez, estava entusiasmado com o Football Leaks: defendia-o, abraçava-o e disseminava-o. (Irónico, não é?)
11. A cartilha divulgava inúmeros contratos do Sporting através dos comentadores afectos ao clube. Carlos Janela e Rui Pedro Brás defendiam o interesse público das revelações. A Bola comparava-o ao Watergate. A BTV fazia debates a analisar documentos.
12. As redes não oficiais partilhavam e davam impulso às publicações. Veja-se o empenho com que Tiago Bento Ferreira, através da página Sporting Comédia de Portugal, ainda ativa aqui no Twitter, difundia o Football Leaks.
13. Em 2015 e 2016, o Benfica adoptou o Football Leaks, apadrinhou-o e elegeu-o como peça-chave na sua estratégia de comunicação. A partir de 2017, uma inversão significativa das circunstâncias (e-mails, fim do blog FL, consórcio internacional FL, etc) fez abortar este caminho.
14. Rui Pinto saiu da prisão há dois meses, após uma prisão preventiva prolongada. Na decisão, a juíza justificou a decisão com uma “alteração da postura” e “um sentido crítico e disponibilidade para colaborar com a Justiça”.
15. A tal “postura” que valeu mais de um ano de prisão para alguém que nunca esteve fugido da justiça e que era acusado de um crime não violento, supostamente ocorrido há mais de 4 anos, era sustentada justamente neste post “PJ looking for me? LOL catchmeifyoucan”.
16. Isso mesmo é claro em diversas decisões judiciais que validaram a prisão.
17. Resumindo: Rui Pinto esteve preso durante mais de um ano com base num erro, numa imputação falsa. Como se não bastasse não ser o autor do post, essa publicação tinha sido feita por aqueles que mais tarde viriam a liderar a perseguição de que tem sido alvo.
18. Este erro grosseiro do Ministério Público e dos tribunais soma-se a outros, como a atribuição a Rui Pinto da conta de twitter “parvodavida”, através da qual, supostamente, chantageou a Doyen. Parvodavida é um adepto sportinguista a viver na Noruega.
19. São tantos e tão graves os erros da justiça na instrução deste processo que só se pode deduzir que a vontade de prender e manter Rui Pinto preso era imensa e insaciável. Em nome de quê? Ao serviço de quem?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Pedro Bragança

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!