My Authors
Read all threads
15 TIMES HISTÓRICOS DO VASCO PRÉ-97

O CRVG em um pequeno apanhado de times que contam nossa história. A começar por nosso primeiro registro fotográfico no futebol: 1917. Bem antes da vitória em 1923, já eramos um clube aberto a jogadores de todas as raças e classes.
1922: Os Camisas Negras, campeões da 2a. divisão do Rio de Janeiro. No ano seguinte, este time faria a maior revolução do nosso futebol, batendo de chinela nos clubes da aristocracia. Entre os jogadores, Nelson, Paschoal e Torterolli. O uruguaio Ramon Platero era o técnico.
1929: O Vasco de São Januário. O Vasco campeão carioca, de Jaguaré, Brilhante e Itália, Tinoco, Fausto, Mola, Paschoal, Russinho. Do técnico Harry Welfare. O time que consolida o clube no futebol: o "time de escurinho" veio pra ficar. E ser potência. Não tinha mais volta atrás.
1934: Rei, Domingos da Guia, Itália, Fausto dos Santos, Mola, Tinoco, Leônidas da Silva, Gradim, Russinho. Definitivamente já não há mais dúvidas, aquele era o maior time do país. Com a cara da nossa gente. Os rivais teriam que se adaptar. E tentar roubar nossos craques.
1945: A gênese do Expresso, já com Barbosa, Augusto e Rafanelli, Alfredo, Chico, Ademir e os Três Patetas, Lelé, Jair e Isaías. O técnico Ondino Vieira armou um esquadrão, campeão carioca, que seria a base da seleção e dominaria o futebol brasileiro por quase uma década.
1949: O Expresso, campeão do continente no ano anterior, era imbatível e foi invicto no RJ. Treinado por Flavio Costa, com o meio histórico formado por Ely, Danilo Alvim e Jorge, com Ipojucan, Maneca, Tesourinha e muitos outros. Neste ano, até Heleno de Freitas jogou - e ganhou.
1958: O Vasco Super-Super, campeão do maior Carioca de todos, de novo base da seleção. Bellini e Orlando, Paulinho, Coronel, Sabará, Vavá, Pinga, Almir Pernambuquinho. Válter Marciano já tinha saído, não sem antes bater no Real e no Barcelona em 57. O técnico era da casa: Gradim.
1970: O fim do jejum de 12 anos sem ganhar o carioca. O Vasco anunciava o time guerreiro da próxima década. Andrada, Renê, Fidélis, Alcir, Buglê... Na frente Silva, Valfrido e Gilson Nunes. No comando, o técnico Tim.
1974: O Vasco do garoto Dinamite, campeão brasileiro. Miguel e Moisés, Zanata, o iluminado Jorginho Carvoeiro e, claro, Roberto. O técnico era Mario Travaglini.
1977: O time da Barreira do Inferno, a defesa histórica com Mazaropi, Orlando Lelé, Abel, Geraldo e Marco Antonio. Campeão de um carioca mítico, sob a batuta do técnico Orlando Fantoni. Vasco do craque Dirceu, Guina também veio naquele ano. Jogavam Zé Mario, Paulinho, Wilsinho...
1984: Geovani e Mauricinho eram a nova geração que chegava para fazer companhia a Roberto. No ano seguinte, subiriam Mazinho e Romário. Assim como em 79, por pouco não levamos o brasileiro com um time valente e muito duro de ser batido. O técnico era Edu, o irmão do Zico.
1988: O bi com sabor de Cocada. Dunga e Tita já tinham ido, Roberto também foi dar uma volta. Mas tínhamos o Baixinho e a molecada: Bismarck, William.. No gol, Acácio. Na defesa, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho. Na volância já era o Zé do Carmo. O técnico, Lazaroni. Bi.
1989: Pelos pés de Bebeto, nosso segundo brasileiro. Romário foi, mas ele veio e jogou demais. Jogadores como Boiadeiro e Andrade foram importantes. Na lateral, Winck, que cruzaria aquela bola pra cabeça do nosso garoto Sorato. Nelsinho Rosa comandou.
1992: Roberto se despediu naquele ano. Mas o Brasil conheceu o garoto Edmundo. Ao lado de Bebeto, ele formou o ataque do melhor time do Brasileiro. Como no futebol se ganha e se perde, ficamos por pouco, nas falhas do nosso goleiro. Mas ficaram as memórias de jogos épicos.
1994: Tri! Tri! O Vasco é Tri! Tererê! Como pouco atacante é bobagem, naquele ano Valdir e Jardel nos deram o primeiro tri-campeonato. Na zaga, Torres e Ricardo Rocha. Jogadores históricos como Carlos Germano e Luisinho também já estavam lá. E, claro, Dener.
Ainda não seguiu a gente? Por quê?

Abaixo algumas das histórias que já contamos por aqui:
🧵Roberto Dinamite, um dos maiores jogadores da história do futebol:

🧵O Óleo de Meca do Pai Santana em 89:

🧵Mário Américo e Pai Santana, dois vascaínos:

🧵CRVG, da fundação aos Camisas Negras:

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Vasco Popular

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!